Faltam:
para o ENEM

Globalização, que fenômeno é esse? – Geografia Enem

Você já ouviu falar em globalização diversas vezes. Esse tema está presente em nosso dia-a-dia, nos jornais, TV, propagandas. Mas afinal será que sentimos os efeitos da globalização?

A expansão do capitalismo culminou no crescimento do comércio, assim se deu a mundialização da economia, onde os países passaram a se integrar cada vez mais. Com a internacionalização do comércio mundial, passamos a uma nova fase, que se configurou no termo chamado globalização.

A globalização surgiu com as grandes navegações, essa caracteriza sua face histórica. A face econômica é caracterizada pelo crescente comércio internacional, e a face da revolução tecnológica é caracterizada, sobretudo com a modernização das diversas áreas do conhecimento, as tecnologias da informação, a expansão das telecomunicações, informática e robótica.

Dica 1– Não perca esta aula sobre Formas de Relevo preparada para você! Entenda as diferentes formas da superfície terrestre.

Mas o que mudou com a globalização?

A organização produtiva mundial mudou, tornou-se mais competitiva, o mercado mais unificado, onde informações e mercadorias movimentam os fluxos globais de produção e distribuição. As distâncias encurtaram, a produção cresceu consequentemente a economia também. Isso devido aos meios de transportes que se modernizaram.  No século XIX cargas de navios cargueiros demoravam em torno de 90 dias para atravessar do Oriente Médio até a América do sul, hoje transportam um equivalente a cinco vezes mais mercadorias em menos de 30 dias.

Globalização, que fenômeno é esse? - Geografia Enem
Figura 1– Navios Cargueiros transportam toneladas de cargas em tempo menor.

Assista a esta aula, no aulalivre.net e fique por dentro da globalização e suas faces!

O Papel das multinacionais

O fenômeno da globalização gerou também a expansão das multinacionais. Pois com o aumento da produção, veiculação da informação, essas empresas passaram a se utilizar de matérias-primas, fornecedores, contatos, mercado consumidor, expandindo sua produção e controlando suas exportações por meio de parceiros espalhados no mundo todo.

Dica 2– Mas afinal, você sabe o que é uma multinacional ou transnacional? Já estudamos aqui no nosso blog, vamos relembrar?

Com as multinacionais a integração econômica planetária fica mais evidente, pois empresas de diversos segmentos passam a atuar fora de seu país, buscando mercado para seus produtos, matérias-primas mais baratas e muitas vezes terceirizam suas atividades, sendo assim não geram empregos.

Tecnologia e Globalização

Antigamente para falar com alguém no Japão poderia levar meses para uma carta chegar. Diagnosticar uma doença era muito difícil com aparelhos sem muita sofisticação, ou ainda, não era em tempo real que sabíamos dos acontecimentos mundo afora. Hoje, não! Com a expansão da comunicação via internet você pode falar com alguém em tempo real, não só falar, ver a pessoa do outro lado através de câmeras. Pode fazer um exame com imagens tridimensionais, com diagnósticos precisos, e ver a todo o momento o que acontece em vários países do mundo, acompanhar guerras, eventos históricos, sociais, notícias e informações de todo tipo de assunto. É a tecnologia aliada à globalização. Nas últimas décadas a informação cresceu assustadoramente e hoje fica difícil acompanhar toda essa avalanche de conhecimentos. Produtos são lançados a todo o momento, informações divulgadas, livros, etc. o conhecimento acelerou-se, e o mundo digital passou a fazer parte da vida das pessoas.

Globalização, que fenômeno é esse? - Geografia Enem
Figuras 2 e 3
– A internet e as relações, e aparelhos modernos na medicina.

Vamos resolver um exercício? Exercitar e fixar são fundamentais!

UECE) – Universidade Estadual do Ceará –
Questão 63:
Sobre o processo de globalização, assinale o correto.
A – O processo de globalização, mesmo diante de vários contrastes econômicos e sociais, reflete na total difusão de informações e acesso indiferenciado a elas, reduzindo, quase que totalmente, as desigualdades sociais de forma homogênea.
B – A Internet em muito contribuiu para difusão de informações e acesso a serviços (e-mails, dados bancários, compra e venda de produtos, dentre outras atividades), mas em nada contribuiu para o redimensionamento das concepções de tempo e espaço, essenciais à dinâmica da globalização.
C – A globalização, cuja imagem reflete a estrutura econômica norte-americana, é também representada por instituições como o FMI e o Banco Mundial, nas quais o neoliberalismo, mesmo atuando para reduzir as barreiras aos fluxos globais, não viabiliza investimentos produtivos nem a ampliação do comércio em países subdesenvolvidos como o Brasil e o México.
D – A expansão do processo de globalização também se dá de forma “sutil” e, mesmo com difusão de informações e acesso a serviços, fortalecem grupos, países ou regiões, utilizando-se princípios de domínio sobre mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas.

Resposta correta letra D.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.