Veja o Barroco no Brasil: resumo com simulado de Literatura

Veja o movimento literário do Barroco no Brasil. O país estava ainda concentrado no litoral nordeste e sudeste. A economia era baseada na produção de açucar para exportação. Confira agora no resumo e depois responda ao simulado.

Veja agora no resumo de literatura como foi o Barroco no Brasil. É básico para você mandar bem, no Enem. Essa escola literária, que surge no Brasil em XVII, carrega consigo muitas características do barroco europeu:

  1. Uso de figuras de linguagem que expressam contradição/oposição (antítese);
  2. Uso de figuras de exagero (hipérbole);
  3. Elementos religiosos e muito rebuscamento.

 

Para saber interpretar direitinho um texto barroco, é necessário dominar o contexto histórico ao qual pertence essa escola literária. Na aula de hoje você vai fazer uma viagem dentro e fora do Brasil, no século XVII, para te mostrar o que tava rolando nesse período.

 O Barroco no Brasil

Veja agora com a professora Camila Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito,  uma introdução bem divertida sobre o movimento do Barroco no Brasil. Confira as expressões na Literatura, na Arquitetura, e nas Esculturas também.

As dicas da Camila sobre O Barroco no Brasil:

  1. O barroco nasceu no Brasil no século XVII, mas já existia na Europa.
  2. Naquela época, a Reforma Protestante abalava as estruturas da Idade Média. A reação da Igreja foi a Contrarreforma. O barroco nasce dessa contradição.
  3. Uma das palavras que a gente mais utiliza quando pensa em barroco é a antítese. Essa figura de linguagem expressa contrariedade, oposição.
  4.  Exemplos de antítese: Deus X diabo, alma X carne, terra X céu, espírito que se salva X espírito que se perde.
  5.  Outra figura de linguagem marcante do barroco é a hipérbole, que expressa exagero. Ela é vista não só na literatura, mas na arte em geral, como nas Igrejas barrocas. O texto barroco é marcado por muita adjetivação.
  6.  Nessa época, O Brasil tinha sua produção econômica focada na Bahia e outras áreas da Região Nordeste. Essa produção era basicamente a monocultura da cana-de-açúcar.
  7. O açúcar era o ”ouro” brasileiro e isso aparece bastante na poesia de Gregório de Matos Guerra, um dos nossos grandes escritores.
  8. A invasão holandesa, que ocorreu nessa época, também aparece nessa literatura, na obra de Padre Antônio Vieira.
  9. É importante saber a diferença entre cultismo e conceptismo. O cultismo é um tipo de trabalho textual voltado ao desenvolvimento de boas palavras. Já o conceptismo é um tipo de trabalho textual voltado ao conteúdo dos textos.
  10. Os principais autores do Barroco no Brasil foram Gregório de Matos Guerra e  o Padre Antônio Vieira.
  11.  O primeiro livro barroco do Brasil se chama Prosopopeia e foi escrito por Bento Teixeira.
  12. Vale ressaltar que no século XVII não existia quase nenhum leitor quando surgiu o Barroco no Brasil.

 

O Barroco no Brasil – Simulado

.

.
=

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

Barroco no Brasil - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel