Lista de exercícios sobre globalização

Saiba o que é globalização e teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito para não errar na prova!

A globalização é um dos temas mais recorrentes na prova de Ciências Humanas no Enem. Frequentemente, o assunto é cobrado em questões interdisciplinares, misturando conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Por isso, selecionamos 10 exercícios sobre globalização que já apareceram no Enem e nos vestibulares. Antes de partir para as questões, confira nosso resumo e videoaula!

O que é globalização

Existem várias definições diferentes sobre o que é globalização. Enquanto algumas localizam o início da globalização com as grandes navegações, outras a definem como um processo muito mais recente. Apesar disso, o termo “globalização” só surgiu na década de 1970.

Entre todas as definições possíveis, podemos dizer que a  globalização é um conjunto de transformações que causam um encurtamento de distâncias e uma aceleração do tempo.

A globalização resulta do avanço da tecnologia, como a invenção dos computadores e da internet. A principal característica da globalização é tornar o mundo interligado. Por esse motivo, alguns autores falam sobre uma “aldeia global”, pois não seríamos mais cidadãos de um país, mas sim cidadãos planetários.

Exercícios sobre globalização - tirinhaTirinha retratando a proliferação de multinacionais. Fonte: https://www.umsabadoqualquer.com/35-globalizacao7/

Contudo, é importante apontar que a globalização não extinguiu a diferença entre países. Pelo contrário: é um processo bastante desigual e que hierarquiza os diferentes países e populações. Saiba mais com a nossa aula completa sobre o assunto.

Videoaula sobre globalização

Em seguida, confira a videoaula do professor Carrieri. Ele explica o processo de origem da globalização, seus principais conceitos e características:

Exercícios sobre globalização

Em seguida, teste seus conhecimentos sobre globalização e confira de que forma este tema costuma aparecer nas questões do Enem:

.

Globalização e tecnologia

Você já deve ter percebido que as diferentes tecnologias são peças fundamentais para o desenvolvimento da globalização. Então, para finalizar sua revisão, confira a videoaula da professora Heloisa sobre o assunto! Ela fala sobre o papel da comunicação no processo de globalização, e de suas consequências econômicas e culturais:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Geografia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel