O Quinhentismo: resumo com simulado de Literatura Enem

Veja o Quinhentismo: começa em 1500 com a carta de Pero Vaz de Caminha sobre o descobrimento do Brasil. Em seguida, os padres Jesuítas e os relatos de navegadores.

Corria o ano de 1500 e Pero Vaz de Caminha inaugura o Quinhentismo na Literatura amanuense no Brasil ao escrever a tão famosa Carta ao rei de Portugal. Louvou a terra – Em se plantando, tudo dá. Elogiou a beleza e a pureza dos índios, que não cobriam ‘as suas vergonhas’. 

No primeiro século de nossa história após a chegada dos portugueses não se pode falar na existência de uma literatura brasileira legítima, mas sim de uma produção escrita dos viajantes e dos primeiros moradores.

O Quinhentismo e os navegadores

Ocorreram, portanto, apenas manifestações isoladas que se prendem à descrição da terra e do índio ou a textos escritos pelos jesuítas que aqui estiveram. Foi o Quinhentismo, o primeiro ciclo literário no Brasil.  Na maioria são relatos de viajantes e descrições do ‘Novo Mundo’ e do que os europeus encontraram por aqui.

O Ciclo das Grandes Navegações e Descobertas

A visão de mundo estava em choque, pois a terra estava deixando de ser plana para se tornar redonda com o lento final da teoria do heliocentrismo (sol como centro do universo).

Os avanços dos instrumentos de observação (lunetas), das cartas náuticas (mapas de navegação marítima), e a proposta do modelo astronômico de Nicolau Copérnico (1473-1543) colocando o Sol como o centro do universo, questionando a teoria adotada pela Igreja Católica, no modelo de Ptolomeu, onde a Terra era o centro.

Esses avanços contribuíram para o ciclo das Grandes Navegações e as Descobertas que se tornaram as marcas de uma época: a Descoberta da America pelo genovez Cristóvão Colombo, em 1492; o caminho pelo mar desde a Península Ibérica até o Oceano Índico, realizado em 1498 pelo português Vasco da Gama;

As Grandes Navegações
O quinhentismo registra as Grandes Navegações

E,  depois, a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500. Veja uma aula sobre As Grandes Navegações e o ciclo das descobertasAs Grandes Navegações e os descobrimentos ocorreram em meio a outros progressos que iriam revolucionar a vida humana, como, por exemplo, a máquina de imprimir criada por Johannes Gutenberg na Alemanha, em 1450.

O Renascimento & o Quinhentismo

No mundo das artes e da Filosofia estava em cena ao final da Idade Média o Renascimento Cultural, que trouxe novas técnicas e a perspectiva para as artes plásticas, e uma postura de instigação para a filosofia. Todo este contexto faz parte da compreensão para entender a Literatura Quinhentista.

Resumo do Curso Enem Gratuito sobre o Quinhentismo

Muito bom este resumo da professora Camila! Têm mais aulas dela no canal do Curso Enem Gratuito.  Agora, complete a revisão antes de fazer o Simulado.

O Quinhentismo e seus autores

Pero Vaz de Caminha – A Carta de Caminha
Padre José de Anchieta – escreveu textos religiosos, um teatro religioso. Tinha devoção ao culto mariano. Recebeu influência da tradição medieval. Obs.: Não recebeu influência da poesia lírica de Camões (soneto).

Padre Manuel da Nóbrega – Foi o chefe da primeira missão dos Jesuítas na América. Escreveu relatos aos superiores, e que se tornaram textos da Literatura do Quinhentismo.

Muitas pessoas ‘pulam’ este tópico de estudo porque imaginam que o Quinhentismo se deu numa uma época muito distante, lá no descobrimento do Brasil. Mas, há boa literatura portuguesa no estilo de Pero Vaz de Caminha, há boa escrita nos relatos dos navegadores, e, principalmente, há boa literatura nas obras dos padres que acompanharam as esquadras dos descobridores e que aportaram em terra firme na tentativa de converter os indígenas para o cristianismo. vale uma leitura, sim.

Contexto histórico do Quinhentismo

 Para você entender melhor o Quinhentismo é fundamental entender o que se passava na Europa. Mudanças científicas, religiosas e políticas colocavam o ‘Velho Mundo’ em permanente ebulição. Na esfera religiosa estava ocorrendo a Reforma Protestante, deflagrada pelas 95 Teses de Martinho Lutero em 1517.

Martinho Lutero e a Reforma Protestante
O quinhentismo se beneficia das reformas na Europa

Veja na imagem uma aula gratuita completa sobre a Reforma Protestante: Lutero pregava que o cristianismo devia voltar à sua pureza primitiva, suprimindo as indulgências e submetendo as decisões e tradições eclesiásticas ao controle da Bíblia e não ao controle do Papa.

A reação Católica contra Martinho Lutero: Em resposta à Reforma Protestante a igreja Católica promoveu a Contrarreforma, que procurava pôr fim aos abusos, reerguer espiritualmente a Igreja e reconquistar para o catolicismo os países que dele se haviam afastado.

Aula-bônus sobre o Quinhentismo

Confira com a professora Kel a importância hitórica da Carta de Pero Vaz de Caminha dentro da série dos Movimentos Literários Brasileiros.

No primeiro século de nossa história após a chegada dos portugueses não se pode falar na existência de uma literatura brasileira legítima, mas sim de uma produção escrita dos viajantes e dos primeiros moradores.

Ocorreram, portanto, apenas manifestações isoladas que se prendem à descrição da terra e dos povos autóctones ou a textos escritos pelos jesuítas que aqui estiveram.

Foi o Quinhentismo, o primeiro ciclo literário no Brasil. Na maioria são relatos de viajantes e descrições do ‘Novo Mundo’ e do que os europeus encontraram por aqui.

Responda agora ao Simulado Enem do Quinhentismo

 

Simulado sobre o Quinhentismo

.

.
=============

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem.

quinhentismo - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel