Impulso e Quantidade de Movimento – Simulado de Física Enem

Confira no resumo com aulas gratuitas como resolver os exercícios de Impulso e Quantidade de Movimento. Aprenda a utilizar a unidade "Newton", que é utilizada para a Força. Vem!

O impulso e a quantidade de movimento são assuntos que caem bastante no Enem e nos vestibulares. O impulso é um “empurrão”: uma força que atua em um corpo, em um determinado intervalo de tempo. Bora revisar os fundamentos e depois resolver as questões do Simulado de Impulso e Quantidade de Mobimento.

Impulso é o produto da força pelo tempo. A Força é contada em unidades de Newton. E, o tempo durante o qual a Força atua sobre o corpo, é medido em segundos. Então, o Impulso é referenciado em “Newtons por segundo”.

 A direção e o sentido do impulso são os mesmos da força.  Só podemos utilizar a fórmula do impulso quando a força for constante. Se a força for variável, será necessário utilizar um gráfico – que o problema geralmente oferece. Nas questões do Simulado de Impulso têm exercícios assim para você resolver.

Impulso e Quantidade de Movimento

Confira agora com o professor Márcio Rossetto, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo bem explicado que vai ajudara você a resolver problemas de Impulso e Quantidade de Movimento nas provas do Enem.

As dicas do professor Rossetto para o Simulado de Impulso:

Em um gráfico força X tempo, basta calcular a área da forma geométrica (veja no vídeo uma exemplo deste cálculo, com um triângulo) para obter numericamente o impulso.

  1. – A outra grandeza física que  você aprende nesta aula com o professor Rossetto é a quantidade de movimento, dada pelo produto da massa pela velocidade.
  2. A direção e o sentido serão os mesmos do vetor velocidade.
  3. Exemplo 1 no vídeo: cálculo do impulso (velocidade constante).
  4. Exemplo 2: cálculo da quantidade de movimento.
  5.  Exemplo 3: cálculo do impulso (velocidade variável), com gráfico.
  6. Acompanhe no vídeo os exercícios resolvidos pelo professor Rossetto, que assim você consegue aprender mais rápido para resolver os problemas do Simulado de Impulso.

 

Teorema do Impulso e Colisões

Antes de começar o simulado de impulso, veja agora o Teorema do Impulso e Colisões. É um conhecimento daqueles do tipo que “abre a cabeça” e faz pensar.

Como surge o teorema do impulso?

Veja na aula do professor Rossetto um desenvolvimento explicativo no quadro. Ele vai mostrar para você como foi que os cientistas chegaram à conclusão de que o impulso de uma força resultante corresponde à variação da quantidade de movimento.

Veja no resumo:

  1.  Resolução de um exercício para exemplificar a aplicação do teorema.
  2. Em sistemas livres de forças externas, a quantidade de movimento do sistema permanece constante (Qinício = Qfinal).
  3. Resolução de exercício sobre quantidade de movimento.
  4. Veja no vídeo as resoluções. Assim você chega com tudo no Simulado de Impulso.

Parabéns, você fez a revisão completa sobre Impulso e Quantidade de Movimento. Acertar uma questão com este conteúdo no Enem ou nos vestibulares abre uma boa vantagem para você na pontuação.

Então, agora é hora de fazer os exercícios para testar o seu nível.

Simulado de Impulso e Quantidade de Movimento

.

.
=

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

simulado de impulso

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel