Variedades Linguísticas: resumo de Gramática com simulado

Variações linguísticas são diferenças de interpretação e de construção de sentidos das palavras de um idioma. Teste o que você sabe sobre o tema com questões do Enem e vestibulares!

O Enem e os vestibulares sempre cobram conteúdos relacionados às transformações do idioma em diferentes épocas e espaços. Por isso você não pode deixar de conferir nosso resumo e exercícios sobre variações linguísticas. Assim você chega nas provas preparado para as questões de Linguagens!

Resumo sobre variações linguísticas

Variações linguísticas são as diferentes maneiras de se falar um mesmo idioma. A língua portuguesa pode variar, por exemplo, de acordo com o lugar onde é falado. O português de Portugal é diferente do português do Brasil, não é mesmo?

O idioma também pode variar conforme o contexto: veja a diferença entre a língua falada e a escrita. Cada contexto, local e situação possuem as suas particularidades e isso se transmite à linguagem.

Portanto, podemos entender as variações linguísticas da seguinte forma: a língua é a forma que os humanos tem de entender o seu universo interno e externo. Ou seja: a idade, o gênero, o meio social, o espaço geográfico e a época são elementos que tornam a língua peculiar, diferente e única.

Exemplos de variações 

Confira agora com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução com exemplos da variações da Linguagem.

De acordo com Fernando Pestana, as variações podem se classificar como:

  • Diacrônicas ou históricas: ocorrem quando a língua apresenta mudanças dentro da linha do tempo.
  • Diatópicas, de natureza geográfica, regional ou dialetal: são aquelas que apresentam mudanças de região para região, o que simplesmente conhecemos como sotaque (pronúncia típica de uma região).
  • Distráticas, de natureza social ou cultural: são as variações ocorridas em razão da convivência entre os grupos sociais.
  • Diafásicas, de natureza situacional ou expressiva: se dão em função do contexto comunicativo, ou seja, a ocasião determina o modo como vamos falar com o interlocutor, podendo ser formal ou informal.

Tirinha - variações linguísticasO diálogo entre Chico Bento e Zé Lelé é um exemplo de variação linguística diatópica.

Questões resolvidas – Linguagem Informal

Confira com a professora Mercedes as dicas para você resolver as questões de Linguagem nas provas do Enem e dos vestibulares.

Exercícios sobre variações linguísticas

Em seguida, resolva os exercícios sobre variações linguísticas. Depois das questões tem mais conteúdo sobre o preconceito linguístico, que também é um tema que costuma aparecer no Enem.

.

Preconceito linguístico

O modo de falar ou de escrever de uma pessoa pode ser fonte de discriminação social. O nome deste fenômeno é preconceito linguístico. Veja agora com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito:

Bons estudos!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Gramática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel