Civilização dos Fenícios – Resumo e Simulado de História Enem

Você conhece a história da civilização Fenícia, povo que também exerceu grande influência na região do oriente próximo e por todo o Mediterrâneo? Veja o que sabe sobre os Fenícios com o Simulado Enem de História.

É hora de revisar a história da Antiguidade. Veja os Fenícios. Esta civilização ocorreu na ocupação do Mediterrâneo e suas adjacências. Vamos também relembrar as marcantes tradições culturais deste povo e de que forma esta civilização desenvolveu o comércio marítimo na antiguidade de maneira bastante eficiente.

A maior contribuição dos fenícios foi o desenvolvimento do alfabeto fonético. Além de ter possibilitado o registro mais eficiente das mercadorias, este processo influenciou na produção do formato escrito de outros povos.

Os gregos, por exemplo, adaptaram o alfabeto fenício, por volta do século IX a.C., resgatando as vogais, tal como os romanos, posteriormente, adaptaram a combinação grega e fenícia para dar origem ao alfabeto latino, utilizado largamente no dito mundo ocidental.

Os Fenícios

Confira agora confira agora com o professor Felipe, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido para você compreender as principais características da Civilização dos Fenícios.

Mandou bem o professor Felipe. Vale a pena ver de novo!

Você conhece aquele ditado popular que diz “se a vida te der limões, faça deles uma limonada”? Pois bem, se pensarmos nos antigos fenícios podemos dizer que eles seguiram esta perspectiva de maneira muito efetiva. Explico: Os Fenícios ficavam na região do atual Líbano.

Por lá eles fundaram cerca de 25 cidades-estado em uma região infértil para a agricultura, mas de extrema importância estratégica, pois estava próxima a grandes centros da antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Persas), e bem situada ao leste do mediterrâneo.

Além disso, embora a agricultura não fosse possível pela pobreza relativa do solo, áreas de floresta forneciam madeira de boa qualidade. Aproveitando-se deste recurso natural e sua proximidade ao mar, os fenícios desenvolveram a navegação de modo excepcional, tornando o comércio marítimo sua principal atividade econômica.  Veja acima o modelo clássico do barco fenício para o comércio. Eles desenvolveram uma estrutura com grande capacidade de carga, e com a quilha no fundo do casco.

Para se ter uma ideia, enquanto gregos temiam navegar pelo atlântico atravessando as colunas de Hércules (estreito de Gibraltar) os Fenícios foram capazes de estabelecer rotas comerciais na região da Inglaterra e mar do norte. Existem teorias não comprovadas que eles possam ter ido além e chegado a América, precisamente na costa do Rio de Janeiro.

Fenícios Guerreiros

Pois bem, o governo nas cidades-estado fenícias era centralizado nas mãos de um soberano de origem nobre e o cargo era transmitido hereditariamente. Cabe ressaltar que cidades-estado são independentes entre si politicamente, mas apresentam a mesma cultura, idioma, religião e afins.

Entre as principais cidades figuram Tiro, Ugarit, Sídon e Biblos. Esta ultima recebe esta dominação devido ao principal produto transportado por seus navegadores, rolos de papiro egípcios utilizados como livros (Biblos em grego).

De todas as cidades fenícias podemos dizer que Tiro foi a mais importante haja vista sua capacidade de expansão comercial e fundação de novas colônias fenícias por todo o mediterrâneo, como por exemplo Cartago, que futuramente rivalizaria com os romanos nas chamadas guerras púnicas.11O mapa acima mostra as principais rotas comerciais fenícias, bem como os principais produtos encontrados em cada região e que eram transportados por estes comerciantes navegadores. Podemos observar também áreas onde os mesmos estabeleceram colônias e entrepostos comerciais.

Fenícios Navegadores

Conforme vimos, os fenícios precisaram se adaptar as condições climáticas e geográficas de sua região original e por isso concentraram seus esforços no desenvolvimento do comércio naval e também artesanato.

Se a agricultura e a pecuária visavam apenas a subsistência, a grande oferta de madeira possibilitou uma industria naval sem precedentes e a presença de metais preciosos, marfim e âmbar possibilitou o desenvolvimento de ourives. Além disso descobriram a púrpura e fabricaram corantes a partir de um molusco.

Em se tratando de navegação orientavam-se pelo sol durante o dia e pela constelação Ursa Maior durante as noites. Seus barcos eram movidos por vela e por remos. Veja na imagem um barco de guerra fenício. Barco de Guerra dos FeníciosHá indícios de que desenvolveram algumas técnicas que ampliavam a velocidade de suas naus, a exemplo, passavam cera de abelha no fundo dos seus barcos, diminuindo o atrito dos cascos com a água.

Cultura dos Fenícios:

Do ponto de vista cultural os fenícios acabaram assimilando e ajudando a difundir diversos elementos culturais dos povos que se relacionavam. Eram politeístas e seus deuses representavam elementos ou fenômenos da natureza, em sua maioria.

Cada cidade homenageava um deus de maneira mais contundente, como se fosse um padroeiro e assim como os gregos esses navegadores sacrificavam animais em homenagem a esses deuses. Sepultavam seus mortos e era comum enfeitarem as sepulturas com motivos egípcios.

Por sua vez, para facilitar a comunicação e os registros de seus negócios comerciais desenvolveram um novo sistema de escrita baseado nos alfabetos cuneiformes mesopotâmicos e hieróglifos egípcios que acabou influenciando o alfabeto grego e consequentemente o nosso alfabeto atual.

Respondendo as 10 questões do Simulado Online de História sobre os Fenícios você estuda para o Enem e os demais vestibulares.

É bem rápido: você vê na hora se errou ou acertou a questão e já garante dica para estudar!

Os Fenícios

.

.
=

Veja aqui aulões gratuitos de História:

A Civilização dos Fenícios

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel