Os Fenícios – História da Civilização no Enem e nos vestibulares

Veja a história da civilização Fenícia. Eles ocupavam o território onde hoje é o Líbano. Exerceram grande influência na região do oriente próximo e por todo o Mediterrâneo. Eram excelentes navegadores e guerreiros. Revise história para o Enem e o vestibular.

É hora de revisar a história da Antiguidade. Veja os Fenícios. Esta civilização ocorreu na ocupação do Mediterrâneo e suas adjacências. Vamos também relembrar as marcantes tradições culturais deste povo e de que forma esta civilização desenvolveu o comércio marítimo na antiguidade de maneira bastante eficiente.

Você conhece aquele ditado popular que diz “se a vida te der limões, faça deles uma limonada”? Pois bem, se pensarmos nos antigos fenícios podemos dizer que eles seguiram esta perspectiva de maneira muito efetiva. Explico: Os Fenícios ficavam na região do atual Líbano.

Por lá eles fundaram cerca de 25 cidades-estado em uma região infértil para a agricultura, mas de extrema importância estratégica, pois estava próxima a grandes centros da antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Persas), e bem situada ao leste do mediterrâneo.

Além disso, embora a agricultura não fosse possível pela pobreza relativa do solo, áreas de floresta forneciam madeira de boa qualidade. Aproveitando-se deste recurso natural e sua proximidade ao mar, os fenícios desenvolveram a navegação de modo excepcional, tornando o comércio marítimo sua principal atividade econômica.  Veja acima o modelo clássico do barco fenício para o comércio. Eles desenvolveram uma estrutura com grande capacidade de carga, e com a quilha no fundo do casco.

Veja esta outra aula gratuita sobre os Fenícios e prepare-se ainda mais para o Enem!

Para se ter uma ideia, enquanto gregos temiam navegar pelo atlântico atravessando as colunas de Hércules (estreito de Gibraltar) os Fenícios foram capazes de estabelecer rotas comerciais na região da Inglaterra e mar do norte. Existem teorias não comprovadas que eles possam ter ido além e chegado a América, precisamente na costa do Rio de Janeiro.

Pois bem, o governo nas cidades-estado fenícias era centralizado nas mãos de um soberano de origem nobre e o cargo era transmitido hereditariamente. Cabe ressaltar que cidades-estado são independentes entre si politicamente, mas apresentam a mesma cultura, idioma, religião e afins.

Entre as principais cidades figuram Tiro, Ugarit, Sídon e Biblos. Esta ultima recebe esta dominação devido ao principal produto transportado por seus navegadores, rolos de papiro egípcios utilizados como livros (Biblos em grego).

De todas as cidades fenícias podemos dizer que Tiro foi a mais importante haja vista sua capacidade de expansão comercial e fundação de novas colônias fenícias por todo o mediterrâneo, como por exemplo Cartago, que futuramente rivalizaria com os romanos nas chamadas guerras púnicas.

11

O mapa acima mostra as principais rotas comerciais fenícias, bem como os principais produtos encontrados em cada região e que eram transportados por estes comerciantes navegadores. Podemos observar também áreas onde os mesmos estabeleceram colônias e entrepostos comerciais.

Conforme vimos, os fenícios precisaram se adaptar as condições climáticas e geográficas de sua região original e por isso concentraram seus esforços no desenvolvimento do comércio naval e também artesanato.

Se a agricultura e a pecuária visavam apenas a subsistência, a grande oferta de madeira possibilitou uma industria naval sem precedentes e a presença de metais preciosos, marfim e âmbar possibilitou o desenvolvimento de ourives. Além disso descobriram a púrpura e fabricaram corantes a partir de um molusco.

Em se tratando de navegação orientavam-se pelo sol durante o dia e pela constelação Ursa Maior durante as noites. Seus barcos eram movidos por vela e por remos. Veja na imagem um barco de guerra fenício. Há indícios de que desenvolveram algumas técnicas que ampliavam a velocidade de suas naus, a exemplo, passavam cera de abelha no fundo dos seus barcos, diminuindo o atrito dos cascos com a água.

Cultura dos Fenícios:

Do ponto de vista cultural os fenícios acabaram assimilando e ajudando a difundir diversos elementos culturais dos povos que se relacionavam. Eram politeístas e seus deuses representavam elementos ou fenômenos da natureza, em sua maioria.

Cada cidade homenageava um deus de maneira mais contundente, como se fosse um padroeiro e assim como os gregos esses navegadores sacrificavam animais em homenagem a esses deuses. Sepultavam seus mortos e era comum enfeitarem as sepulturas com motivos egípcios.

Por sua vez, para facilitar a comunicação e os registros de seus negócios comerciais desenvolveram um novo sistema de escrita baseado nos alfabetos cuneiformes mesopotâmicos e hieróglifos egípcios que acabou influenciando o alfabeto grego e consequentemente o nosso alfabeto atual.

Para saber mais sobre os fenícios, veja esta videoaula do canal Curso Enem Gratuito:

Agora que você já sabe tudo sobre os fenícios, que tal testar seus conhecimentos?

Questão 01 – (UECE/2011) Os Fenícios ocuparam uma estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrâneo e o atual Líbano. Tiveram prósperas cidades como Ugarit, Biblos, Beritos, Sídon e Tiros. Essas, por estarem localizadas em uma área de intensa circulação dos povos da Ásia, da África e da Europa foram invadidas e conquistadas sucessivamente por vários impérios. Sobre os Fenícios, assinale o correto.

a) Com o objetivo de aumentar suas riquezas e solucionar problemas causados pela baixa produção agrícola tentaram conquistar novas terras e povos.

b) Esta civilização está relacionada aos cananeus, e teve um comércio bastante desenvolvido, sendo expert na navegação marítima. Criou o alfabeto.

c) A religião fenícia foi muito conhecida no mundo antigo, tendo sido reformada por Zoroastro, também chamado de Zaratrusta.

d) Sua administração foi configurada por um forte regime monárquico e centralizador, sua riqueza cobria os gastos da rica corte.

 

Questão 02 – (UFTM MG/2006) Na Antiguidade, a civilização fenícia particularizou-se por:

a) formar um império teocrático, em que se fundiram as culturas grega e asiática.

b) elaborar o primeiro código de leis escritas, baseado em punições severas.

c) desenvolver o comércio marítimo, fundando colônias na bacia do Mediterrâneo.

d) ter uma crença monoteísta, o que modificou as sociedades do Oriente Próximo.

e) organizar-se em cidades-Estados, sob influência da democracia ateniense.

 

Questão 03 – (PUC PR/2006) Algumas civilizações da Idade Antiga, embora brilhantes, não formaram estados unificados, ou seja, sempre foram politicamente fragmentadas, mostrando o predomínio periódico de algumas cidades.

São exemplos desse enunciado as civilizações:

a) persa e egípcia.

b) romana e hebraica.

c) sumeriana e romana.

d) acadiana e persa.

e) grega e fenícia.

 

Questão 04 – (UFPB/2006) Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:

a) A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.

b) A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.

c) O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.

d) A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.

e) A escrita cuneiforme, uma das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.

 

Questão 05 – (UFPI/2006) Na antiguidade podemos observar características especificas a cada povo. Assinale a alternativa cuja seqüência relaciona corretamente os povos desse período com alguns traços que os caracterizam.

(1) Egípcios.

(2) Fenícios.

(3) Hebreus.

(4) Romanos.

(5) Gregos (atenienses).

(  )  Acreditavam na imortalidade da alma, se notabilizaram pela construção de grandes monumentos em forma de pirâmide e pela escrita hieroglífica.

(  )  Notabilizaram-se por serem grandes navegadores e comerciantes.

(  )  Acreditavam em um único Deus e seus profetas desempenhavam importante papel na preservação da pureza da religião.

(  )  Organizavam-se em Cidades-Estados, desenvolveram a Filosofia e criaram a idéia de Democracia.

(  )  Construíram um vasto Império que se estendia pela Europa, Ásia e África.

a) 1, 4, 5, 2 e 3.

b) 1, 3, 5, 2 e 4.

c) 1, 2, 3, 5 e 4.

d) 4, 5, 2, 1 e 3 .

e) 2, 4, 1, 5 e 3.

 

GABARITO:

1) Gab: B

2) Gab: C

3) Gab: E

4) Gab: C

5) Gab: C

Bruno História
Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Bruno Anderson para o Blog do Enem. Bruno é historiador formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de história em escolas da Grande Florianópolis desde 2012. Facebook e Twitter.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel