Naturalismo – Resumo de Literatura Enem com Simulado

Veja o resumo com as princiais características, autores e obras deste movimento literário. E, em seguida teste seus conhecimentos sobre o Naturalismo com o Simulado Enem Online de Literatura. São apenas 10 questões para você estudar. Caso erre, têm dicas para estudar.

Naturalismo é uma tendência que se radicou no Realismo, condicionando o homem ao meio ambiente que o rodeia. Segundo um autor naturalista, o homem se submete às forças biológicas ou sociais, agindo de acordo com elas.

As obras naturalistas são marcadas pelo teor da análise social a partir dos grupos marginalizados, que se valoriza o coletivo. É interessante observar, também, que os títulos das obras naturalistas apresentam a mesma preocupação. Olhe só: O mulato, O cortiço, Casa de pensãoO Ateneu.

No Realismo, os autores brasileiros que mais se destacam são Machado de Assis e Raul Pompeia. Já no Realismo com tendências Naturalistas, destacam-se Aluísio de Azevedo e Inglês de Souza.O Naturalismo no Vestibular e no EnemAs obras naturalistas são marcadas pelo teor da análise social a partir dos grupos marginalizados, que se valoriza o coletivo. É interessante observar, também, que os títulos das obras naturalistas apresentam a mesma preocupação. Olhe só: O mulato, O cortiço, Casa de pensão, O Ateneu.

Sobre o romance O Cortiço, existe a cogitação de que o personagem principal não é João Romão, nem Bertoleza, nem Rita Baiana, nem Pombinha, mas o próprio cortiço, onde se passa a narrativa, ou, como afirma o crítico Antonio Candido, o romance é nascimento, vida, paixão e morte de um cortiço”.

Resumo sobre o Naturalismo no Brasil:

Confira agora com a professora de literatura e artes Camila ZUchetto Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito, quais são as bases da Escola Literária do Naturalismo no Brasil:

A Evolução das Espécies influi nas obras naturalistas

Em contrapartida, o naturalismo apresenta romances experimentais: a influência de Charles Darwin no extremo caráter nacionalista, que dá ênfase a natureza animal do homem, ou seja, antes de usar a razão, o homem permite ser levado pelos seus instintos mais naturais, não podendo ser reprimido em suas manifestações instintivas, assim como o sexo, pela moral da classe em dominância.

Quer aproveitar o embalo e revisar as Teorias sobre Origem das Espécies? Veja aqui uma aula gratuita sobre Charles Darwin e Jean-Baptiste Lamarck.

Sobre os pontos que coincidem os romances naturalista e realista, podemos dizer que os dois partem de um ponto igual e chegam a um ponto igual, porém percorrendo caminhos diferentes. Inclusive, os dois atacam a monarquia, o clero e a sociedade burguesa.

Além do mais, podemos encontrar, em um mesmo escritor, alguns comportamentos mais realistas convivendo com enfoques mais naturalistas. Isso acontece em O Ateneu, por exemplo. Eça de Queirós, escritor português, é outro exemplo: certos críticos o consideram naturalista e outros o consideram realista.

Produção literária

Aluísio de Azevedo (1857 – 1913), a fim de ser escritor por profissão, produz uma obra muito diferente: de um lado, os romances românticos, que o próprio autor chamava de comerciáveis e, de outro, os romances naturalistas, chamados de artísticos.

Memórias de um condenado, Mistérios da Tijuca, Filomena Borges são obras que pertencem aos romances românticos, seguindo a “receita” de folhetins. Já os romances naturalistas, escritos por Aluísio de Azevedo, estão O mulato, Casa de pensão e O cortiço. Esses dois tipos de romances não são marcados por uma divisão ou até mesmo fases, como é o caso de Machado de Assis. Os romances românticos simplesmente se alternavam com os naturalistas.

O Cortiço (frag.)

Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas  sua infinidade de portas e janelas alinhadas.

Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo. Como que se sentiam ainda na indolência de neblina as derradeiras notas da última guitarra da noite antecedente, dissolvendo-se à luz loura e tenra da aurora, que nem um suspiro de saudade perdido em terra alheia.

A roupa lavada, que ficara de véspera nos coradouros, umedecia o ar e punha-lhe um fartum acre de sabão ordinário. As pedras do chão, esbranquiçadas no lugar da lavagem e em alguns pontos azuladas pelo anil, mostravam uma palidez grisalha e triste, feita de acumulações de espumas secas.

Dica: assista a esta videoaula do prof. Rolo e revise o conteúdo antes do Simulado.

Agora que você relembrou um pouco o conteúdo, responda as 10 questões sobre o Naturalismo com o Simulado Enem de Literatura. Se errar alguma pergunta, têm dicas para estudar.

Prepare-se para o Enem e demais vestibulares no Simulado Enem Gratuito!

Simulado de Naturalismo

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Naturalismo, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão ds questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel