Questões sobre proteínas a aminoácidos com resumo de Biologia

Sem as proteínas a vida não existiria. Mas, sem os aminoácios, as protéinas também não existiriam. Veja agora no resumo de Bioquímica para o Enem, com simulado e gabarito.

As proteínas são componentes essenciais para as células, sendo as principais substâncias utilizadas na construção de estruturas celulares. Sendo assim, vários processos metabólicos das células dependem das proteínas. 

Dessa forma, compreender bem a estrutura dessas substâncias é essencial para mandar bem no Enem e nos vestibulares. E, para te ajudar, preparamos esse resumo seguido de uma lista de 10 questões sobre proteínas para você testar seus conhecimentos. Bora revisar?

O que são proteínas?

As proteínas são moléculas muito grandes, formadas por pedaços menores, chamados de aminoácidos.

Por serem formadas dessas pequenas peças (monômeros), são consideradas como polímeros. Além disso, pelo seu grande tamanho comparado à outras substâncias, dizemos que as proteínas são macromoléculas.

Aminoácidos

As proteínas são compostas pela composição de vinte aminoácidos diferentes. Entretanto, todos eles possuem uma estrutura básica, como vemos na imagem a seguir:

aminoácidos das proteínas

Todos os aminoácidos possuem um grupamento amina e um grupamento carboxila ligados a um carbono central. Além disso, temos um radical. Esse radical é a parte da molécula que varia de um aminoácido para o outro. Ele pode ser um simples átomo de hidrogênio, como pode ser também constituído de uma cadeia de carbonos.

Resumo sobre Aminoácidos

Veja agora com a professora Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito, o que são os Aminoácidos.

Os vegetais conseguem produzir todos os aminoácidos existentes, entretanto, os animais não são capazes. Dessa forma, precisam adquirir esses aminoácidos através da alimentação. 

Esses aminoácidos que são adquiridos através da nutrição heterotrófica são chamados de aminoácidos essenciais. Nos seres humanos, os aminoácidos essenciais são: leucina, isoleucina, histidina, metionina, lisina, treonina, triptofano, vanila e fenilalanina.

Ligações peptídicas

Para formar as proteínas, os aminoácidos se ligam uns aos outros através de ligações peptídicas.

Essas ligações ocorrem entre o grupamento carboxila de um aminoácido e o grupamento amina de outro. Para que essa ligação se forme, é necessário que ocorra uma reação de desidratação. Veja na imagem a seguir:

Estrutura das proteínas

As proteínas são “montadas” de acordo com o nosso código genético durante o processo de tradução, realizado pelos ribossomos. Dessa forma, a célula produz proteínas com quantidades de aminoácidos determinadas em sequências específicas. Essa sequência de aminoácidos forma o que chamamos de estrutura primária das proteínas.

Tira-dúvidas sobre as proteínas

Confira agora com a professora de biologia Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito o resumo básico sobre as Proteínas.

Apesar de a estrutura primária ser fundamental para as proteínas, essas macromoléculas não se resumem a um fio de aminoácidos. Para exercerem suas funções, as proteínas precisam apresentar estruturas 3D. Sendo assim, esse fio de aminoácidos de dobra sobre se mesmo, formando estruturas tridimensionais.

Em um nível mais básico, os polipeptídios se torcem sobre si mesmos, formando pontes de hidrogênio entre os aminoácidos. Essas torções geram formações helicoidais, como fios de telefone, que chamamos de estruturas secundárias.

Em seguida, essas estruturas helicoidais se dobram sobre si mesmas, formando as estruturas terciárias das proteínas.

Além disso, algumas proteínas podem apresentar estruturas ainda mais complexas, sendo formadas de mais de uma cadeia polipeptídica. Nesses casos, dizemos que apresentam estrutura quaternária.

Desnaturação das proteínas

Para manterem suas estruturas tridimensionais e exercerem corretamente suas funções, as proteínas necessitam de condições ótimas de temperatura e pH. Caso as condições ambientais sejam diferentes das condições ideias para uma proteína, pode ocorrer o fenômeno de desnaturação.

Quando esse processo ocorre, as pontes de hidrogênio que mantêm a estrutura 3D são desfeitas, fazendo com que a proteína perca seu formato e, consequentemente, suas funções. A desnaturação pode ser um processo temporário ou permanente, dependendo do dano causado à proteína.

Questões sobre proteínas

Agora, resolva as questões sobre proteínas a seguir e teste seus conhecimentos sobre esse tema de Biologia!

.

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Simulado Biologia, Simulado Ciências da Natureza
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel