Exercícios sobre triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras

O Enem e os vestibulares estão repletos de questões que cobram o triângulo retângulo e o Teorema de Pitagóras. Confira nossa lista de exercícios e teste seus conhecimentos!

O triângulo retângulo é um dos conteúdos que você não pode deixar de fora dos seus estudos de jeito nenhum. Isso porque é um assunto que sempre aparece no Enem, no Encceja e nos vestibulares. Então confira um resumo rápido sobre o triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras, e resolva a lista de exercícios para treinar para a prova!

O que é triângulo retângulo

O triângulo retângulo é um polígonos de três lados e três vértices onde encontramos dois ângulos agudos e um ângulo reto (formando um ângulo de 90º).  Sua principal característica é justamente a presença de ângulo reto, pois é assim que o diferenciamos de outros tipos de triângulos.

Além disso, os lados do triângulo retângulo têm nomes específicos. O lado de maior comprimento e que se localiza do lado oposto ao vértice onde está o ângulo reto chamas-se hipotenusa. Enquanto isso, os outros dois lados são chamados de catetos.Triângulo retângulo - Lista de Exercícios

Resumo sobre triângulo retângulo

Antes de partir para os exercícios, confira a videoaula do professor Sarkis, do canal do Curso Enem Gratuito, para relembrar o que é o Teorema de Pitágoras. Esse é um cálculo simples e que pode garantir pontos nas questões de Matemática!

Antes de ir para os exercícios, não esqueça de memorizar: o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos.

Lista de exercícios sobre triângulo retângulo

.

Bons estudos!