Repouso e Movimento: aprenda Física com resumo e simulado

Você já parou para pensar se o seu corpo está “parado”, ou se está “em movimento”? E se você estiver nas duas condições ao mesmo tempo? É possível? Veja agora:

Nesta aula você vai conhecer as respostas com os primórdios da Física, na parte da Mecânica. Repouso e Movimento são temas que sempre caem nas questões do Enem e dos vestibulares.

Essa pergunta do subtítulo, se você pode estar em repouso e em movimento, ao mesmo tempo, é pertinente no mundo da Física. Para você compreender e chegar nas respostas você precisa dominar “movimento”, “repouso”, “posição”, e “referencial”.

Posição, Repouso e Movimento

O primeiro passo para você dominar e resolver as questões de Repouso e Movimento é conhecer e compreender as técnicas básicas, os conteúdos essenciais relacionados à parte de Mecânida da Física Clássica. Cai direto.

O conceito de Posição – No mundo da Física a posição em uma questão do Enem ou do Vestibular a “posição” é dada pela letra “s”, que indica “local”. A origem do “s” vem do idioma Inglês, que vem de Space.  Mas, em algumas questões a posição pode estar indicada por “d” ou “x”. 

Para você não se confundir, é preciso entender como “posição” o local onde um corpo está num determinado momento.

Veja no vídeo com o professor Antônio Martins, o Tonho, do Canal do Curso Enem Gratuito, o exemplo da Bia, passeando numa praça, com um cachorrinho que está preso a ela por uma coleira e a corrente-guia.

Ela vê na praça os marcos que mostram as distâncias em uma determinada linha ou perímetro.  Quem está em movimento? Quem está em repouso?

No vídeo, a Bia está na posição inicial de “100 metros”.  No gráfico do vídeo, esta marca é “s” zero. E, para ela, esta será a posição inicial, que é quando ela inicia a caminhada.

Então, esta posição será a marca dos 100 metros.  Ela segue caminhando, e encontra um outro marco com o indicativo de “300 metros”.  Então, esta nova posição será marcada como “posição final”, e indicada por “sf”.

O conceito de Referencial:

Para você fazer as contas de movimento nas questões de Física do Enem ou dos Vestibulares é preciso pensar sempre que todos os conceitos dependem de um determinado referencial.

Tanto o Movimento quanto o Repouso são conceitos relativos. Eles estão sempre “em relação a um determinado referencial”.

Veja no vídeo, para você entender e fazer os cálculos do possível Movimento da Bia, é preciso sempre estabelecer um referencial. Por exemplo, em relação à estrada por onde ela caminha, ela “variou de posição” ao se deslocar da marca de 100 metros para a marca de 200 metros.

Entenda Repouso e Movimento:

Mas, se você fizer a observação do movimento da Bia em relação cachorrinho que ela traz pela coleira e corrente, e se ambos caminharam no mesmo itinerário e ne mesma velocidade, eles se mantiveram sem variar a posição entre eles.

Em outras palavras, a Bia varia de posição em relação aos marcos da estrada. Mas, em relação ao cachorrinho, ela não variou a posição. Por isso os conceitos são relativos. A Bia está em movimento em relação aos marcos da estrada, mas ela está em repouso em relação ao cachorrinho.

Movimento e Repouso são, portanto, conceitos relativos a um determinado referencial. Acompanhe no vídeo com o professor Antônio Martins, o Tonho, do Curso Enem Gratuito, um exercício resolvido de Mecânica, com os cálculos de Movimento.

 

Repouso e Movimento – Simulado de Física

.

.
=

Veja um Resumo Enem Completo sobre Repouso e Movimento

A Física Clássica tem os fundamentos para você compreender o que ocorre no Movimento dos Corpos. Tem as contribuições de Johannes Kepler com a ‘Mecânica Celeste’, depois vem Galileu Galilei com a aplicação do método para as observações e medições dos Movimentos, e chegam as contribuições geniais das Três Leis de Newton.

Veja resumo completo sobre Repouso e Movimento na Física.  mecânica enem

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois de revisar Repouso e Movimento, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora.

Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos. Não dá para ficar em ‘repouso’. É puro ‘movimento’!

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem.

Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

 

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora,  depois de Repouso e Movimento, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel