Lista de exercícios sobre o Realismo no Brasil

Resumo com Simulado. Saiba quais são as principais características do Realismo e treine para as provas com questões do Enem e vestibulares! São 10 exercícios para você testar seus conhecimentos!

O Realismo é uma das escolas literárias que mais caem nas questões de Literatura do Enem. Autores como Machado de Assis também estão os autores mais cobrados. Por isso preparamos uma lista de exercícios sobre Realismo no Brasil e um resumo para você se preparar para as provas!

A origem do Realismo

Antes de começarmos a ver sobre o Realismo propriamente dito, vamos entender o seu contexto de surgimento.
Na Europa, que estava vivendo a segunda fase da Revolução Industrial, há uma mudança radical na cultura: o cientificismo, ou seja, a análise científica, para ser o ponto de partida para o desenvolvimento e o progresso.

Há o desenvolvimento de importantes teorias para o mundo moderno, entre elas o Positivismo de Augusto Comte, a Evolução das Espécies, de Charles Darwin, o Socialismo, de Karl Marx e o Determinismo de Hypolito Taine.

No Brasil, as mudanças sociais e políticas também serão avassaladoras. A Abolição da Escravatura (1888) marca o fim de séculos de opressão. A Proclamação da República (1889) concede ao povo a soberania por meio de representantes eleitos, marcando o fim da Monarquia.

O Realismo no Brasil

Confira com a professora de literatura Camila Zuchetto Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito, como aconteceu o movimento e quais as principais características do Realismo no Brasil:

Realismo é a denominação genérica da reação aos ideais românticos que caracterizou a segunda metade do século XIX. De fato, as profundas transformações vividas pela sociedade europeia exigiam uma nova postura diante da realidade. Assim, não havia mais espaço para as exageradas idealizações românticas. Vem daí o Realismo no Brasil.

A obra que marca o início do Realismo no Brasil é Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1839-1908). Foi publicada em março de 1880, como um folhetim, em capítulos na Revista Brasileira. No ano seguinte, saiu na forma de livro. A data formal do Realismo na literatura brasileira é o ano de 1881, portanto.

Machado de Assis, o rei do Realismo:

Confira a importância da escrita machadiana para consagrar o Realismo na literatura brasileira:

Uma característica básica do realismo em Machado de Assis é a visão antiburguês. Isso porque o texto machadiano revela a verdadeira face da sociedade ao final do Império.

A crítica era feita a partir do próprio comportamento dos personagens, de maneira magistral, revelando as falsas bases do relacionamento social da época. Ou, com o narrador fazendo as costuras para o leitor, como no romance das Memórias Póstumas de Brás Cubas.

O contexto do Realismo

Para saber mais sobre as características do Realismo no Brasil, confira a videoaula do Curso Enem Gratuito! E para saber mais sobre os principais autores e obras realistas, confira o conteúdo que está logo depois dos exercícios sobre Realismo.

Exercícios sobre Realismo no Brasil

Em seguida, responda às questões do Enem e vestibulares sobre o Realismo. Se ficar com dúvidas, não esqueça que tem mais conteúdo depois da lista de exercícios!

.

Características do Realismo no Brasil

  • Objetivismo: aparece como negação do subjetivismo romântico e nos mostra o homem voltado para aquilo que está diante e fora dele.
  • A lei da causalidade: pouco importa que os fatos sejam físicos ou morais, eles sempre têm suas causas. Existem causas para a ambição, a coragem, a veracidade; o vício e a virtude são produtos químicos, como o açúcar.
  • Interpretação da vida através da análise do concreto: é a ciência norteando o conhecimento; só conhecemos aquilo que observamos e experimentamos.
  • Linguagem próxima da realidade: fácil, respeitando o ambiente em que está inserida a personagem.
  • Retratação do presente: importando o momento e a verdade em torno daquele momento.
  • Personagens semelhantes a pessoas comuns: insere-se na literatura a importância da análise psicológica das personagens, refletindo melhor a verdade.
  • Detalhismo real: preocupação em “fotografar” a realidade.

Autores e obras do Realismo

Em seguida, saiba mais sobre autores como Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia.

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu e morreu no Rio de Janeiro. De origem humilde, frequentou apenas a escola primária. Do cargo de tipógrafo passou a revisor, redator e colaborador de jornais e revistas.

Sua produção intelectual, iniciada com a crônica e o teatro, foi se intensificando até atingir o ponto culminante com os romances da segunda fase (com destaque para “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”) que o consagraram como um dos maiores escritores da língua portuguesa. A morte de Carolina, sua esposa, em 1904, assinala o início de um período de profunda melancolia na vida de Machado de Assis.

De acordo com a crítica, seu último romance – “Memorial de Aires” – tem caráter autobiográfico. Dentre as características machadianas destacam-se o pessimismo e o humor. Leia a seguir, fragmentos que, respectivamente, tratam disso.

Aluísio Azevedo

Nasceu no Maranhão (1857) e morreu na Argentina (1913). Foi caricaturista de jornais de jornais políticos e humorísticos. Seu romance “O mulato” (1881) é considerado como o primeiro romance naturalista brasileiro. Transitando entre o Romantismo e o Naturalismo, escreveu diversas obras, de qualidade desigual, até 1895, quando trocou a carreira literária pela diplomacia. Sua obra mais famosa é “O cortiço” (1890).

Raul Pompéia

Nasceu e morreu no Rio de Janeiro (1863-1895). Foi professor e jornalista político, participando da campanha abolicionista e engajando-se na causa republicana. Possui algumas obras, porém ficou famoso devido a “O Ateneu”. Neste livro, a personagem Sérgio, já adulto, narra seu tempo de aluno interno no Ateneu. O romance se inicia com a significativa frase do pai: “Vai encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta“.

O Realismo e as artes

É muito comum que o Enem cobre obras de arte relacionadas a escolas literárias. Por isso, trouxemos este conteúdo como um bônus. Aproveite!

No  continente Europeu o movimento realista teve forte impacto na pintura. As artes plásticas passaram a mostrar o cotidiano em destaque, sem ilusionismos sobre as cenas que estavam representadas nas imagens.

Entre os ícones daquele movimento estava o pintor francês Gustave Coubert, que chocou a sociedade com as temáticas sociais. Uma das obras mais representativas de Coubert é o quadro “Os quebradores de pedras”.

A paisagem rural deixa de ter aspecto bucólico e serve apenas de moldura para mostrar a realidade social. Aí um exemplo clássico do Realismo no Brasil aplicado às artes plásticas.O Realismo no Brasil: reflexos nas Artes Plásticas Nele não se encontram traços de conferir poesia ao duro trabalho de adultos e jovens para cortar pedras com cinzel e marretas.  É a dura realidade o que se vê na pintura realista de Coubert, feita em 1849.

No Brasil do século XX as obras de artes plásticas mais representativas do realismo estavam no registro de paisagens já com forte interferência do homem, como se observa neste quadro de Benedito Calixto, mostrando como um aqueduto transformou completamente a paisagem. Realismo - Benedito Calixto

Mas, o trabalho “realista” que deu projeção a Benedito Calixto foi a obra “Inundação na Várzea do Carmo”, em obras que praticamente “retratavam” a paisagem real ali representada:

Inundação na Várzea do Carmo - Realismo

Um século depois, nas décadas de 1980 e 1990, no estado da Bahia, o artista australiano Ron Mueck, radicado no Brasil, desenvolve uma estética própria para produzir esculturas com características hiper-realistas, conquistando rapidamente o reconhecimento mundial. A imagem a seguir mostra o trabalho de Mueck:Realismo

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Literatura, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel