Mitocôndria e Energia Celular – Simulado Enem de Biologia

Teste o que sabe sobre Mitocôndria e a Energia Celular com nosso Simulado Enem de Biologia. Veja o que você sabe, e caso você erre, tem dicas para estudar! Veja!

Mitocôndria e Respiração Celular. Você tem estes conteúdos ‘na ponta da língua’? E do Ciclo de Krebs, de ADP e da ATP, você se recorda? É hora de uma revisão online. Venha e depois responda ao Simulado Gratuito de Mitocôndria!

A compreensão do processo da respiração celular e da produção de energia fazem parte dos conteúdos clássicos de Biologia. Sempre estão nas questões mais difíceis nas provas do Enem, do Encceja e do Vestibular. Veja tudo sobre a Mitocôndria: Membrana externa, a Membrana interna, os Cristais mitocondriais, e a Matriz Mitocondrial. Uma aula completa.mitocôndria

Entenda as Mitocôndrias

As Micotôndrias são organelas membranosas originadas a partir do processo de endossimbiose, entre um eucarionte ancestral e um procarionte aeróbio. Estão presentes em células eucariontes como protozoários, fungos, plantas, animais. A Mitocôndria realiza autoduplicação, dependendo da necessidade energética da célula. As mitocôndrias das células de um indivíduo são sempre de origem materna.

A estrutura da Mitocôndria:

  • Observe a Estrutura da Mitocôndria  na imagem acima, no início do post, e depois veja na lista a seguir que a Estrutura é formada por:
  • – Membrana externa.
  • – Membrana interna.
  • Matriz mitocondrial, apresentando DNA, RNA, ribossomos, proteínas.
  • Cristas mitocondriais, dobras na membrana interna.

A Função das Mitocôndrias:

A função essencial da Mitocôndria é realizar respiração celular, produzindo ATP (que fornece energia para a célula). A quantidade de mitocôndrias é variável dependendo da demanda energética da célula. Células musculares apresentam grande quantidade de mitocôndrias tendo em vista seu consumo energético.

 

A Respiração celular (respiração aeróbica)image002.jpg

O Processo da Respiração Celular Aeróbica é onde ocorre degradação do açúcar (glicose) em ATP: Faz parte do metabolismo de degradação de substâncias, o catabolismo. Ocorre fora e dentro da mitocôndria.

Todos os seres vivos fazem respiração, aeróbica ou anaeróbica. Veja na imagem a Glicólise, que é a quebra da Glicose. A quebra da glicose ocorre para gerar ATP. Em organismos sem mitocôndria como bactéria, a respiração ocorre numa estrutura chamada mesossomo. Esse processo usa: glicose, oxigênio. E produz: ATP, gás carbônico, e água.

As Etapas da Respiração Celular:

A respiração celular é dividida em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.  Veja a seguir cada uma das etapas.

a) Glicólise

Ocorre no citoplasma (hialoplasma) celular.  Nessa etapa ocorre a quebra de 1 molécula de glicose em 2 moléculas de piruvato (ácido pirúvico). Libera H+ que é captura por aceptores de hidrogênio (NAD) formando 2 NADH2. Produz 4 moléculas de ATP. A quebra da glicose consome 2 ATP, gerando um saldo energético de 2 ATP. É a única etapa da respiração que consome ATP.image003.jpg

b) Ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico)

O Ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial. Cada ácido pirúvico combina-se com a coenzima A, formando acetil-coenzima A, entrando no ciclo. Durante o processo alguns intermediários são formados: acetil-coenzima A é convertido em ácido cítrico; o ácido cítrico é convertido em ácido oxalacético; ácido oxalacético é convertido em ácido cítrico novamente com a incorporação de outro acetil-coenzima A.image004.jpg

Durante essas conversões são liberados por molécula de glicose, ou seja, 2 piruvatos: 6 NADH2, 2 FADH2, 2 CO2, 2 ATP. Gera um saldo energético de 2 ATP.image005.jpg

c) Cadeia respiratória

Ocorre nas cristas mitocondriais. Os 8 NADH2 e os 2 FADH2, formados nas etapas anteriores, entram na cadeia respiratória. Esses H+ capturados são extremamente energéticos.

Nas cristas mitocondriais existem proteínas chamadas citocromos que capturam esses H+ e liberam sua energia gradativamente, armazenando-a. A medida que a energia vai sendo liberada, vão sendo formados ATP, ligando fosfato no ADP. A energia é armazenada no ATP.

O processo de união do fosfato com ADP é chamado fosforilação oxidativa. Ao final, o H+ não possui mais energia a ser aproveitada, então combina-se com o oxigênio, aceptor final de hidrogênio, formando água e sendo eliminado.  O Saldo Energético é de 34 ATP.image006.jpg

Responda agora ao Simulado de Mitocôndria e a Energia Celular

Mitocôndria e Energia Celular

.

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

cartografia - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja