Resumo com lista de exercícios sobre Relações Ecológicas

Veja Mutualismo, Comensalismo, Parasitismo, Simbiose, Canibalismo, Competição, etc. As relações ecológicas são aquelas desenvolvidas entre os seres vivos de uma comunidade para sua sobrevivência. Confira nosso resumo e exercícios sobre o assunto!

As relações ecológicas estão entre os assuntos de Biologia mais cobrados no Enem e nos vestibulares. Por isso selecionamos 10 questões para que você possa relembrar do assunto e conferir se precisa estudar mais. Mas, antes de partir para os exercícios, vamos relembrar rapidamente o que são relações ecológicas e como elas se classificam.

O que são relações ecológicas

As relações ecológicas são aquelas que se desenvolvem entre os seres vivos de uma comunidade, ou seja, entre os componentes bióticos. Elas podem estar ligadas à alimentação e outros aspectos da sobrevivência dos seres vivos.

Exercícios de Relações Ecológicas - Biologia Enem
Rêmoras aderidas em um tubarão-baleia em uma relação ecológica de comensalismo.

Essas relações podem ser intraespecíficas ou interespecíficas. As relações ecológicas intraespecíficas são aquelas que se desenvolvem entre seres vivos de uma mesma espécie. Enquanto isso, as interespecíficas são aquelas que se estabelecem entre seres vivos de espécies diferentes.

As relações ecológicas também se classificam em harmônicas e desarmônicas. As harmônicas são aquelas em que nenhum ser vivo sai prejudicado. Já nas desarmônicas sempre há um ser vivo prejudicado.

Resumo de Relações Ecológicas

Para relembrar quais são os tipos de relações ecológicas, confira com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas sobre o tema.

  1. Estudar ecologia e as diversas relações ecológicas com as dicas da professora Juliana Evelyn Santos é crucial para você entender como as ações humanas podem interferir no equilíbrio dos ecossistemas.
  2. Claro, o foco é que você aprenda para arrasar nas questões de Biologia do Enem.
  3. Mas, o aprendizado que está presente no estudo das Relações Ecológicas vai bem mais fundo.
  4. Você aprende sobre a vida na terra, e entende como é sutil, frágil e importante manter o equilíbrio dentro de cada ecossistema, dentro dos Biomas, em toda a Natureza.
  5. Bora revisar esse conteúdo com a professora Ju?
  6. Você vai se apaixonar pelos quadros fofos feitos por ela para explicar as Relações Ecológicas.

Exercícios sobre relações ecológicas

Por fim, responda a exercícios sobre relações ecológicas que já caíram no Enem e nos vestibulares:

.

Se você ainda precisa de uma revisão sobre o assunto, confira a nossa aula completa de relações Ecológicas!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Biologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel