Veja o que são as Proteínas: resumo de biologia Enem

Confira aula gratuita com um resumo completo sobre o que são as proteínas (polipeptídeos) e os Aminoácidos. Depois, teste o que sabe sobre no Simulado Enem Online de Biologia que preparamos para você mandar bem no Enem.

Você lembra o que são as Proteínas (os Polipeptídios)? – Vamos lá, para você chegar em dia com estes conteúdos na prova do Enem, do Encceja e nos Vestibulares, é hora de revisar para gabaritar nas questões de Bioquímica. Sim, pode cair em Biologia ou Química.

Proteínas

As proteínas são a terceira opção energética da célula, sendo esta a última fonte de energia.  Cerca de 70% do peso seco do corpo humano é proteína, sabia? As proteínas são produzidas pelo corpo, dependendo da necessidade do indivíduo.

Sua produção ocorre pelo processo de síntese proteica, presente em todas as células.As proteínas são formadas pela união de vários aminoácidos, sendo um polímero de aminoácidos (monômero). Pode ser chamada de biopolímero.

Veja os Aminoácidos:

As proteínas são a terceira opção energética da célula, sendo esta a última fonte de energia.  Cerca de 70% do peso seco do corpo humano é proteína, sabia?

As proteínas são produzidas pelo corpo, dependendo da necessidade do indivíduo. Sua produção ocorre pelo processo de síntese proteica, presente em todas as células.aula_03_img01.jpgTodos os aminoácidos são formados pelo grupo funcional amina (NH2) e o grupo ácido carboxílico (COOH), além de possuir um radical R, que é o resto da molécula e diferencia cada um dos aminoácidos. Existem 20 aminoácidos diferentes.

Entenda o que são as Proteínas

Veja agora com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese para você entender o que são as Proteínas.

As dicas da professora Juliana:

  1. O que são as proteínas? – As proteínas são os componentes químicos mais importantes do ponto de vista estrutural para as células.
  2. Elas estão presentes em todas as partes das células e suas “receitas” estão “escritas” no nosso DNA, em nosso código genético.
  3. As proteínas são moléculas muito longas, que chamamos de polímeros. Elas são formadas por subunidades (monômeros) que chamamos de aminoácidos. Os aminoácidos são constituídos pela união de um grupamento amina (-NH3) com uma carboxila (-COOH).
  4. Para formar uma cadeia de aminoácidos, esses monômeros se unem uns aos outros através de uma ligação química chamada de ligação peptídica. Essa ligação sempre acontece entre a carboxila de um aminoácido com a amina de um outro aminoácido.
  5. A ordem em que estes aminoácidos são ligados é essencial para a formação de uma proteína. Inclusive, a diferença entre uma proteína e outra está primordialmente ligada à sequência de aminoácidos que forma sua estrutura.
  6. Nesta aula acima , a professora Juliana te explica o que são proteínas, quais suas principais características, quais os tipos de estrutura e como ocorrem as ligações peptídicas.

 

Veja os tipos de aminoácidos

Os tipos de aminoácidos estão agrupados em Aminoácidos Essenciais, e Aminoácidos não essenciais. Veja:

• Aminoácidos Essenciais – são dez aminoácidos não produzidos pelo corpo, obtidos, portanto, através da alimentação (fenilalanina, valina, metionina).

• Aminoácidos Não essenciais – são os outros dez aminoácidos sintetizados pelo próprio corpo (glicina, alanina, cisteína).

A união dos aminoácidos dá-se por ligação peptídica, que ocorre por desidratação. OH da carboxila liga com H da amina, liberando uma molécula de água. A sequência de aminoácidos forma o polipeptídeo, a proteína.

Para ocorrer a quebra da proteína, deve ocorrer o processo de hidrólise. Ocorre a adição da molécula de água, permitindo a separação dos aminoácidos.

A hidrólise ocorre no processo digestivo, uma vez que o corpo absorve aminoácidos, para que possa mantar suas proteínas necessárias.aula_03_img02.jpgPara que suas funções sejam realizadas corretamente, cada proteína deve apresentar uma estrutura espacial específica. As Estruturas de organização proteica são identificadas como Estrutura Primária, Estrutura Secundária, Estrutura Terciária, e Estrutura Quaternária.

Estruturas – O que são as proteínas

– A Estrutura primária é a sequência linear de aminoácidos. Caso um aminoácido da sequência mude, toda a estrutura pode ser comprometida. Essa mudança chama-se mutação.

– Estrutura secundária – é a cadeia polipeptídica com forma espiralizada, helicoidal.

– Estrutura terciária (ATIVA) – é a estrutura helicoidal dobrada sobre si mesma. É com essa estrutura que as proteínas executam suas funções. Isso ocorre em função da interação entre os aminoácidos, garantindo uma forma ativa específica para cada proteína. Pontes de hidrogênio e ligações dissulfeto mantêm a estrutura terciária estável.

– Estrutura quaternária – é a junção de duas ou mais estruturas terciárias. Não são todas as proteínas que possuem essa estrutura aula_03_img03.jpgA hemoglobina é uma proteína que apresenta quatro subunidades unidas por um núcleo de ferro, já o hormônio insulina apresenta duas subunidades.

A Desnaturação proteica – é a perda de sua forma espacial, com consequente perda de sua função. Fatores que podem levar à desnaturação são: temperatura e pH. Cada proteína trabalha em temperatura e pH específico, a alteração de um desses fatores pode levar à perda de função proteica pela desnaturação.

O processo de renaturação é raro, mas pode ocorrer desde que a proteína não chegue à estrutura primária. As proteínas desempenham inúmeras funções no organismo, como por exemplo:

1) Estrutural – fazem parte da estrutura do corpo.

– Colágeno garante resistência e flexibilidade a estruturas como pele, ossos, tendões, cartilagens.

– Queratina – faz a impermeabilização de estruturas, como pele, unhas, garras, bicos, pelos.

2) Movimento – permitem o movimento de estruturas como o músculo (contração e relaxamento),por exemplo, actina e miosina.

3) Energética – a albumina, presente na clara do ovo, garante o suprimento alimentar do embrião; também presente no plasma sanguíneo, garante a viscosidade do sangue.aula_03_img04.jpg

4) Transporte – hemoglobina, presente nas hemácias, transporta o oxigênio no sangue. A mal formação da hemoglobina leva à deformação da hemácia, ficando em forma de foice. Essa doença é conhecida como anemia falciforme ou ciclemia.

 

aula_03_img05.jpg

5) Hormonal – compõem a estrutura do hormônio, como é o caso da insulina e glucagon, que são hormônios que regulam a taxa de glicose no sangue.

6) Defesa – anticorpos são proteínas que fazem a defesa do organismo. Eles reagem contra partículas estranhas específicas (antígenos). São produzidos pelos leucócitos presentes no sangue.

Produção de soro antiofídico

O que são as Proteínas - Produção de soroSoro é uma solução contendo anticorpos prontos contra determinado antígeno. É usado contra venenos de cobras e aranhas, e contra tétano.

Com o Simulado Enem Online de Biologia sobre o que são as Proteínas você garante o sucesso na hora da prova. Se errar, têm dicas para estudar!

 

Simulado: O que são as Proteínas

.

.
========

Veja aqui aulões gratuitos de Biologia:

O que são as Proteínas

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

E aí, mandou bem no tema O que são as Proteínas? Se precisar complementar, veja outra aula aqui sobre Proteínas.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel