As Eras Geológicas e a configuração da Terra: Geologia Enem

As Eras Geológicas servem como referência de “estágios” pelos quais a Terra passou. É como se o nosso Planeta tivesse períodos como a infância, adolescência, juventude, a fase adulta e a idosa. Confira agora no resumo Enem de Geografia.

Salve, salve, candidato(a)! Vamos revisar Geologia? Com certeza, você sabe que a Terra tem entre 4,5 ou 5 bilhões de anos. Mas você sabia que este período todo é dividido com as Eras Geológicas? Sim, e têm muitas surpresas neste conteúdo. Confira agora com as dicas do professor Raphael Carrieri.

As Eras Geológicas

As Eras Geológicas estão divididas da mais antiga para a mais recente. Assim fica mais fácil para você acompanhar o que aconteceu na gheologia, que é o processo de formação do planeta, deste a origem e até agora.

Veja o período Pré-Cambriano com as Eras Azóica; Arqueozóica; e Proterozóica

Era Azóica – seria o marco inicial, com a Terra recém formada, apenas sendo uma bola incandescente, com magma em toda sua superfície. Como a temperatura era muito elevada, tudo o que poderia evaporar, assim fazia, formando chuvas ininterruptas.

No entanto, na Era Azóica essa chuva não tocava a superfície, por ser muito quente, ela evaporava antes, formando mais nuvens, resultando em mais chuvas, até que a Terra foi se resfriando ao ponto das primeiras gotículas de água tocar a superfície, iniciando o processo de solidificação, a formação da Crosta Terrestre. Esse período de chuvas durou milhões de anos.

Arqueozóica – com a solidificação da superfície da Terra, tivemos a formação da primeira estrutura geológica, os Escudos Cristalinos ou Maciços Antigos. Essa acaba sendo a formação mais antiga, por isso, também a mais desgastada pelos processos erosivos. Durou até 2,5 bilhões de anos.

Proterozóica – a Era que antecedeu a vida animal na Terra e que continuava a formação dos Escudos Cristalinos, mas com a erosão, começou a formação das Bacias Sedimentares, formadas, geralmente em áreas mais baixas do relevo, pois eram as áreas que se depositavam os sedimentos.

Na era Proterozóica  encontramos a Bacias Sedimentares em regiões de planaltos, como isso é possível? Simples, com certeza havia uma montanha ou um vulcão inativo que sofreu erosão, deixando seus sedimentos no alto do planalto. Foi a Era mais longa, ocorreu entre 2,5 bilhões até 542 milhões de anos.

A Era Proterozóica ficou dividida em 3 períodos: Paleoproterozóico, Mesoproterozóico e Neoproterozóico.

Obs: essas três Eras Geológicas acima, juntas, são chamadas de Período Pré-Cambriano.

A Era Paleozóica

A Era Paleozóica  é dividida em seis Períodos, do mais antigo para o mais recente: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano. Nesta Era tivemos intensa formação das Bacias Sedimentares, no entanto, no Período Carbonífero ou Carbônico, tivemos a formação do Carvão Mineral.
O Paleozóico ocorreu entre 542 milhões e 250 milhões de anos atrás.

A Era Mezozóica

A Era Mesozóica está dividida em três Períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Nesta Era temos a separação da Pangeia, ou seja, deu-se o início para a formação dos continentes.

Esse processo, resultou na formação da terceira estrutura geológica, os Dobramentos Modernos.
Foi com os deslocamentos das Placas Tectônicas que as regiões de convergência deram origem a formação de montanhas, com os Alpes, a Cordilheira dos Andes, entre outras. Aconteceu entre 250 e 65 milhões de anos atrás.

Veja no resumo complementar o movimento das Placas Tectônicas.

A Era Cenozóica

Cenozóica – esta é a Era atual, dividida em dois Períodos: Terciário e Quaternário. Não há formação de novas estruturas geológicas, porém, há ainda a formação das três existentes, pois não deixamos de ter vulcões expelindo lavas, o processo erosivo é intenso e o deslocamento das placas tectônicas continuam, desenvolvendo os Dobramentos Modernos.

Resumo das Eras Geológicas

O Curso Enem Gratuito tem um resumo especial do professor Raphael carrieri para você aprender de verdade sobre as Eras Geológicas.  Veja a explicação do prof. Carrieri:

Para continuar sua revisão, veja a tabela a seguir:

1

A tabela de Eras Geológicas acaba explicando muita coisa dentro da Biologia e da Geografia. Focando nossa atenção para os fatos geológicos, podemos observar as formações das três estruturas terrestres.

Confira o resumo do Período Pré-Cambriano dentro das Eras Geológicas.

Excelente a abordagem do professor Raphael Carrieri.

DERIVA CONTINENTAL

A Deriva Continental é uma teoria bastante antiga, porém, inicialmente, era considerado apenas o deslocamento dos continentes. Mas, posteriormente, foi descoberto que eram as placas tectônicas que estavam em movimento.

Francis Bacon, em 1620, apontou a possibilidade dos continentes terem sido unidos, pois ele afirmou que a costa oeste da África e a costa leste da América se encaixavam perfeitamente.

Mas em 1912, Alfred Wegener construiu sua teoria de Deriva Continental com base nos fósseis e vegetação semelhantes nas duas costas. Para Wegener, tínhamos apenas um continente, a Pangeia, que se fragmentou e aos poucos foi se separando, como mostra a imagem a seguir:As Eras Geológicas e a separação da Pangea

Fonte: http://roberto-furnari.blogspot.com.br/2013/02/deriva-continental.htmlMas seus estudos só foram reconhecidos e confiados na década de 1960, quando foram feitos mapeamentos das águas mais profundas dos oceanos e puderam observar as falhas entre as placas.

Hoje, sabe-se que a África e a América se afastam entre 2 e 3 cm ao ano, mas a América fica “presa” a oeste por conta do encontro com a placa de Nazca, dando origem a Cordilheira dos Andes.44Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/3753083/

Então, tudo entendido? Caso não, dá uma olhadinha na videoaula a seguir e depois faça os exercícios. Bons estudos! Abraço!

Exercícios sobre as Eras Geológicas

1- Foi na mesma era, a ________________, que ocorreu o surgimento dos atuais continentes e da espécie humana, porém em períodos diferentes. A fragmentação das terras emersas, tais quais nós as conhecemos agora, formaram-se no período _______________, há 71 milhões de anos, enquanto os primeiros humanos surgiram somente no ______________, há cerca de 1 milhão de anos.

A alternativa que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do texto é:

a) Cenozoica, Terciário e Quaternário

b) Paleozoica, Primitivo e Cambriano

c) Primitiva, Arqueozoico e Secundário

d) Paleozoica, Terciário e Quaternário

e) Cenozoica, Permiano, Carbonífero.

 

2– Leia o texto abaixo e assinale o que for correto.

Já em 1620, o inglês Sir Francis Bacon registrava a similaridade entre o contorno litorâneo da África ocidental e o do leste da América do Sul. Mas apenas em 1912, o geólogo alemão Alfred Wegener formulou a hipótese da deriva continental, baseando-se em algumas evidências fósseis e semelhanças entre as estruturas de relevo.

(MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.30.)

O texto refere-se à hipótese, mais tarde comprovada, da deriva continental, que consiste:

a) na transformação dos continentes a partir da ação erosiva das águas dos mares e dos oceanos.

b) na teoria de que um dia os continentes formaram um único conjunto de terras emersas, denominado “Pangeia”.

c) na teoria de que a Terra é um sistema estático e que a posição atual dos continentes evidencia esse fato.

d) no postulado de que as placas tectônicas encontram-se em constante movimento, que será responsável por unir todos os continentes daqui a alguns milhões de anos.

e) na junção de ilhas oceânicas que, após milhões de anos, deu origem aos continentes.

 

3- (Enem 2008) Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano – o calendário cósmico -, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1º de janeiro à zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23h59min 59,99s.

A escala a seguir traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.

Eras Geológicas
Se a arte rupestre representada fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número:

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.

GABARITO

1- A

2- B

3- E

Os textos e exemplos acima sobr as Eras geológicas foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel