Questões sobre meio ambiente e sustentabilidade

Teste seus conhecimentos sobre meio ambiente com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para você estudar Sociologia!

O meio ambiente e a sustentabilidade são assuntos que caem em quase todas as provas do Enem. Por isso, você não pode deixar de estudar o conteúdo. Confira nosso resumo e lista de questões sobre meio ambiente!

Resumo sobre meio ambiente e sustentabilidade

A relação entre desenvolvimento econômico e meio ambiente tem ficado cada vez mais complexa nos últimos séculos. A partir da Revolução Industrial, houve um aumento gigantesco da exploração de recursos naturais para alimentar uma indústria e consumo crescentes. A exploração predatória do meio ambiente gerou uma série de problemas, como, por exemplo poluição, desmatamento, extinção de espécies e escassez de recursos.

Por isso, um conjunto de questões vem sendo debatidas atualmente, como, por exemplo: qual a quantidade de recursos naturais necessários para sustentar a humanidade? Quais tecnologias existem ou podem ser criadas na busca de soluções para os problemas ambientais? Qual a quantidade de habitantes que o planeta suporta com os recursos existentes? Nossos padrões de consumo terão que ser mudados radicalmente?

Um conceito tem sido bastante utilizado como chave na resposta para essas perguntas: o desenvolvimento sustentável.

Conferências do meio ambiente e a sustentabilidade

Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo, o primeira evento mundial sobre meio ambiente organizada pela ONU. Naquela ocasião, surgiu o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Seus objetivos são monitorar o meio ambiente em escala global, alertar povos e nações sobre ameaças e recomendar medidas para minimizar os principais problemas.

Já na década de 1980, surge uma Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Seu intuito foi analisar o quadro ambiental da época e propor alternativas. Em 1987, essa comissão publicou um relatório intitulado Nosso Futuro Comum, que trazia o conceito de desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é “promover um desenvolvimento que atenda às necessidades presentes sem comprometer a capacidade do planeta em atender às necessidades futuras”.

Para a ONU, tanto a tecnologia quanto a sociedade podem ser aprimoradas de modo que haja um crescimento econômico que utilize práticas científicas mais racionais que respeitem os limites da natureza.

Em termos práticos, o desenvolvimento sustentável prega o desenvolvimento econômico que utilize os recursos naturais de maneira racional pelas sociedades atuais, de maneira a garantir a disponibilidade desses recursos para as gerações futuras.

Em 2015, foi lançada a Agenda 2030, que busca orientar as práticas da sociedade e traz os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental. No entanto, para atingir essas metas, a adoção de tecnologias ecologicamente corretas deve ser acompanhada de mudança de hábitos de consumo praticados pela humanidade atualmente.

Objetivos de desenvolvimento sustentável - Questões sobre meio ambiente

Resumo sobre desenvolvimento sustentável

Para complementar seus estudos, confira a aula do professor Carrieri do Curso Enem Gratuito:

Questões sobre meio ambiente

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Sociologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel