Exercícios sobre triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras

O Enem e os vestibulares estão repletos de questões que cobram o triângulo retângulo e o Teorema de Pitagóras. Confira o resumo e a nossa lista de exercícios. Teste seus conhecimentos!

O triângulo retângulo é um dos conteúdos que você não pode deixar de fora dos seus estudos de jeito nenhum. Isso porque é um assunto que sempre aparece no Enem, no Encceja e nos vestibulares.

Então confira um resumo rápido sobre o triângulo retângulo e o Teorema de Pitágoras, e resolva a lista de exercícios para treinar para a prova!

Comece pelo resumo rápido do professor de matemática Lucas Borguezan, do  canal do Curso Enem Gratuito, com uma explicação bem prática sobre o Teorema de Pitágoras:

O que é triângulo retângulo

O triângulo retângulo é um polígonos de três lados e três vértices onde encontramos dois ângulos agudos e um ângulo reto (formando um ângulo de 90º).

Sua principal característica é justamente a presença de ângulo reto, pois é assim que o diferenciamos de outros tipos de triângulos.

Além disso, os lados do triângulo retângulo têm nomes específicos. O lado de maior comprimento e que se localiza do lado oposto ao vértice onde está o ângulo reto chamas-se hipotenusa. Enquanto isso, os outros dois lados são chamados de catetos.Triângulo retângulo - Lista de Exercícios

Resumo sobre triângulo retângulo

Antes de partir para os exercícios, confira a videoaula do professor Sarkis, do canal do Curso Enem Gratuito, para relembrar o que é o Teorema de Pitágoras. Esse é um cálculo simples e que pode garantir pontos nas questões de Matemática!

Antes de ir para os exercícios, não esqueça de memorizar: o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma do quadrado do copmprimento dos catetos. A demonstração do Teorema de Pitágoras foi criado faz mais de dois mil anos, na Grécia.

Pitágoras nasceu na ilha de Samos, e viveu de 570 a.C, até 496 a.C. Além de filósofo e matemático ele foi amante das artes, e marcou para sempre a história dos números.

Acompanhe agora os macetes para resolução de problemas com o professor Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito.

Macetes para resolver problemas com o Teorema de Pitágoras:

Valeu pra você? Muito bons os macetes do professor Lucas!

Lista de exercícios sobre triângulo retângulo

.

Bons estudos!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Matemática, Simulado Matemática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel