Resumo sobre Função Poética da Linguagem: literatura Enem

Você sabe o que é Função Poética? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem Online de Literatura. São apenas 10 questões para você estudar!

O artista literário trabalha com a palavra buscando construir novos sentidos e significados. O poeta procura e encontra as melhores palavras para conseguir o máximo possível de efeitos sonoros, em busca do encontro com o ritmo poético. Nesse resumo sobre a função poética da linguagem você vai entender melhor a linguagem poética e sua função, para não ter dúvidas diante das questões do Enem e do Vestibular!

Quando o escritor produz um texto e sua intenção está totalmente voltada para essa mensagem, para uma especial colocação das palavras, sendo na escolha delas, em suas combinações e organizações, deparamo-nos com a função poética de uma linguagem.

As Funções da Linguagem

No momento em que se seleciona e se combina de maneira especial as palavras, quem está produzindo o texto procura usar alguns elementos fundamentais, como o ritmo e a sonoridade, o belo e o inusitado das imagens, valores de sentido conotativos (aquele que não está em seu sentido literal) e as figuras de palavras.

Todos os elementos contribuem para a Função Poética.Função Poética

Em um texto poético você pode se deparar também com as outras funções de linguagem:

  1. função referencial, que está centrado no referente, naquilo que se fala;
  2. função conativa, que tem como objetivo persuadir o leitor;
  3. função emotiva, quando o produtor do texto tem a intenção de posicionar-se em relação ao tema no qual escreve;
  4. função metalinguística, quando a preocupação está voltada para a própria escrita, para seu próprio código utilizado;
  5. função fática, quando o emissor tem a preocupação em manter contato com o destinatário. Porém, o valor da poesia está especificamente no trabalho realizado com a própria mensagem em construção.

Resumo sobre a Função Poética da Linguagem

Veja agora com a professora Jéssica Forini, do canal do Curso Enem Gratuito, o resumo sobre as funções da Linguagem:

Importante é saber que a função poética da linguagem não está presente, por incrível que pareça até mesmo pelo nome da sua função, somente na poesia.

Você encontrará em textos escritos em prosas, em anúncios publicitários, em slogans, em ditados e provérbios e, até mesmo, em diálogos de nossa comunicação diária. Atente-se de que, nesses casos, a função poética nunca será a função dominante.

Geralmente, os provérbios são frases bem arrumadas e, principalmente, ritmadas. Dessa maneira, são frases de fácil memorização, que constitui em bons exemplos da função poética da linguagem:

  1. “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.”
  2. “Aos trancos e barrancos.”
  3. “Deus ajuda quem cedo madruga.”
  4. “Em briga de marido e mulher, não se deve meter a colher.”
  5. “Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.”
  6. “Quem casa, quer casa.”

Observe, agora, a construção do anúncio do medicamento Doril:

resumo sobre a função poética da linguagem

Assim como os provérbios que você viu ali em cima, a propaganda do Doril também é construída em rima, característica da função poética.

Aula Gratuita + Simulado sobre a Função Poética

Confira agora com a profssora Camila, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese sobre a Função Poética da Linguagem:

Responda agora no Simulado o que você aprendeu no resumo sobre a Função Poética da Linguagem.

 

Simulado A Função Poética

.

.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel