Espaço rural brasileiro – Resumo de Geografia Enem com Simulado

O espaço rural brasileiro contrasta com o espaço urbano em suas diversas características. Teste o que sabe sobre as influências, o modo de vida e as atividades econômicas nos espaços rurais respondendo as 10 questões do simulado Enem de Geografia!

O espaço rural brasileiro é muito importante, pois é nele que se produz grande parte dos alimentos consumidos. São áreas geralmente não tão urbanizadas, com características próprias de cada região.

No espaço rural brasileiros temos a presença de grandes áreas verdes, naturais ou ainda cultivadas, áreas com ambientes tranquilos e agradáveis, pois a poluição sonora, visual e atmosférica é bem menor do que nas áreas urbanas.

Fatores que influenciam a atividade rural

A influência de fatores naturais é determinante para as atividades econômicas e a vida rural. Os elementos naturais como clima, solo e relevo primordiais para o bom desenvolvimento de uma região devem ser levados em conta e estudados. Geografia EnemEm regiões frias ou muito áridas, por exemplo, não temos a condições climáticas favoráveis para o cultivo de certas plantas, assim como solos inférteis são pouco aproveitáveis.

Como vivem as pessoas no espaço rural?

Sabemos que no meio rural a vida é mais pacata e tranquila, os deslocamentos são mais curtos, há pouca poluição. As pessoas convivem mais e conhecem-se. A vida é, portanto, mais saudável, não existe um ritmo tão frenético como na cidade.

As construções se diferenciam: casas, fazendas, áreas com espaços maiores, diferentes da cidade, onde num espaço pequeno inúmeras casas são verticalizadas e as pessoas não conhecem seu vizinho de porta.

A economia é baseada na agricultura e criação de animais, portanto as pessoas acabam trabalhando nesse setor, e na maioria das vezes migram para as cidades em busca de outras oportunidades.

Resumo sobre o Espaço Rural Brasileiro

Veja uma aula gratuita com o professor Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito:

Muito show mesmo esta revisão do Carrieri.

Dica do Blog: Clique aqui e acesse a aula sobre o espaço rural brasileiro do Curso Enem Gratuito!

Atividades Econômicas

Agricultura – caracterizada pela agricultura tradicional, emprega a maioria das pessoas no campo. Muitas vezes para se realizar determinadas culturas, a vegetação original é derrubada, o que altera a paisagem e uma nova cultura é plantada.

O Brasil possui uma economia predominantemente agrícola, porém a modernização e maquinários já chegaram ao campo. Atualmente, produtores rurais empregam em suas propriedades modernas tecnologias, através de tratores sofisticados, e equipamentos avançados.

Isso acarreta consequências tais como: aumento da produtividade, comprometimento do solo no caso de uso de agrotóxicos, e redução da mão-de-obra substituída pelas máquinas, o que gera desemprego no campo.Geografia EnemFigura  – Modernização no campo gera desemprego. Disponível em: http://pesquisamaneira.blogspot.com.br/2012/07/mecanizacao-agricola.html, acesso 25/08/14.

Pecuária intensiva e extensiva. Veja a diferença

Pecuária Intensiva – é aquela onde os animais são confinados em um local pequeno, geralmente currais ou galpões. Geralmente os animais recebem tratamento diferenciado, são vacinados, e possuem acompanhamento com médico veterinário. Sua dieta é baseada no consumo de ração.

Pecuária Extensiva- nesse tipo de pecuária os animais são criados soltos no pasto, em grandes propriedades, a produtividade é baixa, os animais não recebem vacinas e comem a partir do que encontram nos pastos.

Extrativismo – O Extrativismo consiste na retirada da natureza dos recursos minerais e vegetais. Com essa prática, as paisagens se transformam, e essa atividade econômica também faz parte da área rural, pois são praticadas em espaços considerados rurais.

Ao empregar tecnologia, essa prática muitas vezes prejudica o solo, modifica o relevo, e elimina a vegetação nativa.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

 

Agora que você já revisou o tema, responda as 10 questões do simulado de espaço rural brasileiro:

Simulado – Espaço rural brasileiro

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia.

Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel