As funções da Água no Corpo Humano: resumo e simulado

O corpo humano de um idoso tem 50% de água. De um bebê tem 80% de água em seu organismo. Sem água não há vida. Veja um resumo completo e teste seus conhecimentos sobre a importância da água com o Simulado Enem Online de Biologia. São apenas 10 questões com gabarito.

A água é essencial para todos os seres vivos. Boa parte das nossas células é composta de água. Nosso corpo, por exemplo, é composto de aproximadamente 70% de água.

Outros seres vivos podem ter quantidades ainda maiores, como as águas-vivas, cujo teor de água chega a incríveis 95%. Confira um resumo e depois responda ao Simulado Enem sobre a Importância da Água.

Mas, afinal, por que temos tanta água em nossos corpos? Quais as funções da água em nosso organismo? Revise isso e muito mais neste super post sobre este importante componente inorgânico de nossas células e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

A água no corpo humano

Nos seres humanos o pecentual de água em nosso organismo muda em cada fase da vida. Veja na imagem (fonte: Universidade Federal Fluminense). Pode ir desde praticamente 100% no início da formação do feto,  80% no bebê, 70% nos adultos, e cair para 50% nos idosos.A água possui molécula assimétrica, formando polos, sendo uma molécula polar. A clássica fórmula do H2O mostra que são dois átomos de Hidrogênio ligados a um átomo de Oxigênio para formar a molécula. Um gota de água tem ali milhões de moléculas de água.

Uma molécula de água interage com outras quatro moléculas de água através de pontes de hidrogênio.  A quantidade de água nos seres vivos pode variar de acordo com três fatores principais: depende da espécie (não dá para comparar águas-vivas e humanos), do metabolismo.

Quanto mais alto é metabolismo, em geral maior é quantidade de água presente na célula. Depende também da idade do organismo (normalmente, quanto mais jovem é o organismo, maior será a quantidade de água presente em seu corpo).

Água como Solvente universal:

A água é uma substância polar. Essa característica é importante, pois várias das funções que a água realiza em nosso organismo se devem a esta característica. Apesar de ter o mesmo número de cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons), elas estão distribuídas de maneira não uniforme.

Assim, a região onde os hidrogênios se encontram é positiva, enquanto a região onde está o oxigênio fica negativa. Podemos dizer, então, que a molécula de água apresenta um dipolo.

Por tal motivo, a água é um excelente solvente para moléculas iônicas (como os sais minerais) e também para outras substâncias polares (como os ácidos e bases). Assim, dizemos que a água é um solvente universal, uma vez que consegue solubilizar uma enorme quantidade de substâncias.Molécula

Transportadora de substâncias: O fato de a água solubilizar uma enorme variedade de substâncias facilita seu transporte em nosso organismo.

Características da água

Confira agora no resumo com a professora Claudia Aguiar, do canal do Curo Enem Gratuito, as características da água mais importantes para as questões de Biologia no Enem:

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia e veja o que sabe sobre a importância da água para os seres vivos. Se errar, têm dicas para estudar!

A importância da água

.

.
=

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel