Escala Cartográfica – Resumo enem de Geografia com Simulado

A Escala Cartográfica é muito utilizada dentro da cartografia para elaboração de mapas. Veja o que sabe sobre o tema com o Simulado Enem Online de Geografia. São apenas 10 questões e, se errar, têm dicas para estudar!

A escala cartográfica é uma ferramenta utilizada para estudar e perceber a relação entre as dimensões dos elementos contidos no mapa e a realidade do terreno.

A cartografia é uma ciência que auxilia a geografia, pois, através do estudo das representações feitas a partir dos mapas, pode obter maiores detalhes de um local. Mas, o que é a escala cartográfica? – A escala é a relação entre a realidade e o que está sendo representado no papel.

Para você entender: Quando se representa a superfície, utiliza-se uma linguagem própria, a linguagem cartográfica, portanto podemos fazer uma leitura de fenômenos, distâncias, e tirar nossas conclusões.Escala CartográficaMas, para isso, precisamos entender os códigos que os mapas trazem e decifrar a legenda. Veja no exemplo acima que no mapa do Brasil a escala indicada é uma. Mas, na expansão do Estado do Rio de Janeiro a escala é outra, mostrando muito mais detalhes:

As duas Escalas Cartográficas: 1 – Escala Numérica; e, 2 – Escala Gráfica.

Escala Numérica: expressa a redução da distância da superfície real. É representada por uma fração. Exemplo: 1:100 000 (lê-se, escala um por cem mil ou um para cem mil). Portanto significa que essa escala foi reduzida 100 mil vezes.

Escala Gráfica: É representada por uma linha em forma de um gráfico, indicando a distância real com as distâncias do mapa. Exemplo:Escala CartográficaOs mapas da escala numérica trazem como unidade o centímetro ( cm ), e as distâncias reais são medidas em quilômetros ( Km ).

Aula Gratuita sobre Escalas Cartográficas

Veja com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, uma aula completa sobre Leitura e Interpretação de Mapas. Todo ano cai no Enem.

Muito bom este resumo. Vamos continuar com as. escalas Numérica, e Cartográfica

Acompanhe o raciocínio para entender: 

No exemplo acima da escala numérica, 1 cm no mapa corresponde a 1 km na realidade.

  • Calculando a distância no mapa:
  • Para se calcular a distância entre dois pontos no mapa temos a seguinte fórmula:
  • D= E.d
  • Onde:
  • D= distância real
    E= Escala
    d= Distância no mapa
  • Exemplo:  Um mapa de escala 1:200 000 possui entre dois pontos 20 cm de distância. Calcular a distância real.
  • É só aplicar na fórmula:
  • D= 200 000 . 20 = 4000 000 cm ou 40 km.

 

Agora uma importante dica:

A escala é inversamente proporcional , ou seja: quanto maior o denominador , menor a área representada no mapa. Representando menor riquezas de detalhes. Veja na imagem:

Mapa 1 – Com uma escala de 1:79 000 000 (1 para 79 milhões), escala onde se visualiza o Brasil inteiro, porém com menor detalhes.Escala CartográficaFigura 2 – E, quanto menor o denominador, maior a área representada, apresentando maior riqueza de detalhes.

Veja no Mapa 2 para entender por que quanto menor o denominador da escala, “maior” fica a imagem em relação aos detalhes apresentados. Na prática, você enxerga melhor numa  escala onde o denominador é menor.

Mapa 2- Com uma escala de 1:29 000 000 ( um para 29 milhões), escala onde se visualiza com maior riqueza de detalhes alguns estados brasileiros.Escala CartográficaDica importante: Quanto maior a escala, menor a área representada no mapa (poucos detalhes). Quanto menor a escala, maior a área representada no mapa (maiores detalhes). Se liga!

Refresque a sua memória sobre Escala Cartográfica, tema recorrente no Enem e vestibulares! Vamos estudar?

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Geografia e veja o que sabe sobre Escala Cartográfica. Se errar, têm dicas para estudar!

Escala Cartográfica

.

.
===

Veja aqui aulões gratuitos de Geografia:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel