Fatores que alteram a cinética química – Simulado Enem

Há reações químicas praticamente instantâneas, e outras que demoram horas e mesmo dias para se concluírem. Tudo depende dos reagentes, dos catalisadores, e das CNTPs. Reações com ácidos e bases, por exemplo, podem ser muito rápidas, quase instantâneas. Já a formação de rochas pode durar longos anos.

Cinética Química é o estudo da velocidade das reações química e os fatores que a alteram.  Há reações químicas praticamente instantâneas, e outras que demoram horas e mesmo dias para se concluírem.

Reações com ácidos e bases, por exemplo, podem ser muito rápidas, quase instantâneas. Por isso, confira na nossa aulas os fatores que alteram a cinética química.fatores que alteram a cinética química

Fatores que alteram a cinética química

 Os principais fatores que influenciam na velocidade das reações são:  Temperatura, Pressão, Catalisadores, Inibidores, Superfície de Contato, Concentração (dos reagentes), e Presença (ou ausência) de Luz.

Para você compreender como estes fatores alteram a cinética das reações: O aumento da Temperatura acelera as reações; O aumento da Pressão provoca mais colisões entre as moléculas, o que também pode aumentar a velocidade das reações.

Entenda os Catalisadores

Os Catalisadores são exatamente ‘aceleradores’ ou ‘facilitadores’ das reações, e contribuem para a maior velocidade; A maior Superfície de Contato e a maior Concentração dos reagentes também contribui para aumentar a velocidade;

Os Inibidores, já pelo próprio nome, reduzem a velocidade das reações e a influência da Luz depende muito do tipo de reação que está ocorrendo, e tanto pode aumentar quanto reduzir a velocidade.

Resumo dos fatores que alteram a Cinética Química

O Canal do Curso Enem Gratuito preparou uma videoaula especial para você aprender o conteúdo com o professor Felipe Sobis, um campeão das aulas de Química na Internet. Veja:

Veja no resumo do Sobis:

  1. A cinética química é a área da química que investiga a rapidez com que as reações químicas ocorrem e os mecanismos por meio dos quais elas se processam.
  2. Traduzindo: Cinética química é a velocidade de uma reação.
  3. Aprenda com o exemplo da reação que forma a amônia. Lembre-se de prestar sempre atenção nos coeficientes estequiométricos.
  4. O tempo de reação vai dizer quanto de reagente foi consumido e quanto de produto foi formado.
  5. Um segredo que te ajuda muito é aprender a utilizar a fórmula da velocidade da reação.
  6. O Sobis, nosso professor de química, explica direitinho pra você garantir mais uns pontos nos fatores que alteram a Cinética Química nas provas do Enem! Veja na aula acima.

 

Agora que você já revisou o tema, responda as 10 questões do simulado de fatores que alteram a cinética química:

Simulado de Cinética Química

Quais os fatores que alteram a Cinética Química?

.

.
=

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuito, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.

Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel