Síntese Proteica – Aula de Biologia Enem

Para garantir uma boa nota na prova de Biologia Enem revise sobre a Síntese Proteica. Ela ocorre em três fases: 1 - Transcrição; 2 - Ativação: 3 - Tradução. O DNA reúne as informações para 'montar' as proteínas nos organismos. Confira!

Você lembra da sequência de realização da Síntese Proteica? Se parou para pensar é porque precisa revisar. Confira aqui:

O DNA tem como função principal armazenar informações para construir proteínas celulares, como uma receita. As proteínas, determinam todas as características do ser vivo. Lembre sempre que as proteínas são polímeros formados pela sequência de aminoácidos.  Vamos seguir com a revisão de Síntese Proteica:sintese

É através da sequência de nucleotídeos do DNA que se obtêm as instruções para construção das proteínas. O segmento de DNA que codifica proteínas é chamado de gene. O processo de realização da Síntese Proteica está entre os fenômenos regulares e constantes que se desenvolvem no interior das células, em quase todos os organismos. A Síntese Proteica envolve três fases: 1 – Transcrição; 2 – Ativação; e, 3 – Tradução.

Revise! Confira o conteúdo do Curso Enem Gratuito, no Youtube, para ficar à par quando o tema é DNA.

O Dogma Central da Biologia – Esse processo ocorre em todas as células fazendo com que o DNA produza RNA, e em seguida o RNA produza proteína. Essa sequência é chamada de dogma central da biologia. Sabe-se hoje que existe a capacidade de RNA produzir DNA, processo chamado de transcrição reversa. Para esse evento ocorrer existem alguns vírus (retrovírus) que apresentam a enzima transcriptase reversa, que usa RNA para produzir DNA.aula_07_img01.jpg

Existe um código nos ácidos nucleicos utilizado, através de suas bases nitrogenadas, para a formação das proteínas, chamado código genético. Sem ele, nada de se chegar à Síntese Proteica.

Dica 1 – Você conhece o ácido desoxirribonucleico e o ácido ribonucleico? Entenda tudo sobre o DNA e o RNA nesta aula de Biologia Enem
dna destacada
Veja aula de revisão sobre DNA e RNA

O Código Genético

É estabelecido pela sequência de três bases consecutivas de DNA, chamado códon. Ou seja, uma trinca de bases forma um códon.

Cada códon irá codificar um único aminoácido.

Sabemos que o DNA apresenta quatro tipos de bases nitrogenadas (A, T, C, G), que irão se agrupar de três em três, para formar os códons. Portanto temos 64 (43) possibilidades de combinações diferentes, para codificar apenas 20 aminoácidos. Como existem mais combinações do que aminoácidos, um mesmo aminoácido pode apresentar códons diferentes. Por isso dizemos que o código genético é degenerado.

aula_07_img02.jpg

Existe um códon de iniciação da síntese proteica, AUG, que codifica o aminoácido metionina. Esse aminoácido pode ser retirado em algumas proteínas em sua fase de maturação.

Dica 2 – Você sabia que as Proteínas correspondem a 70% do peso seco do corpo humano? Entenda as suas classificações nesta aula de Biologia Enem – https://blogdoenem.com.br/proteinas-biologia-enem/

Também existem três códons de finalização da síntese, UAA, UAG, UGA, pois não codificam nenhum aminoácido.

Os aminoácidos podem ser abreviados com três, ou até uma letra.

O código genético é universal, pois funciona da mesma forma em todos os organismos do planeta. Ou seja, o códon GCU irá codificar alanina, no homem, na planta, em fungos, bactérias. Isso permitiu que a engenharia genética introduzisse um gene da produção de insulina de humanos em bactérias. Essa bactéria transgênica começou a produzir insulina, facilitando o tratamento de diabéticos. O mesmo ocorre com o gene da bioluminescência de celenterados introduzidos em coelhos que passaram a emitir luz.

Mecanismo da Síntese Proteica

Esse processo ocorre sempre com gasto de energia (ATP) ocorrendo em todas as células.

É um processo extremamente rápido. Sua ocorrência varia de acordo com a necessidade da célula.

Ocorre no núcleo e, principalmente, no citoplasma.

Pode ser dividido em duas etapas: transcrição e tradução.

1) Transcrição

É a etapa em que o DNA serve de molde para a produção de RNA.

Acontece no interior do núcleo.

A informação presente no DNA é transcrita para a molécula de RNA, pois o DNA não sai do núcleo, ficando sempre protegido contra agentes oxidantes. A enzima RNA polimerase participa da organização dos nucleotídeos para a montagem, do RNA.

aula_07_img03.jpg

Em seguida RNA migra para o citoplasma, onde ocorrerá a tradução.

São produzidos os três tipos de RNA: mensageiro, transportador e ribossômico.

Por exemplo:

DNA ATG – GAT – GUU, vai gerar

RNAmensageiro AUG – CAU – CAA (códons)

RNAtransportador UAC – GUA – GUU (anticódons)

RNAribossômico AUG – CAU – CAA

2) Tradução

Etapa em que o RNA produz proteína. Ocorre em função da tradução dos códons em aminoácidos, formando as proteínas.

Aqui o RNAm, carregando os códons para produção da proteína, será lido pelo ribossomo.

Ribossomo é uma organela formada por RNAr, com duas subunidades que se juntam durante a leitura do RNAm.

O RNAt fará o transporte dos aminoácidos que constituirão as proteínas. Seu anticódon deverá ser compatível com o códon do RNAm, para que o aminoácido seja acoplado ao polipeptídeo pelo ribossomo.

aula_07_img04.jpg

O ribossomo inicia a leitura do RNAm no códon AUG, que é o códon de iniciação.

À medida que a proteína vai sendo formada, o ribossomo a libera. Ao fim do processo, as duas subunidades do ribossomo separam-se.

Dica 3 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise a função e a classificação dos lipídios em mais uma aula de Biologia Enem. – https://blogdoenem.com.br/lipidios-biologia-enem/

A tradução pode ocorrer tanto nos ribossomos livres no citoplasma, quanto nos constituintes do retículo endoplasmático rugoso.

aula_07_img05.jpg

Saiba mais sobre Síntese Proteica nesta aula do canal Paulo Jubilut, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=rD9sDfvOxy8]

Desafios

Questão 1

(UEL/2005) A teoria “Um Gene uma Enzima” propunha que cada gene era responsável pela síntese de uma enzima, que expressava uma determinada característica biológica. Hoje, sabe-se que a partir de um gene é produzida uma cadeia polipeptídica.

Assinale a alternativa cuja sequência de eventos resulta na produção de cadeias polipeptídicas.

a) Descondensação dos cromossomos, tradução do RNAm e transcrição da cadeia polipeptídica no citoplasma.

b) Leitura da sequência de DNA no citoplasma, transcrição no núcleo, tradução no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.

c) Leitura da sequência de DNA específica, transcrição no citoplasma, tradução do RNAm imaturo no núcleo e síntese polipeptídica no citoplasma.

d) Leitura da sequência de DNA específica, transcrição do DNA no citoplasma, processamento do RNAm no núcleo, síntese polipeptídica no núcleo e maturação da proteína no citoplasma.

e) Leitura da sequência de DNA específica, produção de RNAm heterogêneo no núcleo, saída do RNAm do núcleo e síntese da cadeia polipeptídica no citoplasma.

Questão 2

(UFOP-JUNHO/2005) Com relação à síntese de proteínas em uma célula, é INCORRETO afirmar:

a) Todas as células sintetizam sempre os mesmos tipos de proteínas, nas mesmas proporções.

b) A sequência de bases nitrogenadas ao longo da molécula de RNA mensageiro determina a sequência dos aminoácidos incorporados na cadeia polipeptídica.

c) Para a formação da proteína, não basta a atividade do RNAm; é necessária a participação dos RNAt e dos ribossomos.

d) Ao longo de um DNA, há segmentos que atuam diretamente na síntese de proteínas, os éxons, e os que parecem inativos nesse processo, os íntrons.

e) Embora seja um processo complexo, a síntese proteica ocorre de forma extremamente rápida, garantindo o suprimento de proteínas das células.

Questão 3

(PUC-MG) O maior projeto do final do século é, sem dúvida, o Projeto Genoma Humano, que tem por objetivo sequenciar todos os genes dos 23 cromossomos que compõem a espécie humana. Uma reportagem recente mostrou um gene totalmente sequenciado com o seguinte trecho: AAA AAT CAA GTA.

Baseado em seus conhecimentos, identifique o segmento de RNA mensageiro formado a partir desse filamento.

a) UUU UUA GUU CAU

b) UUU UUT GUU CTU

c) AAA AAU CAA GUA

d) TTT TTA GTT CAT

e) TTT UUA GUU CAT

Questão 4

(Cesgranrio) Sobre a síntese de proteínas, são feitas as seguintes afirmações:

I. Um RNA-t transporta sempre um determinado aminoácido. Esse aminoácido, porém, pode ser transportado por vários RNA-t.

II. A tradução do código químico do RNA-m ocorre nos ribossomos localizados no retículo endoplasmático rugoso.

III. As moléculas de RNA-t apresentam numa determinada região da sua molécula uma trinca de bases denominada anticódon.

São corretas:

a) Apenas II.

b) Apenas III.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

Questão 5

João ficou intrigado com a grande quantidade de notícias envolvendo DNA: clonagem da ovelha Dolly, terapia gênica, testes de paternidade, engenharia genética, etc. Para conseguir entender as notícias, estudou a estrutura da molécula de DNA e seu funcionamento e analisou os dados do quadro a seguir.

aula_07_img06.jpg

Analisando-se o DNA de um animal, detectou-se que 40% de suas bases nitrogenadas eram constituídas por adenina (A).

Relacionando esse valor com o emparelhamento específico das bases, os valores encontrados para as outras bases nitrogenadas foram:

a) T = 40%; C = 20%; G = 40%

b) T = 10%; C = 10%; G = 40%

c) T = 10%; C = 40%; G = 10%

d) T = 40%; C = 10%; G = 10%

e) T = 40%; C = 60%; G = 60%

Questão 6

Com relação ao quadro da questão 4, responda:

Em I está representado o trecho de uma molécula de DNA.

Observando o quadro, pode-se concluir que:

a) a molécula de DNA é formada por 2 cadeias caracterizadas por sequências de bases nitrogenadas.

b) na molécula de DNA, podem existir diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas.

c) a quantidade de A, presente em uma das cadeias, é exatamente igual à quantidade de A da cadeia complementar.

d) na molécula de DNA, podem existir 5 diferentes tipos de bases nitrogenadas.

e) no processo de mitose, cada molécula de DNA dá origem a 4 moléculas de DNA exatamente iguais.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel