Doenças causadas pela falta ou excesso de sais minerais

Pressão Alta; Bócio; e Anemia - Revise as principais doenças causadas pela falta ou pelo excesso de sais minerais! Conteúdo importante para a prova de Biologia do Enem, confira abaixo.

Para funcionar corretamente, nosso organismo precisa das quantidades adequadas de nutrientes diariamente. Se um desequilíbrio ou carência em sais minerais se consolidar, doenças podem aparecer, como a Anemia, por exemplo. Veja nesta aula gratuita para o Enem, Encceja e Vestibular.

Quando ingerimos determinados nutrientes em excesso ou em quantidades menores do que as necessárias, podemos apresentar sintomas e doenças que podem prejudicar seriamente nossa saúde como a Pressão Alta, o Bócio e a Anemia. Você conhece estas doenças? Não? Então revise aqui, com o Blog do Enem!

O que é Anemia

Anemia –  Este é um nome genérico que damos para a baixa concentração de hemoglobina em nosso organismo. A anemia pode ser aguda (perda rápida e excessiva de hemoglobina, como em acidentes ou cirurgias) ou crônica (que dura muito tempo).

Esta doença pode ser hereditária (como a anemia falciforme, caracterizada por um gene recessivo) ou ainda adquirida (como a que ocorre por deficiência nutricional).Veja na imagem acima as hemácias normais à esquerda, e as hemácias deformadas pela anemia falciforme à direita. Como estamos falando de doenças ocasionadas pela má nutrição, vamos focar em um tipo de anemia muito comum: a anemia ferropriva, ocasionada pela baixa ingestão de ferro na alimentação.

Anemia Ferropriva – Esse tipo de anemia, caracterizada pela baixa quantidade de hemoglobina, causa cansaço, palidez, tonturas, sonolência e falta de ar. Estes sintomas se devem principalmente à falta de hemoglobina, proteína que transporta oxigênio.

A falta dela diminui o transporte de O2, essencial para a produção de energia pelas células. Para tratar a anemia ferropriva, o anêmico pode adotar uma alimentação adequada, com alimentos ricos em ferro e, caso necessário, tomar complementos alimentares.

Pressão alta, ou Hipertensão

A pressão alta é uma doença silenciosa, que atinge cerca de 20% da população brasileira e mais da metade da população acima dos 65 anos. Ela pode ser causada por uma série de fatores, como excesso de peso, propensão genética, uso de tabaco e bebidas alcoólicas e consumo de sais minerais (principalmente o sódio) em excesso.Doenças causadas pela falta/excesso de sais minerais - Biologia EnemEsta última causa é uma das mais importantes atualmente, uma vez que sais minerais, como o sódio, estão presentes em grande quantidade em alimentos industrializados, com função conservante.

O sódio (assim como outros sais minerais) em grande concentração no sangue dispara a osmose das células, empurrando grande quantidade de água em direção aos vasos sanguíneos, visando igualar a concentração de sais dentro e fora das células.

Essa maior quantidade de líquidos dentro dos vasos sanguíneos, aumenta a sua pressão interna (assim como ocorre quando você abre mais o registro de uma torneira, empurrando mais água para dentro de uma torneira, aumentando a “força” com que ela sai da mangueira).

A hipertensão é considerada uma doença traiçoeira, pois, em geral, é assintomática. Quando a pessoa percebe os seus sintomas, em geral já está com muitos órgãos afetados. Pode ser tratada com mudanças na alimentação e no estilo de vida, bem como com o uso de medicamentos específicos.

Os Sais Minerais na cadeia alimentar

Confira coma professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, as principais características da Cadeia Alimentar.

Se a nutrição falha durante a cadeia alimentar, o desequilíbrio acontece..

O Bócio

Bócio, também conhecido popularmente por papeira, é uma doença cujo principal sintoma é o aumento considerável da glândula tireoide. Esse crescimento anormal da glândula tireoide é causado principalmente pela baixa ingestão de iodo, levando a glândula a trabalhar em excesso e ficar inchada.

Veja na imagem (fonte: www.tuasaude.com/bocio): Resultado de imagem para imagem BócioComo o iodo é encontrado naturalmente em alimentos provenientes do mar, como peixes, pessoas que vivem em regiões distantes dos oceanos possuem maior tendência a apresentar bócio.

Por tal motivo, no Brasil, há uma lei que obriga as indústrias produtoras de sal de cozinha a enriquecerem o alimento com iodo.

Aula Gratuita sobre Anemia

Para saber um pouco mais sobre a anemia, veja esta interessante reportagem do canal do Youtube “Tua Vida”, com a nutricionista Tatiana Zanin:

Dica 2: Antes de continuar a estudar as doenças causadas pela falta de sais minerais, que tal revisar a função dos vários sais minerais em nosso organismo? Então veja este post com videoaula do professor Paulo Jubilut.

 

Aula Gratuita sobre Hipertensão:

Para saber mais sobre a hipertensão, veja este vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

Exercícios para testar seu nível:

Agora que você já sabe tudo sobre as principais doenças causadas pela falta ou pelo excesso de sais minerais, que tal testar seus conhecimentos?

(Unesp) Os médicos de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as propostas seguintes.

Proposta I – distribuição de leite e derivados.
Proposta II – adicionar flúor à água que abastece a cidade.
Proposta III – adicionar iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislação vigente.
Proposta IV – incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparação dos alimentos.
Proposta V – incrementar o consumo de frutas e verduras.

Diante destas propostas, responda.

a) Qual delas traria maior benefício à população, no combate à anemia? Justifique.

b) Qual proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias? Por quê?

Respostas:

a) Proposta IV. O ferro é essencial para a produção de hemoglobina – pigmento vermelho presente nas hemácias – que realiza o transporte de oxigênio dos pulmões aos tecidos do corpo.

b) O cálcio presente no leite e seus derivados é fundamental para os processos de calcificação óssea, mineralização dos dentes e coagulação sanguínea.

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel