Exercícios sobre figuras planas

Relembre como resolver exercícios envolvendo área e perímetro de figuras planas e teste seus conhecimento com questões de Matemática do Enem!

Geometria plana é um dos assuntos que mais caem no Enem. É muito importante saber calcular área e perímetro das diferentes formas geométricas. Por isso preparamos um resumo e uma lista de exercícios sobre figuras planas para você se preparar para as provas!

Resumo sobre figuras planas

As figuras planas são aquelas que possuem apenas duas dimensões: comprimento e largura. Todas aquelas que possuem 3 lados ou mais são chamadas de polígonos. Cada uma dessas formas geométricas possui fórmulas matemáticas específicas para o cálculo da medida de seus perímetros e de suas superfícies (ou áreas).

O perímetro de uma figura plana é a soma das medidas de todos os seus lados. Sua unidade de medida é a de comprimento e, portanto, pode ser medido em metros ou em seus múltiplos e submúltiplos.

Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil. Observe o quadrilátero abaixo:Figuras planasComo você pode ver, as medidas de seus lados valem 15 cm, 5 cm, 9 cm e 5 cm. Como conhecemos todas as medidas dos lados da figura, podemos calcular o perímetro através da soma dos lados:

Soma dos lados = 15 + 5 + 9 + 5 = 34 cm.

A circunferência possui infinitos lados e, por isso, o cálculo do perímetro possui uma fórmula especial: P = 2 . π . r.

Lembre-se de que r é o raio da circunferência e o valor de π equivale a 3,14.

Área de figuras planas

Em seguida, vamos ver as fórmulas para calcular a área da principais figuras planas.

  • Retângulo, quadrado e paralelogramo: A = b . h
  • Triângulo: A = (b . h) / 2
  • Círculo: A = π . r²
  • Losango: A = (D . d) / 2
  • Trapézio: A = [(B + b) . h]/2

Entenda melhor as fórmulas com a imagem abaixo:

Fórmulas de área - Exercícios sobre figuras planas

Videoaula

Antes de partir para os exercícios sobre figuras planas, confira a videoaula do canal do Curso Enem Gratuito. O professor Sarkis ensina os principais conceitos envolvendo polígonos para você não errar nas questões:

Exercícios sobre figuras planas

Por fim, resolva estes 10 exercícios sobre figuras planas que caíram nas últimas edições do Enem:

.

Bons estudos!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Matemática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel