Conjunções Adverbiais – Resumo com Simulado Enem de Gramática. Veja!

Veja o que sabe sobre Gramática com o simulado de conjunções adverbiais que preparamos para você. São apenas 10 questões para você garantir o sucesso na hora da prova.

Alguns tópicos da gramática como os artigos, as preposições e as conjunções parecem ser mais fáceis de assimilar que outros, como os verbos, as orações coordenadas entre outros. No entanto, esses detalhezinhos da nossa língua não podem ser deixados de lado.

De maneira simples e direta podemos definir conjunção como: palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. São exemplos de conjunções: e, nem, mais, também, como, para que, conforme e segundo.

Veja algumas orações utilizando conjunções: “Não gosta nem de bolo nem de docinho.” “Come todos os dias maçã e laranja.” “Agendei a reunião, conforme o seu pedido.”

Assista à aula de gramática sobre conjunções, do Curso Enem Gratuito:

Essa definição de que conjunção é uma palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração não é o suficiente para compreendermos sua real função, ou como elas aparecem nas orações. Por isso, as conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem.

Conjunções Coordenativas – Quando as conjunções relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de Conjunções Coordenativas. Exemplos: mas, porém, contudo, pois entre outras.

Conjunções Subordinativas – Em outros casos, as conjunções relacionam orações dependentes, ou seja, que ligam a oração principal a uma oração que lhe é subordinada, essas são chamadas de Conjunções Subordinativas. Exemplos: que, se, caso, desde que entre outras.

Agora você já está percebendo que as conjunções não são meros detalhes. Observe os exemplos e fique atento para mandar bem no Enem e no vestibular:

1 – ‘Laura comprou trigo e sua mãe fez o bolo’. – Neste exemplo temos o “e” que funciona como uma conjunção coordenativa, pois liga orações independentes.

 2 – ‘Se Laura comprar trigo, sua mãe poderá fazer o bolo’. – Temos nesta oração o “se”, que é uma conjunção subordinativa, pois liga orações dependentes.

As Conjunções Coordenativas são classificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas, de acordo com o sentido das relações que estabelecem.

Veja os quadros que o canal Educação do portal UOL traz com as conjunções:

Classificação Sentido Principais conjunções
Aditivas adição, soma e, nem, mas também
Adversativas oposição, contraste mas, porém, contudo, todavia, entretanto
Alternativas alternância, exclusão ou, ou…ou, ora…ora, já…já, quer…
Conclusivas conclusão explicação quer logo, pois (posposto ao verbo), portanto
Explicativas Justificativa pois (anteposto ao verbo), porque, que

As Conjunções Subordinativas são classificadas em integrantes e adverbiais. As integrantes introduzem orações subordinadas substantivas.

As Conjunções adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.

Como você pode ver agora no quadro, para completar sua revisão.

Classificação Sentido Principais conjunções
Integrantes sem valor semântico específico, apenas ligam orações que, se
Causais causa, motivo porque, como, já que, visto que
Condicionais Condição se, caso, desde que, contanto que
Consecutivas Conseqüência que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que
Comparativas Comparação como, que (precedido de mais ou menos), assim como
Conformativas Conformidade como, conforme, segundo
Concessivas Concessão embora, se bem que, mesmo que, ainda que
Temporais Tempo quando, assim que, antes que, depois que
Finais Finalidade para que, a fim de que, que
Proporcionais Proporção à medida que, à proporção que

Vale observar que as conjunções, assim como as preposições, não exercem função sintática na oração, apenas ligam termos de mesma função sintática ou orações, por isso, são consideradas conectivos.

No entanto, estabelecem relações lógicas essenciais para a construção de textos, pois funcionam como elementos de coesão. Faça agora o Simulado de Conjunções Adverbiais:

 

Simulado – Conjunções adverbiais

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel