Mol e Número de Avogadro: resumo com simulado

Veja agora como foi que os cientistas descobriram um jeito para calcular o peso dos átomos e das moléculas.

Confira no resumo de Química Enem com o professor Felipe Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito, o que é Mol, o que é o Número de Avogadro, e as dicas para fazer os cálculos de molalidade para gabaritar nas questões das provas.

No estudo da Química, temos quantidades macroscópicas, como massa em gramas e volume em litros. Mas também temos quantidades microscópicas, onde iremos trabalhar com os átomos e moléculas que compõem as substâncias e que explicam os fenômenos macroscópicos.

Como “pesar” átomos e moléculas?

Em nosso cotidiano nos referimos a quantidades de objetos pequenos não de forma isolada, mas considerando o conjunto, como por exemplo: milheiro (1.000), 1 dúzia (12), 1 resma (500), etc.. Esse raciocínio pode ser aplicado também aos átomos, moléculas, íons e partículas que compõem as substâncias.

Mas é extremamente difícil medir em uma balança convencional a massa de átomos, moléculas e partículas, por exemplo. Para você compreender melhor: você consegue pesar objetos muito pequenos e estabelecer um padrão de referência para x quantidades deste objeto (peso). Surge aí o conceito de Mol.

Aprenda Mol de uma vez por todas

Confira agora com o professor Felipe Sobis, do canal do Curso Enem Gratuito, o básico que você precisa dominar para gabaritar Mol nas qestões do Enem:

Mas para trabalhar com o número das espécies químicas, no caso de quantidades de átomos, moléculas, íons e elétrons, os cientistas criaram uma unidade que abrangesse um conjunto com um número imenso de moléculas, cuja massa pudesse ser medida.

Assim, surgiu o conceito de mol, palavra criada por Wilhem Ostwald (1850 – 1932), em 1896, que vem do latim “moles”, que significa “porção”, “quantidade”. É dessa palavra que deriva a palavra “molécula”, que significa pequena quantidade.

Veja o que sabe sobre Mol e o número de Avogadro para mandar muito bem na prova de Química do Enem e demais vestibulares. Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Química e, se errar, têm dicas para estudar.

Teste seus conhecimentos sobre o tema!

Mol e Número de Avogadro

.

Veja aqui aulões gratuitos de Química:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem.

Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel