Mercantilismo – Resumo com Simulado Enem de História

Para se dar bem no Enem e nos vestibulares você precisa praticar. Responda as 10 questões do simulado Enem de História e teste o que sabe sobre o mercantilismo.

Durante a Alta Idade Média (séculos V a X) a medida da riqueza era a terra. Com o renascimento do comércio e a ascensão da burguesia a partir do século XI, o indicador de riqueza de uma pessoa ou de um país passou a ser o dinheiro.

As Monarquias Absolutistas que surgiram então passaram a adotar, entre os séculos XVI e XVIII, um conjunto de ideias e práticas econômicas para conseguir riqueza e poder: o mercantilismo. As atividades comerciais (mercantis) tinham grande importância neste sistema econômico, daí o nome de mercantilismo.

É importante lembrar que absolutismo e mercantilismo caminharam sempre juntos.  As práticas mercantilistas tinham como objetivo fortalecer o poder do rei através do enriquecimento da nação.Mercantilismo e AbsolutismoO mercantilismo variou de um país para outro, mas apresentou alguns princípios básicos. Vamos ver quais foram eles?

  1. Metalismo ou Bulionismo: quanto mais ouro e prata uma nação possuísse, mais rica ela seria. Por isso, muitos governos evitavam a saída de metais preciosos dos cofres do Estado.
  2. Balança comercial favorável: princípio decorrente do metalismo. Na época, o dinheiro era feito de outro e prata e para reter esses metais em um país era necessário exportar o máximo e importar o mínimo, obtendo um saldo positivo na balança comercial.
  3. Protecionismo: incentivo ao comércio, à indústria e à marinha mercante nacionais, protegendo-os da concorrência externa. Recomendava-se o aumento dos impostos sobre os produtos estrangeiros a fim de torná-los mais caros do que os nacionais.
  4. Estímulo às manufaturas locais: ao aumentar a produção de bens manufaturados (tecidos e ferramentas, por exemplo) os governos abasteciam o mercado interno, exportavam mais e diminuíam as importações, o que rendia mais moedas para a Coroa.
  5. Conquista de colônias: as colônias deveriam comercializar apenas com as metrópoles.

Entenda o Mercantilismo:

Como você viu, o mercantilismo variou no tempo e no espaço. Na Espanha (século XVI) predominou o metalismo.

Na França (século XVIII) predominou o protecionismo. Na Inglaterra, a rainha Elizabeth I se empenhou em incentivar o comércio exterior e a marinha mercante.

No mercantilismo, o intervencionismo estatal na economia se fez presente. Os governos absolutistas tomavam decisões sobre exportações, importações, impostos cobrados sobre produtos importados, produção de manufaturas e exploração colonial.

Agora, aproveite para conferir a videoaula do nosso canal no Youtube. O prof. Felipe explica tudo sobre o Mercantilismo!

Gostou do resumo? Muito boa esta explicação.

Agora você pode fazer o Simulado sobre o Mercantilismo:

Mercantilismo

.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desta provas sobre Mercantilismo, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem  – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel