O Princípio de Arquimedes: resumo de Física com Simulado

Há dois mil e trezentos anos um matemático ficou intrigado: ele tentou descobrir porque alguns corpos flutuavam, e por que outros afundavam na água. Foi assim que este grego descobriu os fundamentos da hidrostática, e entrou para a história das ciências. Veja O Princípio de Arquimedes.

Princípio de Arquimedes – Princípio geral da Hidrostática. Veja por que um corpo afunda e outro corpo flutua na água.

É por conhecimentos básicos como este criado pelo matemático grego Arquimedes quase três séculos antes de Cristo que se inicia o estudo na Física Hidrostática. A pergunta chave foi esta: ‘por que um corpo imerso na água torna-se aparentemente mais leve do que é’? Veja abaixo.

O inventor e matemático grego, Arquimedes (282 – 212 a.C.), constatou que um corpo imerso na água torna-se aparentemente mais leve devido à ação de uma força vertical para cima que o líquido exerce sobre o corpo.

Além disso, Arquimedes propôs uma maneira de obter a intensidade dessa força. Essa força, exercida pelo líquido sobre o corpo é denominada empuxo (E).

Sendo assim, um corpo totalmente imerso em um líquido obedece às seguintes condições:

  • Se ele permanece em repouso no ponto onde ele foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual a intensidade da força peso (E = P).
  • Se ele afunda, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P).
  • Se ele vai para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P).

Assista à esta aula do Curso Enem Gratuito para estudar o conceito de densidade e o que flutua ou afunda na água:

princípio de arquimedes

O enunciado científico do Princípio Arquimedes é assim:  “Todo corpo mergulhado em um fluido (líquido ou gás) fica sujeito a uma força vertical para cima, exercida pelo líquido, sendo a intensidade dessa força igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”.

Quando um corpo está totalmente submerso (Fig.1) ou parcialmente submerso (Fig.2) em um fluido (líquido ou gás) em equilíbrio, este exerce sobre o corpo uma força , denominada empuxo, cujo sentido é para cima, isto é, oposto ao sentido do peso  do corpo. Fonte: IF – UFRGS

 

 

                 É o empuxo que permite que um navio possa flutuar.  É também o empuxo que faz com que um balão suba. Neste caso, enquanto o balão está subindo, o empuxo exercido pelo ar é mais intenso que o peso do balão (E > P).

 

Veja nossa videoaula sobre o tema e revise todo o conteúdo!

Teste agora o seu nível com o simulado Enem de Física:

Empuxo – Simulado de Física

.

.
========

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel