Sais Minerais: resumo de Biologia Enem com Simulado

Resumo completo sobre os Sais Minerais e a importância deles na saúde dos humanos. Em seguida, teste seus conhecimentos no Simulado Enem de Biologia.

Veja o que você sabe sobre os Sais Minerais, tema recorrente no Enem e vestibulares! Os sais minerais são micronutrientes (moléculas minúsculas necessárias em pequenas quantidade) essenciais para manter a homeostase de nosso organismo.

Podemos encontrá-los de três maneiras em nosso organismo: dissolvidos na forma de íons na água; combinados com moléculas orgânicas, como no caso do ferro que ajuda a compor a hemoglobina; e formando cristais, como o fosfato de cálcio presente no esqueleto.

Você conhece os diferentes sais minerais essenciais na manutenção de nosso metabolismo? Não? A lista não é muito grande, e todos eles fazem parte do seu organismo e metabolismo: Cálcio, Cloro, Cobre, Ferro, Flúor, Fósforo, Iodo, Magnésio, Manganês, Potássio, Sódio, e Sódio.

Então, revise os sais minerais com este super post e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares! Mas, antes de ver a lista dos Sais Minerais, veja as Doenças provocadas pelo excesso ou a falta de Sais Minerais.

Quando ingerimos determinados nutrientes em excesso ou em quantidades menores do que as necessárias, podemos apresentar sintomas e doenças que podem prejudicar seriamente nossa saúde como a Pressão Alta, o Bócio e a Anemia. Você conhece estas doenças? Não? Então revise aqui, com o Blog do Enem!

Anemia –  Este é um nome genérico que damos para a baixa concentração de hemoglobina em nosso organismo. A anemia pode ser aguda (perda rápida e excessiva de hemoglobina, como em acidentes ou cirurgias) ou crônica (que dura muito tempo).

Esta doença pode ser hereditária (como a anemia falciforme, caracterizada por um gene recessivo) ou ainda adquirida (como a que ocorre por deficiência nutricional).Veja na imagem acima as hemácias normais à esquerda, e as hemácias deformadas pela anemia falciforme à direita.

Como estamos falando de doenças ocasionadas pela má nutrição, vamos focar em um tipo de anemia muito comum: a anemia ferropriva, ocasionada pela baixa ingestão de ferro na alimentação.

Anemia Ferropriva – Esse tipo de anemia, caracterizada pela baixa quantidade de hemoglobina, causa cansaço, palidez, tonturas, sonolência e falta de ar. Estes sintomas se devem principalmente à falta de hemoglobina, proteína que transporta oxigênio.

A falta dela diminui o transporte de O2, essencial para a produção de energia pelas células. Para tratar a anemia ferropriva, o anêmico pode adotar uma alimentação adequada, com alimentos ricos em ferro e, caso necessário, tomar complementos alimentares.

Pressão alta, ou Hipertensão

A pressão alta é uma doença silenciosa, que atinge cerca de 20% da população brasileira e mais da metade da população acima dos 65 anos.

Ela pode ser causada por uma série de fatores, como excesso de peso, propensão genética, uso de tabaco e bebidas alcoólicas e consumo de sais minerais (principalmente o sódio) em excesso.Doenças causadas pela falta/excesso de sais minerais - Biologia EnemEsta última causa é uma das mais importantes atualmente, uma vez que sais minerais, como o sódio, estão presentes em grande quantidade em alimentos industrializados, com função conservante.

O sódio (assim como outros sais minerais) em grande concentração no sangue dispara a osmose das células, empurrando grande quantidade de água em direção aos vasos sanguíneos, visando igualar a concentração de sais dentro e fora das células.

Essa maior quantidade de líquidos dentro dos vasos sanguíneos, aumenta a sua pressão interna (assim como ocorre quando você abre mais o registro de uma torneira, empurrando mais água para dentro de uma torneira, aumentando a “força” com que ela sai da mangueira).

A hipertensão é considerada uma doença traiçoeira, pois, em geral, é assintomática. Quando a pessoa percebe os seus sintomas, em geral já está com muitos órgãos afetados. Pode ser tratada com mudanças na alimentação e no estilo de vida, bem como com o uso de medicamentos específicos.

.

O Bócio

Bócio, também conhecido popularmente por papeira, é uma doença cujo principal sintoma é o aumento considerável da glândula tireoide. Esse crescimento anormal da glândula tireoide é causado principalmente pela baixa ingestão de iodo, levando a glândula a trabalhar em excesso e ficar inchada.

Veja na imagem (fonte: www.tuasaude.com/bocio): Resultado de imagem para imagem BócioComo o iodo é encontrado naturalmente em alimentos provenientes do mar, como peixes, pessoas que vivem em regiões distantes dos oceanos possuem maior tendência a apresentar bócio.

Por tal motivo, no Brasil, há uma lei que obriga as indústrias produtoras de sal de cozinha a enriquecerem o alimento com iodo.

Elementos dos sais minerais Funções Onde são encontrados?
Cálcio O cálcio ajuda a formar o esqueleto e atua na contração muscular, assim como na coagulação sanguínea e no funcionamento do sistema nervoso. O cálcio está presente no leite e em seus derivados e em hortaliças com folhas verdes (como o brócolis e o espinafre).
Cloro O cloro age juntamente com o sódiopara equilibrar a quantidade de líquidos em nosso corpo. Além disso, atua também no funcionamento dos nervos e da membrana celular. O cloro é encontrado combinado com o sódio no sal de cozinha, assim como na água tratada.
Cobre O cobre participa da produção da hemoglobina e da melanina (pigmento que dá cor à pele). Participa também das enzimas que realizam a respiração celular. O cobre está presente principalmente no fígado, carnes e frutos do mar.
Ferro O ferro participa da constituição da hemoglobina, assim como na constituição de enzimas da respiração celular. O ferro é encontrado no fígado, nas carnes, em legumes e hortaliças de folhas verdes, na gema do ovo e no feijão.
Flúor O flúor atua na formação dos ossos e dentes. O flúor é encontrado acrescentado à água tratada. Está presente também em peixes.
Fósforo O fósforo está presente nas moléculas que realizam a transferência de energia dentro da célula (ATP e ADP) e nos ácidos nucleicos. O fósforo está presente nas carnes, ovos, feijão, ervilha, leite e derivados.
Iodo O iodo faz parte dos hormônios da tireoide que controlam o metabolismo. O iodo é encontrado juntamente com o sal de cozinha (iodado artificialmente), assim como em peixes e frutos do mar.
Magnésio O magnésio compõe a clorofila e atua em inúmeras reações químicas juntamente com as enzimas. O magnésio é encontrado em hortaliças de folhas verdes, cereais, carnes, ovos, feijão e soja.
Manganês O manganês ajuda a regular diversas reações químicas em nosso organismo. O manganês é encontrado em frutas, hortaliças e cereais.
Potássio O potássio age juntamente com o sódio no equilíbrio de líquidos e no funcionamento dos nervos e da membrana celular. O potássio é encontrado em frutas, verduras, feijão e cereais.
Sódio O sódio, assim como o potássio, age no equilíbrio osmótico do organismo e no funcionamento dos nervos e membranas celulares. O sódio é encontrado no sal de cozinha.

Dica 1: Estude também a água – o principal componente inorgânico das células! Veja este super post com videoaula do professor Paulo Jubilut.

sais-minerais

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre os sais minerais?

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia e veja o que sabe sobre os Sais minerais. Se errar, têm dicas para estudar!

Sais minerais

.

.
====

Veja aqui aulões gratuitos de Biologia:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel