Zika Vírus e Microcefalia: resumo de Biologia com simulado

Aumento de casos de microcefalia no Brasil e contaminação de grávidas pelo vírus são só alguns assuntos que colocaram o Zika Vírus em evidência nos últimos tempos. Entenda o ciclo do mosquito Aedes Aegypti na aula gratuita da professora Juliana, e responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia.

Histórico do Zika vírus no Brasil – Em abril de 2015 a Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou que identificara um vírus até então inédito em nosso país: o zika vírus. Cerca de 500 pacientes de Salvador já apresentavam na época uma doença – até então não identificada – e com sintomas semelhantes à gripe. Era a tragédia do Zika vírus e Microcefalia chegando no Brasil.

Algumas amostras foram analisadas e se confirmou, então, no começo de 2015, a presença deste patógeno emergente no Brasil. O zika é um vírus pertencente à mesma família dos vírus da dengue e da febre amarela (Família Flaviviridae).

Zika vírus e Microcefalia

Microcefalia – Naquela época ainda não estavam presentes os primeiros registros de Microcefalia em bebês de mulheres que tinham contraído o Zika vírus durante a gestação.

No segundo semestre de 2015, em Pernambuco, constatou-se uma explosão com centenas de casos  relacionando Zika vírus e microcefalia.

Em janeiro de 2016 já estavam acima de quatro mil os registros de casos de Microcefalia. Ou seja, o crescimento do Zika vírus no Brasil e a gravidade das consequências decorrentes foi explosivo naquele período, caminhando para uma redução em 2018 e 2019 em função das ações de controle. Porém, o mosquito transissor continua se espalhando pelo país.

Entenda o que é o Zíka vírus e a Microcefalia

O Zika é um vírus envelopado, com uma molécula de RNA como material genético. O zika vírus, endêmico de alguns países da África e do sudeste da Ásia, foi descrito pela primeira vez em 1947 em um macaco Rhesus na floresta de Zika, em Uganda.

Na década seguinte, vários estudos registraram a presença do vírus em humanos de regiões próximas. No Brasil há uma emergência diferenciada em relação ao Zika vírus, pois pela primeira vez nos registros da literatura médica há o fenômeno em escala da Microcefalia ocorrendo nos fetos de grávidas que contraem a doença durante a gestação.

É uma tragédia social e de saúde pública, porque a Microcefalia não tem cura.  Como agravante social a incidência do Zika Vírus e das manifestações de Microcefalia se concentraram em populações de baixa renda, e muitas vezes sem acesso a informações e procedimentos seguros de prevenção.

Veja aula gratuita sobre Zika Vírus e Microcefalia, e também outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito.

A disseminação através do mosquito Aedes Aegypti espalhou -se por todas as Américas, provocando que os Estados Unidos dessem um alerta no começo de 2016 para que mulheres grávidas não viajassem ao Brasil.

A Organização Mundial da Saúde também se mobilizou logo em seguida, praticamente obrigando o governo brasileiro a tomar providências mais sérias para combater o Aedes aegypiti e os virus que ele transmite.

Como o Zika vírus é transmitido?

O zika pode ser transmitido por mosquitos do gênero Aedes, como o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, cujas populações encontram-se em grande crescimento em nosso país. Além disso, há também a transmissão via sexual descoberta em 2009 por um biólogo estadunidense que visitou o Senegal, onde foi picado por mosquitos.

microcefalia-zika-virus
Veja o que é a Microcefalia e como combater o Zika vírus

Brian Foy retornou ao seu país e, antes de apresentar sintomas, teve relações sexuais com sua esposa. Após alguns dias, ambos apresentaram sintomas da doença, ficando pela primeira vez registrado que o zikavírus pode também ser transmitido via sexual.

Dica 1: Revise também uma aula especial sobre a Dengue! Ela pode pintar no Enem e no seu vestibular! Para revisar, veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn e reportagem do dr. Dráuzio Varella.

Quais são os sintomas do zika vírus?

O zika é um agente patogênico bem menos potente que outros da família Flaviviridae. A pessoa infectada passa a apresentar sintomas após um período aproximado de 10 dias. O paciente passa a apresentar febre baixa constante, dores musculares e nas articulações, conjuntivite, erupções na pele e coceira.

Não há registros de mortes causadas pelo zika vírus. A doença evolui de forma benigna e desaparece espontaneamente entre o 3º e 7º dia de sintomas. Observe que a Microcefalia não ataca a mãe do bebê. No caso do Zika vírus e a Microcefalia, a doença se instala no feto.

Como é o tratamento?

Não há tratamento específico para o ciclo do Zika vírus. Segundo o Ministério da Saúde, os médicos devem indicar tratamento sintomático, com o uso de dipirona ou paracetamol para diminuir a febre e a dor. Assim como em casos de dengue, não deve ocorrer o uso de aspirina, sob o risco de ocorrerem hemorragias.

A Microcefalia, que ataca o feto, também não tem tratamento. O bebê nasce com sequelas que até então são permanentes e irreversíveis. Os danos não se limitam ‘ao menor diâmetro da cabeça’. São muito sérios e podem envolver cegueira, retardo mental, dificuldade de locomoção, e deformações físicas, entre outros.

Se tiver dificuldade em alguma questão, têm dicas para estudar. Teste agora o que sabe sobre o Zika Vírus e garanta o acerto na hora da prova.

Zika Vírus e Microcefalia

.

.
=

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora
Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desta prova sobre o Zika vírus e Microcefalia, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel