Questões do Enem sobre a Malária e doenças virais

Saiba quais doenças você deve estudar para o Enem e teste seus conhecimentos com nossa lista de questões que caíram nos últimos anos na prova de Ciências da Natureza!

O Enem adora cobrar questões relacionadas à saúde e a doenças na prova de Ciências da Natureza. O tema está presente em todas as edições. Por isso, preparamos um resumo e uma lista de questões sobre doenças que já caíram no Enem para você se preparar para as provas!

O Enem costuma cobrar doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes. Em seguida vamos ver um resumo sobre cada um desses tipos de doenças.

Resumo sobre doenças que caem no Enem

O Enem costuma cobrar doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e vermes. Em seguida vamos ver um resumo sobre cada um desses tipos de doenças.

A Malária

Confira no resumo coma professora de biologia Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito, as características da doença da Malária, também chamada de Maleita:

Doenças virais

Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Sendo assim, todos, sem exceção, são parasitas. Dessa maneira, existem vírus causando doenças virais em todos os seres vivos, de bactérias a seres humanos.

Grandes epidemias, como a gripe espanhola, que matou cerca de 20 milhões de pessoas, causam grande desespero na população. Isso sem falar na última doença viral assustadora, a Covid-19, que provocou a morte de mais de 5 milhões de pessoas de 2019 a 2021.

Entre as doenças virais que mais caem no Enem estão a aids e aquelas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Para saber mais sobre a aids e o HIV, assista à aula da professora Juliana:

Doenças bacterianas

As bactérias são seres vivos muito simples, mas muito diversos. Ocupam diversos nichos ecológicos e podem atuar como decompositoras e até serem utilizadas na produção de alimentos. Contudo, existem as chamadas bactérias patogênicas, responsáveis por causar doenças em seres humanos.

Para o Enem, os principais conteúdos a serem revisados são o desenvolvimento de superbactérias e a ação de antibióticos no nosso organismo.

Se você quiser saber como surgem as superbactérias, assista ao vídeo de atualidades do Curso Enem Gratuito:

Continue estudando sobre protozooses e verminoses com o conteúdo que está logo depois das questões do Enem sobre doenças.

Questões sobre doenças

Selecionamos 10 questões que caíram nos últimos anos no Enem para você testar seus conhecimentos. Ao final, você confere o seu número de acertos!

.

.

Doenças causadas por protozoários e vermes

Os protozoários são seres vivos que pertencem ao Reino Protista. São seres vivos unicelulares, eucariontes e heterótrofos. A grande maioria dos protozoários é de vida livre e habita ambientes aquáticos.

Entretanto, há várias espécies de protozoários parasitas que causam doenças, inclusive, em seres humanos. As doenças bacterianas que mais caem no Enem são a malária e a doença de Chagas.

Por fim, as doenças causadas por vermes são as que mais aparecem nas questões de Biologia. Isso porque sua transmissão está diretamente ligada a problemas ambientais, como a falta de saneamento básico.

Por isso vale a pena estudar sobre teníase e cisticercose, verminoses causadas por duas espécies de platelmintos: a Taenia solium e a Taenia saginata. Outras doenças importantes são a esquistossomose, a ancilostomose e bicho geográfico, todas causadas por nematelmintos.

Aproveite para ver no post do Instagram do Curso Enem Gratuito qual parasita é responsável por cada doença:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Biologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel