Teste seus conhecimentos sobre meio ambiente com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para você estudar Sociologia!
O meio ambiente e a sustentabilidade são assuntos que caem em quase todas as provas do Enem. Por isso, você não pode deixar de estudar o conteúdo. Confira nosso resumo e lista de questões sobre meio ambiente!
A relação entre desenvolvimento econômico e meio ambiente tem ficado cada vez mais complexa nos últimos séculos. A partir da Revolução Industrial, houve um aumento gigantesco da exploração de recursos naturais para alimentar uma indústria e consumo crescentes. A exploração predatória do meio ambiente gerou uma série de problemas, como, por exemplo poluição, desmatamento, extinção de espécies e escassez de recursos.
Por isso, um conjunto de questões vem sendo debatidas atualmente, como, por exemplo: qual a quantidade de recursos naturais necessários para sustentar a humanidade? Quais tecnologias existem ou podem ser criadas na busca de soluções para os problemas ambientais? Qual a quantidade de habitantes que o planeta suporta com os recursos existentes? Nossos padrões de consumo terão que ser mudados radicalmente?
Um conceito tem sido bastante utilizado como chave na resposta para essas perguntas: o desenvolvimento sustentável.
Conferências do meio ambiente e a sustentabilidade
Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo, o primeira evento mundial sobre meio ambiente organizada pela ONU. Naquela ocasião, surgiu o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Seus objetivos são monitorar o meio ambiente em escala global, alertar povos e nações sobre ameaças e recomendar medidas para minimizar os principais problemas.
Já na década de 1980, surge uma Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Seu intuito foi analisar o quadro ambiental da época e propor alternativas. Em 1987, essa comissão publicou um relatório intitulado Nosso Futuro Comum, que trazia o conceito de desenvolvimento sustentável.Seu objetivo é“promover um desenvolvimento que atenda às necessidades presentes sem comprometer a capacidade do planeta em atender às necessidades futuras”.
Para a ONU, tanto a tecnologia quanto a sociedade podem ser aprimoradas de modo que haja um crescimento econômico que utilize práticas científicas mais racionais que respeitem os limites da natureza.
Em termos práticos, o desenvolvimento sustentávelprega o desenvolvimento econômico que utilize os recursos naturais de maneira racional pelas sociedades atuais, de maneira a garantir a disponibilidade desses recursos para as gerações futuras.
Em 2015, foi lançada aAgenda 2030, que busca orientar as práticas da sociedade e traz os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental. No entanto, para atingir essas metas, a adoção de tecnologias ecologicamente corretas deve ser acompanhada de mudança de hábitos de consumo praticados pela humanidade atualmente.
Resumo sobre desenvolvimento sustentável
Para complementar seus estudos, confira a aula do professor Carrieri do Curso Enem Gratuito:
Questões sobre meio ambiente
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
A ironia expressa na tirinha representa uma crítica à seguinte relação entre sociedade e natureza:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2020/2ª Aplicação)
Gifford Pinchot, engenheiro florestal treinado na Alemanha, criou o movimento de conservação dos recursos, apregoando o seu uso racional. Na verdade, Pinchot agia dentro de um contexto de transformação da natureza em mercadoria. Na sua concepção, a natureza é frequentemente lenta e os processos de manejo podem torná-la eficiente; acreditava que a conservação deveria basear-se em três princípios: o uso dos recursos naturais pela geração presente, a prevenção de desperdício e o uso dos recursos naturais para benefício da maioria dos cidadãos.
DIEGUES, A. C. S. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec; Edusp, 2000.
A atual concepção de desenvolvimento sustentável diferencia-se da proposta de Gifford Pinchot, do fim do século XIX, pelo foco na
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2019/1ª Aplicação)
TEXTO I
Os segredos da natureza se revelam mais sob a tortura dos experimentos do que no seu curso natural.
BACON, F. Novum Organum, 1620. In: HADOT, P. O véu de Ísis: ensaio sobre a história da ideia de natureza. São Paulo: Loyola, 2006.
TEXTO II
O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995.
Os textos indicam uma relação da sociedade diante da natureza caracterizada pela
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2018)
No início da década de 1990, dois biólogos importantes, Redford e Robinson, produziram um modelo largamente aceito de “produção sustentável” que previa quantos indivíduos de cada espécie poderiam ser caçados de forma sustentável baseado nas suas taxas de reprodução. Os seringueiros do Alto Juruá tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caçando acima do sustentável (dentro do modelo), eles diziam que não, que o nível da caça dependia da existência de áreas de refúgio em que ninguém caçava. Ora, esse acabou sendo o modelo batizado de “fonte-ralo” proposto dez anos após o primeiro por Novaro, Bodmer e o próprio Redford e que suplantou o modelo anterior.
CUNHA, M. C. Revista USP, n. 75, set-nov. 2007.
No contexto da produção científica, a necessidade de reconstrução desse modelo, conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a)
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
Segundo a Conferência de Quioto, os países centrais industrializados, responsáveis históricos pela poluição, deveriam alcançar a meta de redução de 5,2% do total de emissões segundo níveis de 1990. O nó da questão é o enorme custo desse processo, demandando mudanças radicais nas indústrias para que se adaptem rapidamente aos limites de emissão estabelecidos e adotem tecnologias energéticas limpas. A comercialização internacional de créditos de sequestro ou de redução de gases causadores do efeito estufa foi a solução encontrada para reduzir o custo global do processo. Países ou empresas que conseguirem reduzir as emissões abaixo de suas metas poderão vender este crédito para outro país ou empresa que não consiga.
BECKER, B. Amazônia: geopolítica na virada do II milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
As posições contrárias à estratégia de compensação presente no texto relacionam-se à ideia de que ela promove
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
Fundamos, como afirmam alguns cientistas, o antropoceno: uma nova era geológica com altíssimo poder de destruição, fruto dos últimos século que significaram um transtorno perverso do equilíbrio do sistema-Terra. Como enfrentar esta nova situação nunca ocorrida antes de forma globalizada e profunda? Temos pessoalmente trabalhado os paradigmas da sustentabilidade e do cuidado como relação amigável e cooperativa para com a natureza. Queremos, agora, agregar a ética da responsabilidade.
Após a leitura do cartum, pode-se concluir corretamente que ele
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Unesp SP/2018)
Com a dependência crescente por bens de consumo e o aumento da pressão sobre os recursos naturais, a relação crescimento econômico e desenvolvimento com sustentabilidade é praticamente impossível no sistema capitalista, no qual estamos inseridos. Assim, destaca-se na atualidade a importância assumida pelo parâmetro da sustentabilidade como condição para a permanência e a duração de determinada sociedade.
(Tereza C. Aguiar. Planejamento ambiental, 2016.)
A sustentabilidade, no sentido exposto pelo excerto, propõe
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FCM MG/2017/Janeiro)
A definição mais aceita para se considerar o desenvolvimento como sustentável é a de que ele deve ser capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. A ideia é que as atividades humanas não esgotem os recursos naturais, como a água limpa, as terras aráveis e as florestas. Ao mesmo tempo, todo desenvolvimento deve garantir condições de educação, de moradia e de saúde que forneçam vida digna à população.
Com relação ao que se deve considerar sobre o desenvolvimento sustentável e as atitudes que os países devem tomar na sua consecução, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
A linhagem dos primeiros críticos ambientais brasileiros não praticou o elogio laudatório da beleza e da grandeza do meio natural brasileiro. O meio natural foi elogiado por sua riqueza e potencial econômico, sendo sua destruição interpretada como um signo de atraso, ignorância e falta de cuidado.
PÁDUA, J. A. Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888). Rio de Janeiro: Zahar, 2002 (adaptado).
Descrevendo a posição dos críticos ambientais brasileiros dos séculos XVIII e XIX, o autor demonstra que, via de regra, eles viam o meio natural como
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.
Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular.
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.