Água: Componente inorgânico das células do corpo humano – Biologia Enem

Revise a importância da água na composição do corpo humano e nos demais seres vivos. Ela é o principal componente inorgânico das células, e funciona como um 'solvente universal'. Veja aula gratuita e arrase em Biologia no Enem!

Todo mundo sabe que a água é essencial para todos os seres vivos, afinal, boa parte das nossas células é composta de água. Nosso corpo, por exemplo, é composto de aproximadamente 70% de água. Outros seres vivos podem ter quantidades ainda maiores, como as águas-vivas, cujo teor de água chega a incríveis 95%. Confira.

Mas, afinal, por que temos tanta água em nossos corpos? Quais as funções da água em nosso organismo? Revise isso e muito mais neste super post sobre este importante componente inorgânico de nossas células e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Nos seres humanos o pecentual de água em nosso organismo muda em cada fase da vida. Veja na imagem (fonte: Universidade Federal Fluminense). Pode ir desde praticamente 100% no início da formação do feto,  80% no bebê, 70% nos adultos, e cair para 50% nos idosos.

A água possui molécula assimétrica, formando polos, sendo uma molécula polar. Uma molécula de água interage com outras quatro moléculas de água através de pontes de hidrogênio.Água vivaA quantidade de água nos seres vivos pode variar de acordo com três fatores principais: depende da espécie (não dá para comparar águas-vivas e humanos), do metabolismo.

Quanto mais alto é metabolismo, em geral maior é quantidade de água presente na célula. Depende também da idade do organismo (normalmente, quanto mais jovem é o organismo, maior será a quantidade de água presente em seu corpo).

Água como Solvente universal:

A água é uma substância polar. Essa característica é importante, pois várias das funções que a água realiza em nosso organismo se devem a esta característica. Apesar de ter o mesmo número de cargas positivas (prótons) e negativas (elétrons), elas estão distribuídas de maneira não uniforme. Assim, a região onde os hidrogênios se encontram é positiva, enquanto a região onde está o oxigênio fica negativa. Podemos dizer, então, que a molécula de água apresenta um dipolo.

Por tal motivo, a água é um excelente solvente para moléculas iônicas (como os sais minerais) e também para outras substâncias polares (como os ácidos e bases). Assim, dizemos que a água é um solvente universal, uma vez que consegue solubilizar uma enorme quantidade de substâncias.Molécula

Dica 1: Para saber um pouco mais sobre as propriedades físico-químicas da água veja este super post com dicas da professora Munique Dias.

Transportadora de substâncias: O fato de a água solubilizar uma enorme variedade de substâncias facilita seu transporte em nosso organismo.

Transferidora de calor (controle térmico) da água:

A água possui uma grande capacidade de absorver e perder grandes quantidades de calor sem precisar aquecer ou esfriar muito. Sendo assim, a presença de muita água em nosso organismo faz com que nossa temperatura não varie muito durante a entrada ou a saída de calor. Além disso, a quantidade de calor necessária para que a água evapore é muito alta, assim, cada vez que a água evapora, leva consigo uma grande quantidade de calor.

Mas, em que isso ajuda? Muito simples! Para nos livrarmos do excesso de calor em nosso corpo (durante a prática de um exercício físico ou em casos de elevação da temperatura ambiental), nossas glândulas sudoríparas eliminam suor, cujo principal componente é a água que transporta o calor de dentro para fora de nosso organismo.

SuorLubrificante: A água é o componente principal de líquidos lubrificantes de nosso organismo, como o líquido sinovial presente nas articulações ou os líquidos lubrificantes produzidos pela vagina durante as relações sexuais.

Dica 2: A água pode também aparecer na sua redação! Veja como pode ser abordado a o tema água na Redação Enem.

Proteção contra choques mecânicos: A água pode atuar também protegendo estruturas contra impactos e choques mecânicos, como no caso do líquido amniótico, que protege o embrião/feto durante a gestação.

Meio para reações químicas: A água pode funcionar como meio ideal para a realização de diversas reações químicas em nosso organismo, como a hidrólise (quebra de substâncias químicas pela adição de água).

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre a água e seu papel em nosso organismo? Agora, para finalizar sua revisão, que tal ver uma videoaula? Então, veja este excelente vídeo do professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total do Youtube:

Agora, que tal testar seus conhecimentos?

(UFSC) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. 1. A água é a substância mais abundante na constituição dos mamíferos. É encontrada nos compartimentos extracelulares (líquido intersticial), intracelulares (no citoplasma) e transcelulares (dentro de órgãos como a bexiga e o estômago). Sobre a água e sua presença nos mamíferos é CORRETO afirmar que:

02 – a quantidade em que é encontrada nos organismos é invariável de espécie para espécie.
04 – com passar dos anos, existe uma tendência de aumentar seu percentual em um determinado tecido.
08 – é importante fator de regulação térmica dos organismos.
16 – em tecidos metabolicamente ativos é inexistente.
32 – participa da constituição dos fluidos orgânicos que transportam substâncias dissolvidas por todo o corpo.
64 – constitui meio dispersante para facilitar a realização das reações químicas.

Resposta: 04 + 16 + 32 = 52

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.