Resumo de Frações: Matemática com Simulado Enem

Encontrar o "x" da questão é o desafio básico na resolução de problemas de Frações nas provas de Matemática. Chega de ter medo, pois dá sim para aprender de forma simples e rápida como encontrar as respostas e gabaritar nestas questões bem simples e básicas. Confira o resumo gratuito com aulas, dicas, exercícios resolvidos e simulados online. Vem!

Para começo de conversa no resumo de frações, lembre-se, sempre, de que uma ‘fração’ significa uma parte de um todo.  Por exemplo 1/4 (um quarto) tem a significação direta de 0,25. Temos, então: 1/4 = 0,25. Viu como é bem simples?

Mas, se não “matou de primeira”, não tem problema. Veja nossa aula gratuita e faça o simulado no final, que você consegue sim aprender certinho.

A pergunta básica no resumo de frações  é Onde está o “x” da questão?  – Encontrar o “x” é a meta para resolver problemas de Frações. Percebe que na fração algébrica temos no denominador pelo menos uma incógnita a ser desvendada (para ser resolvida).

Então, a nossa fração algébrica, partindo do exemplo inicial de fração, seria, por exemplo 1/x = 0,25.  E, A incógnita a ser descoberta ao resolver a conta é o ‘x’ da questão.  Neste caso, x = 4

Esse tipo de expressão é muito utilizado na geometria, por exemplo, para representar áreas, perímetros e volumes de figuras ou objetos que possuem dimensões algébricas.Resumo de frações

Resumo de Frações

Veja agora com o professor Lucas borguesan, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução básica para você resolver as frações mais simples. todo ano elas caem nas provas.

As dicas do professor Lucas:

  1. Questões envolvendo frações no Enem são consideradas de nível básico.
  2. Mas, o que são frações? SAs frações são a representação de partes em que um todo foi dividido.
  3. Porém, uma fração também pode representar uma divisão, na qual o numerador corresponde ao dividendo e o denominador equivale ao divisor.
  4. Ou, ainda, pode ser considerada como um número racional.
  5. Tire suas dúvidas no resumo de frações, no vídeo acima.

Veja uma síntese sobre as Frações Algébricas e as regras que precisam ser respeitadas para que a equação seja válida e que possa ser resolvida. O denominador (a parte de baixo) nunca pode ser zero, pois não há divisão por zero.

As frações são constituídas de duas partes, o numerador e denominador:simulado de fraçõesUma fração é uma maneira de representar um número por uma divisão, na qual o numerador está sendo dividido pelo denominador.

Somar frações quando o denominador é igual é muito fácil, acompanhe:resumo de fraçõesViu? – É simples demais, se o denominar é comum a todas as frações basta somar os numeradores e copiar o denominador, que está prontinho. O grande problema é quando os denominadores são diferentes. E aí, como fazemos?

Veja abaixo o exemplo:simulado de frações

1)Ache o MMC dos denominadores 7, 3 e 5.
2) Para cada uma das frações divida o MMC que você encontrou pelo denominador e depois multiplique pelo numerador.
3) Some ou subtraia os números obtidos pelo passo 2, respeitando a operação que o exercício pedir, então esse será o numerador da sua soma, o denominador será o MMC do passo 1.

Veja, agora, numericamente:

1) Ache o MMC dos denominadores, MMC(3,5,7)=105,dúvidas aqui? veja a aula anterior sobre MMC.

2) Para cada uma das frações divida o MMC que você encontrou pelo denominador e depois multiplique pelo numerador:simulado de frações

3) Some os números obtidos:simulado de frações

Aula Gratuita com o resumo de Frações

Veja outra forma de explicação nesta videoaula sobre o tema, com o professor Sérgio Sarkis, do Curso Enem Gratuito. É essencial que esses assuntos estejam fixados para você mandar muito bem no Enem!

Muito boa esta aula do Sarkis. Você aprende Frações, mesmo!

E ai? Entendeu mais essa dica pro Enem? Já a multiplicação e a divisão de frações é muito mais fácil, confira:simulado de frações

Sim, é muito fácil, basta multiplicar numerador com numerador e denominador com denominador, simples não? Note que:simulado de frações

Chamamos esse processo de simplificação de frações que consiste em eliminar os fatores comuns do numerador e do denominador – em nosso caso, o fator 2. Show né? Fique com a gente e seja nosso aluno nota 1000.

A divisão de frações é tão simples quanto a multiplicação:simulado de fraçõesTodos nós sabemos que o processo de divisão é o inverso da multiplicação, portanto vamos transformar nossa divisão em uma multiplicação invertendo o segundo termo da nossa conta. Confira:simulado de frações

Outra coisa interessante de se perceber é que fração é apenas uma maneira de representar um número, por exemplo, o número abaixo.simulado de frações

A fração simulado de fraçõesé chamada de fração decimal pois tem no denominador um múltiplo de 10.

Como resolver Equações com Frações

Para fechar bem esta aula com o resumo de frações,e para você chegar com tudo no Enem & no Encceja confira agora como resolver as Equações Fracionárias. Tudo a ver com as Frações, e você gabarita mais questões.

Show esta aula. Entre para o clube do canal do Curso Enem Gratuito para receber aulas novas todo dia.

As frações irão aparecer em diversas áreas, desde a Ciência da Natureza até a própria Matemática.

Simulado – Resumo de Frações

.

Quer garantir nos estudos através de um curso preparatório online gratuito? Confira o Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame para você mandar bem nas provas objetivas e na Redação também.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel