Questões sobre cidadania e direitos: resumo Enem

Veja um resumo e depois teste seus conhecimentos sobre cidadania com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para você estudar!

É comum que as questões de Sociologia do Enem e vestibulares abordem temas amplos, com o que é a cidadania e os direitos. Por isso, trouxemos um resumo para você refletir sobre o tema e uma lista de questões sobre cidadania para testar seus conhecimentos.

Resumo sobre cidadania

O conceito de cidadania está intimamente relacionado ao surgimento do Estado Moderno. Antes, pouco se falava sobre os direitos das pessoas.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, criado no contexto da Revolução Francesa, é um exemplo de documento que buscou assegurar direitos. Contudo, os direitos eram voltados apenas aos homens.

Em 1948, a ONU assina a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ela estabeleceu a universalidade desses direitos para além das diferenças de raça, classe, gênero, orientação sexual e etnicidade.

Resumo sobre Cidadania e Direitos

Veja agora com o professor Alan Ghedini, do canal do Curso Enem Gratuito, e do Curso do Encceja, uma introdução sobre Direitos e Cidadania:

O conjunto dos direitos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos extrapola os limites de cada país, ou seja, não dependem de legislações nacionais específicas. Mas, se todos nós nascemos humanos e iguais, por que precisamos de direitos humanos?

Precisamos deles porque nossas sociedades são altamente hierarquizadas e desiguais. Cada pessoa tem sua identidade formada por elementos diferentes: idade, raça, região onde nasce e mora, orientação sexual, gênero, etc. Tudo isso estabelece diferenças entre as pessoas, isto é, são marcadores sociais da diferença.

Portanto, as pessoas carregam distintos elementos que as fazem diferentes. Em algumas situações, essas diferenças são transformadas em desigualdades. É justamente para tentar sanar essas desigualdades que necessitamos dos direitos humanos.

Em seguida, confira uma videoaula e questões sobre cidadania. Mas, não esqueça de continuar vendo o conteúdo que está logo depois da lista de questões!

Introdução sobre cidadania

Para aprofundar seus estudos, confira a aula da professora Anna, do canal do Curso Enem Gratuito:

Questões sobre cidadania

Saiba como esse conteúdo cai no Enem e nos vestibulares com a lista de questões:

.

Tipos de direitos

Apesar de existir essa declaração da ONU, cada país organiza suas próprias leis. Com o Estado Moderno, começamos a debater o que chamamos de direitos civis. O direito de ir e vir, ao livre pensamento e à prática religiosa são direitos civis, por exemplo. Eles são importantes para garantir as liberdades individuais.

Com a formação dos Estados democráticos, surgem os direitos políticos, que se relacionam à esfera política da vida social. O voto é um exemplo de direito político.

Mais recentemente, surgem os direitos sociais, que são aqueles que garantem direitos a toda população, como o acesso à educação, à saúde, ao transporte coletivo, à moradia, etc. Eles aparecem como uma tentativa de diminuir as desigualdades sociais, indo além das questões de liberdade individual e participação política de cada pessoa.

Podemos entender a cidadania, também, a partir de outras duas dimensões: a formal e a real. A cidadania formal é aquela que de fato é expressa por meio dos direitos que uma população detém em determinado país. Entretanto, mesmo a saúde sendo um direito de todos os brasileiros, por exemplo, nem todos efetivamente têm acesso aos serviços de saúde. A cidadania real, portanto, nem sempre se equivale à cidadania formal.

A inexistência ou ineficácia da cidadania faz com que as pessoas se mobilizem. Nenhum desses direitos foram dados facilmente à população: eles são fruto da luta de vários grupos. Sendo assim, a cidadania nasce de uma constante movimentação social em busca não só de novos direitos, como também visando que direitos já estabelecidos se concretizem na realidade. A cidadania é, portanto, um processo.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Sociologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel