Exercícios sobre a colonização mercantilista europeia

Preparamos um simulado sobre a colonização mercantilista europeia. Teste o que você sabe sobre este importante conteúdo de História!

Revise o processo de colonização mercantilista desenvolvido por países como Portugal, Espanha e Inglaterra para resolver um simulado de 10 questões sobre o tema.

O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotadas por nações europeias, entre o século XV e XVIII, no período da expansão marítima. Toda a economia era voltada para atingir um objetivo fim: manter a balança comercial favorável.

Assim, o modelo de colonização mercantilista foi fundamental para o desenvolvimento da economia de países como Portugal, Espanha e Inglaterra.

Você já deve ter visto alguma notícia ou reportagem sobre a balança comercial brasileira, mesmo que não tenha prestado atenção. O apresentador deve ter falado em déficit ou superávit do último trimestre, que certo setor da economia cresceu a exportação em 12% ou qualquer outro exemplo. 

Pode-se pensar a nação como um grande mercado que é abastecido por produtores locais. Esse mercado mede sua riqueza em metais preciosos, sendo assim, todos os produtos são trocados por ouro e outros metais.

Quando existe demanda por produtos que não produzidos pelos locais, o mercado é obrigado a gastar o ouro arrecadado em produtos de estrangeiros.

A diferença entre o que se arrecada com a venda dos produtos locais em comparação com o que se gasta na compra de produtos estrangeiros determina se a balança comercial é favorável ou não. Caso o mercado venda mais produtos do que compra, temos o superávit, ou seja, balança comercial favorável.

Se gastar mais com as compras do que arrecadar temos o déficit, ou balança comercial desfavorável. O exemplo simplório usado acima serve para entendermos o objetivo central das nações que adotaram a colonização mercantilista, que era basicamente fazer crescer as reservas de metais preciosos através do comércio internacional.

Características do Mercantilismo

Com esta finalidade, países como Portugal adotaram as seguintes medidas:

  • incentivo à produção de manufaturados;
  • acúmulo de reservas de metais preciosos conhecido por metalismo;
  • intervenção na economia (intervencionismo);
  • proteção de produtos nacionais (protecionismo);
  • uso do chamado Pacto Colonial.

Videoaula sobre a colonização mercantilista europeia

Confira um resumo de introdução ao Mercantilismo com o professor de história Felipe de Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito.

Simulado sobre a colonização mercantilista europeia

Agora que você revisou o conteúdo, responda às questões e teste o seu conhecimento sobre a colonização mercantilista europeia.

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado História
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel