Lista de exercícios sobre respiração celular

Avalie seus conhecimentos de biologia com a lista de exercícios sobre respiração celular. Antes de resolver as questões, confira um resumo sobre o assunto!

A respiração celular é um dos conteúdos de Biologia que mais caem no Enem e que sempre marca presença nos vestibulares. Por isso fizemos um resumo e uma lista de exercícios sobre respiração celular. Assim você faz uma revisão do conteúdo e testa seus conhecimentos!

O que é respiração celular

A respiração celular ou aeróbica é uma reação de combustão em que as ligações de cadeias carbônicas são quebradas e os átomos de carbono e hidrogênio resultantes ligam-se a átomos de oxigênio formando moléculas de água e gás carbônico.

Em outras palavras, a respiração celular é uma reação de quebra de moléculas energéticas (como a glicose, por exemplo). Dessa forma, libera a energia presente nas suas ligações químicas para ser utilizada pela célula em diferentes atividades.

A respiração celular ocorre na mitocôndria e tem como um de seus principais “ingredientes” a molécula de glicose (C6H12O6). O produto da respiração celular são moléculas de ATP (Adenosina Trifosfato), consideradas as “moedas energéticas da célula”.

Ao final da respiração celular, obtemos um saldo de 38 ATPs produzidos a partir de uma molécula de glicose.

Para saber como a molécula de ATP funciona, confira a videoaula da professora Juliana:

Fases da respiração celular

A respiração celular se divide em 3 fases:

  1. Glicólise;
  2. Ciclo de Krebs;
  3. Cadeia respiratória.

A primeira etapa chama-se glicólise porque é quando ocorre a quebra da glicose. Esta etapa ocorre no citoplasma e não utiliza oxigênio, por isso falamos que é uma etapa anaeróbica.

Para iniciar a glicólise, a célula investe 2 ATPs para “ativar” a molécula de glicose. Dessa maneira, a célula consegue quebrar a glicose em duas moléculas de 3 carbonos cada. Essas moléculas resultantes chamam-se ácido pirúvico ou piruvato (C3H4O3).

A quebra da glicose resulta na produção de 4 ATPs. Mas, como gastamos 2 para iniciar a glicólise, temos um saldo positivo de 2 ATPs. Além do saldo energético capturado pelos ATPs, temos também a energia armazenada nas moléculas de NADH que serão utilizadas nas próximas etapas da respiração celular para produzir ainda mais ATPs.

Glicólise - Respiração celular
Equação que resume a glicólise.

Para saber como ocorrem as outras duas fases, confira nossas aulas completas sobre Ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

Exercícios sobre respiração celular

Saiba como este conteúdo aparece no Enem e nos vestibulares com exercícios sobre respiração celular:

.

Continue se preparando para o Enem com o vídeo dos 10 conteúdos de Biologia que mais caem nas provas:

Bons estudos!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Biologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel