Faltam:
para o ENEM

Grandezas vetoriais e escalares – Você sabe a diferença entre Direção e Sentido? Física Enem

Vem com a gente revisar as grandezas vetoriais para arrasar nas questões de Física do Enem e dos vestibulares!

Física Enem: E aí, tudo beleza? Vamos entender com este super post o que é Grandeza Física Escalar ou Vetorial, além de Módulo, Sentido e Direção. Vamos ao caminho certo? A hora é agora, e você vai detonar o vestibular, estudando sem parar.

Vamos começar diferenciando e definindo os tipos de grandezas. É importante você saber que existem 2 grupos. Enquanto as grandezas escalares definem somente um significado, as vetoriais expressam três características.

1
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/direcao-sentido.htm

 

Já vimos que as grandezas dividem-se em físicas e não físicas. Agora, veremos que, dentro das grandezas físicas, existe uma divisão, isto é, as grandezas físicas podem ser classificadas em dois grupos: Grandezas Físicas Escalares e Grandezas Físicas Vetoriais. Veja a tabela abaixo:

2

Vetores

Para trabalharmos com as grandezas físicas vetoriais, é necessário que conheçamos um conceito muito importante: o Vetor. Isto é, as grandezas físicas vetoriais são representadas por um ente matemático chamado vetor.Vetores

O vetor possui, em si, o módulo, expresso por um valor numérico ou intensidade da grandeza, a direção e o sentido (apresentado pela orientação da grandeza).

Vou detalhar aqui sobre a diferença entre direção e sentido, pois, normalmente, os estudantes costumam confundir o que é direção e o que é sentido. Para podermos evitar essa confusão, vejamos o seguinte exemplo:

3

4

 

Portanto, podemos representar uma grandeza física vetorial qualquer como sendo um segmento (pedaço) de reta orientado (isto é, direção da reta e sentido da flecha) com um valor de medida determinado (módulo ou intensidade).

5Vetor: 6

 

  • MÓDULO: expresso pelo comprimento do segmento CD
  • DIREÇÃO: é a direção da reta formada pelos pontos CD
  • SENTIDO: de C para D (representa pela flecha)

Quando queremos indicar um vetor podemos utilizar dois tipos de símbolos. São eles:

7

Agora, para representar o módulo ou intensidade de um vetor, podemos encontrar as seguintes formas:

8

Logo, quando temos só v, isso representa o módulo do vetor e, quando temos , estamos nos referindo ao vetor v (isto é, o ente matemático que possui módulo, direção e sentido).

Pronto agora sabemos exatamente diferenciar Grandezas Escalares e Grandezas Vetorias. Também aprendemos sobre vetores, como representá-los e suas divisões em Módulo, Direção e Sentido.

 

Veja um pequeno vídeo no youtube, com o professor Marcelo Boaro, para você fixar o assunto.
https://www.youtube.com/watch?v=gZcebRl0AR8

 

Agora abaixo você tem exercícios sobre Grandezas Escalares e Vetorias. Todos eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog. Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e conte sempre conosco, aqui no Blog do ENEM.

 

EXERCÍCIOS

 

01- (UFB) Observe a figura a seguir e determine quais os vetores que:

9

a) tem a mesma direção.

b) tem o mesmo sentido.

c) tem a mesma intensidade (módulo)

d) são iguais.

 

02 – (UEPG-PR) Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20m/s, horizontal e para a direita,

10

estamos definindo a velocidade como uma grandeza:

11

 

03 – (UESC-BA) Desprezando-se a força de resistência do ar, a aceleração de queda de um corpo nas proximidades da superfície terrestre é, aproximadamente, igual a 10m/s2.

 

Nessas condições, um corpo que cai durante 3 segundos, a partir do repouso, atinge o solo com velocidade igual a v, após percorrer, no ar, uma distância h. Das grandezas físicas citadas, têm natureza vetorial:

 

a) aceleração, velocidade e força;

b)  força, aceleração e tempo;

c) tempo, velocidade e distância;

d) distância, tempo e aceleração;

e) velocidade, força e distância.

 

04 – (FGV-SP) São grandezas escalares:

 

a) tempo, deslocamento e força

b) força, velocidade e aceleração

c) tempo, temperatura e volume

d) temperatura, velocidade e volume

e) tempo, temperatura e deslocamento

 

GABARITO

 

1 –  a) 12 —  13 —  14

 

b) 15

 

c) 16

 

d) 17

18

 

2 – D              3 – A               4 – B

 

Wesley Física
Os textos e imagens acima, foram elaborados, pelo Professor Wesley Oliveira, para o Blog do ENEM, Wesley é formado em Física, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Matemática pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Ministra aulas de Física e Matemática em escolas de São Paulo e da grande Florianópolis desde 2000. Facebook.