Platão e as formas de governo: resumo com Simulado Enem

Você sabe as definições de Democracia? E Tirania? Teste seus conhecimentos sobre as formas de governo, de acordo com Platão, para acertar na hora da prova! São apenas 10 questões para você estudar e, se errar, têm dicas para estudar.

Filosofia Enem: Platão (428 a.c), foi discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles. Suas teorias foram apresentadas em livros, que foram feitos através de diálogos. Veja as Formas de Governo para mandar bem no Enem, no Encceja e nos vestibulares.

Platão demonstrou sua preocupação com a política e sua organização nos livros: A República, O Político e As Leis. Seu ponto de partida para o desenvolvimento de suas teorias foi a sociedade ateniense.

Platão e as formas de Governo

Através de seus estudos, chegou a conclusões importantes quanto à consciência política por parte dos cidadãos: essa consciência deveria ser ensinada, principalmente aos jovens durante  a sua base educacional.1Os estudos de Platão e as formas de governo indicaram, para ele, que há três formas de governo, três tipologias possíveis de se governar uma sociedade:

  • 1 democracia,
  • 2 aristocracia,
  • 3 – monarquia.

Confira agora no resumo do professor Ernani, que dá aulas de Filosofia no canal do Curso Enem gratuito:

Estas formas de governo são classificadas por Platão como formas puras e, como tudo tem dois lados, essas formas puras possuem sua versão impura ou seja, ruim, danosa, quando adotadas.

Veja:3

Tipologia de governo para Platão

As formas de governo puras correspondem primeiramente ao modo como são exercidas. A democracia, governo de muitos, do povo (demo= povo, cracia= governo); aristocracia, governo de alguns( poucos) intelectuais e comerciantes; e a monarquia, governo de um só ( o Rei-Filósofo).

É importante salientar que apesar de termos herdado o conceito de democracia da Grécia Antiga, atualmente nossa democracia é muito diferente da que foi outrora (somente os homens livres (que representavam aproximadamente 30% de uma população), sendo que estrangeiros, escravos (era assim naquele tempo) e mulheres não tinham direito a voto.

Quando não bem exercidas, essas formas se degeneram, a democracia degenera em uma anarquia, a monarquia se transforma em uma tirania; a aristocracia em oligarquia, quando essas degenerações acontecem significa que o governante não está mais governando para  e pelo seus governados, ou seja, está interessado apenas em seus próprios interesses.

O democrático, segundo Platão, se corrompe pelo desejo de liberdade, o aristocrata é corrompido pelo desejo de riqueza e o monarca, para manter-se no poder utiliza-se da violência.

 “(…) Consiste na composição harmônica e ordenada de três categorias de homens- os governantes-filósofos, os guerreiros e os que se dedicam aos trabalhos produtivos. Trata-se de um Estado que nunca existiu em nenhum lugar.”

“Todos os Estados que realmente existem, os Estados reais, são corrompidos – embora de modo desigual. Enquanto o Estado perfeito é um só (e não pode deixar de ser assim, porque só pode haver uma constituição perfeita) (…).”

A Justiça na filosofia de Platão

Confira agora com o professor Alan Ghedini um aspecto do pensamento platônico que sempre cai nas provas. Veja “Platão e o Conceito de Justiça”:

Estas ideias foram desenvolvidas por Platão faz quase três mil anos. E elas continuam valendo!

As formas de Governo no Brasil

Vale lembrar que o Brasil  hoje é um República democrática, mas já foi uma monarquia (século XIX), chamada de O Império do Brasil.

Os tempos da monarquia terminaram com a deposição, em 15 de novembro de 1889, do imperador D. Pedro II, após um reinado de 58 anos, por meio de um golpe de Estado guiado por um grupo de líderes militares, que culminou na Proclamação da República, com a adoção de uma forma democrática e  republicana de governo.

No início da República governaram os militares e depois os latifundiários, num ciclo em que o poder estava nas mãos da  aristocracia brasileira, com os  grandes latifundiários os barões do leite e do café, o que originou a política café com leite.

Em 1930 Getúlio Vargas, novamente com os militares, toma o poder e governa de maneira ditatorial até 1945, quando é obrigado a deixar a presidência da república por pressão dos Marechais, Generais, Almirantes e Brigadeiros que retornam dos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial.

Temos eleições, vendidas pelo Marechal Dutra. Getúlio Vargas volta pelo voto popular em 1951, e comete suicídio em 1954. Juscelino Kubitschek ganha as eleições após a morte de Getúlio, e governa democraticamente até 1960. Jânio Quadros vence as eleições para suceder Juscelino, mas renuncia em 1961, abrindo as portas para um ciclo de turbulências.

O Vice de Jânio Quadros era João Goulart, que foi deposto pelos militares em 1964. Tem início um novo ciclo de Ditadura Militar que dura até 1985, quando retorna o regime democrático.

Como você pode ver, a política no Brasil já viveu todas as formas de governo definidas por Platão. Confira agora no resumo com o professor Alan Ghedini, do canal do curso Enem Gratuito,  uma passaem genial na filosofia de Platão, que é “O mito da caverna”.

Responda as 10 questões sobre as formas de governo por Platão e, caso erre alguma resposta, têm dicas para estudar!

Platão e as formas de governo – simulado

.

.
=====

Veja aqui aulões gratuitos de Filosofia:

Platão e as Formas de governo

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel