Grandezas vetoriais e escalares: resumo de Física com simulado

Grandezas Vetoriais expressam três características: Intensidade; Direção; e, Sentido. Grandezas Escalares definem um único significado: Massa, Tempo, Temperatura, etc.

Física no Enem derruba muita gente. E você, vai encarar para vencer esta estatística? Então, para mandar bem, vamos entender com este super post o que são as Grandezas Escalares e as Grandezas Vetoriais.

De bônus você vai aprender a diferença entre Módulo (intensidade), Sentido e Direção. Vamos ao caminho certo? A hora é agora, e você vai detonar, estudando sem parar.

Vamos começar diferenciando e definindo os tipos de grandezas vetoriais e as escalares. É importante você saber que existem estes dois grupos:

Grandezas Escalares, e Grandezas Vetoriais

1 – As grandezas escalares definem somente um significado, por exemplo a Massa; o Tempo, a Temperatura, etc. É como se a grandeza escalar expressasse uma ‘quantidade’.

2 – As grandezas vetoriais expressam três características:

  • Intensidade (Módulo);
  • Direção (no espaço); e,
  • Sentido.

Resumo sobre Grandezas Físicas

Veja agora o resumo sobre as Grandezas Físicas com o professor Flaverson Messias Batista, do canal do Curso Enem Gratuito:

Grandezas Físicas e Não Físicas

As Grandezas podem ser Físicas e Não Físicas. Veja agora, para reforçar o início a aula, uma outra forma de apresentar os dois grupos: Grandezas Físicas Escalares e Grandezas Vetoriais. Veja a descrição abaixo:

  • GRANDEZAS ESCALARES:
  • São Grandezas que definem somente um significado;
  • Elas podem ser expressas por um único número Escalar;
  • As Grandezas Escalares expressam uma ‘quantidade;
  • Exemplos: Massa (kg); Tempo (seg); Temperatura (T), etc.

GRANDEZAS VETORIAIS:

  • As Grandezas Vetoriais não podem ser expressas por um único número;
  • Para definir estas Grandezas é preciso indicar três características:
  • Módulo ou Intensidade ( a quantidade);
  • A Direção (no espaço); e,
  • O Sentido.
  • Exemplos: Velocidade (V); Força (F); Campo Elétrico (E), etc.

Resumo: Grandezas Vetoriais & Escalares

Veja uma aula completa sobre as Grandezas Escalares e Vetoriais, com nosso professor do Curso Enem Gratuito.

Muito bom este resumo!

Os Vetores (para você entender as grandezas vetoriais)

Para trabalhar com as grandezas físicas vetoriais é necessário que conheçamos um conceito muito importante: o Vetor. Isto é, as grandezas físicas vetoriais são representadas por um ente matemático chamado vetorO vetor possui, em si, o Módulo, expresso por um valor numérico ou intensidade da grandeza, a Direção e o Sentido (apresentado pela orientação da grandeza). Muita gente se perde neste ponto, e derrapa feio nas questões de Física. Bora estudar com calma para você não virar estatística negativa nas provas.

Vou detalhar aqui sobre a diferença entre Direção e Sentido, pois, normalmente, os estudantes costumam confundir o que é direção e o que é sentido. Para evitar essa confusão, veja o seguinte exemplo:3Perceba na imagem acima que não há ‘ponta de flexa’ nos segmentos de reta. Eles mostram apenas a Direção dentro de um plano imaginário.

Na próxima imagem você vai perceber as retas com o ‘Sentido’, para onde elas ‘apontam’. Agora, no segundo quadro, veja com calma para entender Direção (horizontal ou vertical) e o Sentido (para que ‘lado’ as setas apontam):4Compreendeu, observando na imagem, que na Direção Horizontal o Vetor pode ter o Sentido da ‘direita’ ou da ‘esquerda’?

Resumo Gratuito: Veja como fazer o cálculo de Vetores

Confira nesta aula do Curso Enem Gratuito como se virar para responder questões sobre Vetores.

Muito bom este resumo!

Os Vetores têm Direção e Sentido; e uma Intensidade:

Portanto, podemos representar uma grandeza física vetorial qualquer como sendo um segmento (pedaço) de reta orientado (isto é, direção da reta e sentido da flecha) com um valor de medida determinado (módulo ou intensidade).5Vetor: 6

  • MÓDULO: expresso pelo comprimento do segmento CD
  • DIREÇÃO: é a direção da reta formada pelos pontos CD
  • SENTIDO: de C para D (representa pela flecha)
  • Quando queremos indicar um vetor podemos utilizar dois tipos de símbolos. São eles:7Agora, para representar o módulo ou intensidade de um vetor, podemos encontrar as seguintes formas:8Logo, quando temos só v, isso representa o módulo do vetor e, quando temos , estamos nos referindo ao vetor v (isto é, o ente matemático que possui módulo, direção e sentido).
  • Pronto agora você sabe exatamente diferenciar Grandezas Escalares e Grandezas Vetorias. Também aprendeu sobre vetores, como representá-los e suas divisões em Módulo, Direção e Sentido.

Einstein e as Grandezas Escalares e Vetoriais:

Existe uma frase de efeito atribuída ao físico e matemático Albert Einstein, que teria dito o seguinte: A burrice é Escalar, enquanto a inteligência é Vetorial.  Você consegue perceber a fina ironia que está contida nesta frase? Bora lá.

Pense pelo menos trinta segundos para entender por que ele considerava a burrice uma grandeza Escalar, e por que a inteligência seria vetorial? Matou a charada? Ele teria dito que se você somar burrice com burrice, o resultado seria apenas mais burrice.

Mas, por outro lado, quando você ‘soma inteligências’, o resultado é indefinido, pois ‘uma inteligência pode argumentar num sentido’, e outra inteligência pode argumentar ‘noutro sentido’; podendo anular a discussão. Porém, esta segunda inteligência pode argumentar ‘no mesmo sentido’ da primeira, reforçando o posicionamento por consenso. Ou, pode argumentar em sentidos mais próximos ou distantes da primeira inteligência, gerando uma resultante diferente.

Confira agora a Soma de Vetores

Resumo Enem Gratuito sobre a Soma de Vetores. Aula simples e rápida com o professor Rosseto, do Curso Enem Gratuito. Ele é bem show!

Simulado Enem de Física: Soma de Vetores

 Grandezas Vetoriais e Escalares

.

.
=====

Veja aqui aulões gratuitos de Física:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora.

Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel