Faltam:
para o ENEM

Sais minerais – Revise os componentes inorgânicos das células – Biologia Enem

Ferro, sódio, potássio, cloro... Você conhece as funções dos sais minerais em nosso organismo? Não? Então revise os componentes inorgânicos das células e arrase em Biologia no Enem!

Os sais minerais são micronutrientes (moléculas minúsculas necessárias em pequenas quantidade) essenciais para manter a homeostase de nosso organismo.

Podemos encontrá-los de três maneiras em nosso organismo: dissolvidos na forma de íons na água; combinados com moléculas orgânicas, como no caso do ferro que ajuda a compor a hemoglobina; e formando cristais, como o fosfato de cálcio presente no esqueleto.

Você conhece os diferentes sais minerais essenciais na manutenção de nosso metabolismo? Não? A lista não é muito grande, e todos eles fazem parte do seu organismo e metabolismo: Cálcio, Cloro, Cobre, Ferro, Flúor, Fósforo, Iodo, Magnésio, Manganês, Potássio, Sódio, e Sódio.

Então, revise os sais minerais com este super post e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Elementos dos sais minerais Funções Onde são encontrados?
Cálcio O cálcio ajuda a formar o esqueleto e atua na contração muscular, assim como na coagulação sanguínea e no funcionamento do sistema nervoso. O cálcio está presente no leite e em seus derivados e em hortaliças com folhas verdes (como o brócolis e o espinafre).
Cloro O cloro age juntamente com o sódiopara equilibrar a quantidade de líquidos em nosso corpo. Além disso, atua também no funcionamento dos nervos e da membrana celular. O cloro é encontrado combinado com o sódio no sal de cozinha, assim como na água tratada.
Cobre O cobre participa da produção da hemoglobina e da melanina (pigmento que dá cor à pele). Participa também das enzimas que realizam a respiração celular. O cobre está presente principalmente no fígado, carnes e frutos do mar.
Ferro O ferro participa da constituição da hemoglobina, assim como na constituição de enzimas da respiração celular. O ferro é encontrado no fígado, nas carnes, em legumes e hortaliças de folhas verdes, na gema do ovo e no feijão.
Flúor O flúor atua na formação dos ossos e dentes. O flúor é encontrado acrescentado à água tratada. Está presente também em peixes.
Fósforo O fósforo está presente nas moléculas que realizam a transferência de energia dentro da célula (ATP e ADP) e nos ácidos nucleicos. O fósforo está presente nas carnes, ovos, feijão, ervilha, leite e derivados.
Iodo O iodo faz parte dos hormônios da tireoide que controlam o metabolismo. O iodo é encontrado juntamente com o sal de cozinha (iodado artificialmente), assim como em peixes e frutos do mar.
Magnésio O magnésio compõe a clorofila e atua em inúmeras reações químicas juntamente com as enzimas. O magnésio é encontrado em hortaliças de folhas verdes, cereais, carnes, ovos, feijão e soja.
Manganês O manganês ajuda a regular diversas reações químicas em nosso organismo. O manganês é encontrado em frutas, hortaliças e cereais.
Potássio O potássio age juntamente com o sódio no equilíbrio de líquidos e no funcionamento dos nervos e da membrana celular. O potássio é encontrado em frutas, verduras, feijão e cereais.
Sódio O sódio, assim como o potássio, age no equilíbrio osmótico do organismo e no funcionamento dos nervos e membranas celulares. O sódio é encontrado no sal de cozinha.

Dica 1: Estude também a água – o principal componente inorgânico das células! Veja este super post com videoaula do professor Paulo Jubilut.

sais-minerais

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre os sais minerais? Agora, que tal ver uma videoaula para finalizar sua revisão? Então vejaeste vídeo do professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total, do Youtube:

Agora que tal testar seus conhecimentos sobre sais minerais?

(UFPE) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for falsa.

Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou dissociados em íons. Pequenas variações nas porcentagens de íons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade de célula. Analise as propostas apresentadas.

() Magnésio (Mg++) presente na clorofila é, portanto, necessário à fotossíntese.
( ) Cálcio (Ca++) é necessário para a ação de certas enzimas em importantes processos fisiológicos.
( ) Ferro (Fe++), presente na hemoglobina, faz parte de pigmentos importantes na respiração (citocromos).
( ) Fosfato (PO4–) é o principal cátion extra e intracelular.
( ) Cloreto (C+-) importante cátion presente tanto na hemoglobina quanto na clorofila.

Resposta:V VV F F

Dica 2: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Veja esta apostila de biologia gratuitamente!
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.