A primeira fase do Modernismo no Brasil: resumo Enem de Literatura

Confira a origem e os fundamentos da Semana de Arte Moderna, de 1922. Nasceu ali, na contestação, a primeira fase do Modernismo no Brasil. A proposta era deixar de copiar a Europa na Cultura e nas Artes. Veja agora.

A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, no ano de 1922, tinha como objetivo colocar a cultura brasileira por dentro das correntes vanguardistas do pensamento europeu, e, ao mesmo tempo, pregar uma tomada de consciência da realidade do Brasil e produzir as suas representações na Arte Moderna. Nesse momento, surge a Primeira Fase do Modernismo no nosso país.

Veja abaixo as palavras do escritor Mário de Andrade, proclamadas na famosa conferência “O Movimento Modernista”, promovida pela Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, em abril de 1942, a fim de dar dimensão ao acontecimento de 1922.

Primeira Fase do Modernismo

“Manifestado especialmente pela arte, mas manchando também com violência os costumes sociais e políticos, o movimento modernista foi o prenunciador, o preparador e por muitas partes o criador de um estado de espírito nacional.  A transformação do mundo, com o enfraquecimento gradativo dos grandes impérios, com a prática europeia de novos ideais políticos, a rapidez dos transportes e mil e outras causas internacionais, bem como o desenvolvimento da consciência americana e brasileira, os progressos internos da técnica e da educação, impunham a criação de um espírito novo e exigiam a reverificação e mesmo a remodelação da Inteligência nacional. Isto foi o movimento modernista, de que a Semana de Arte Moderna ficou sendo o brado coletivo principal.”

Desse modo, com as palavras de Mário de Andrade, a Semana de Arte Moderna deve ser encarada não apenas como um movimento artístico, ma também como um movimento político e social que simboliza a Primeira Fase do Modernismo no Brasil.

A Semana de Arte Moderna de 1922

Confira agora como professor Anderson Rollo, do canal do Curso Enem Gratuito, as principais características dos vanguardistas de 1922L

As dicas do professor Rollo:

  1. A Semana de Arte Moderna inaugurava um movimento de vanguarda nacional, que combinava as mais diferentes formas estéticas, a fim de esculpir uma arte de temática legitimamente brasileira.
  2. Os artistas se inspiraram nos Movimentos de vanguarda na Europa, porém eles estavam focados em fazer aqui no Brasil ma arte com uma característica muito nossa, brasileira.
  3. A Semana de Arte Moderna aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo. Foi um local estratégico, porque a cidade era bastante conservadora. O evento na verdade ocorreu em três dias, cem anos após a Independência do Brasil.
  4.  O inimigo  “artístico” era a estética do Parnasianismo, com toda sua poesia marcada pela polidez da linguagem, métricas perfeitas, e a erudição.
  5. Os artistas da Primeira Fase do Moderniswmo defendiam defendiam um português brasileiro, marcando naquele momento uma tentativa de romper também com a arte europeia.

 

O Brasil no início do Século XX

Para melhor compreensão da Primeira fase do Modernismo, veja o momento histórico no qual o país estava vivendo:

Momento histórico do Modernismo

Depois dos governos militares do início da República, os senhores rurais voltaram ao poder, fortalecidos pela economia do café, que abrangia em torno da região São Paulo – Minas Gerais, dando início à “política dos governadores” (que apoiavam o governo federal). Tal situação favoreceu as elites dos estados de São Paulo e Minas Gerais, que se alternavam no poder (a conhecida política do café com leite que perdurou até 1930).

Enquanto isso, as principais cidades brasileiras, especialmente São Paulo, viviam uma rápida mudança em decorrência do processo industrial do início do século XX. Dessa maneira, surgiu uma burguesia industrial que ficava mais forte com o passar do tempo, porém marginalizada pela política econômica exercida pelo governo federal, visada na produção e exportação do café.

Nesse momento, a presença de imigrantes europeus, principalmente italianos, que se direcionavam para as regiões com melhor economia, tanto na zona rural, onde havia as plantações de café, quanto na zona urbana, onde se localizavam as indústrias.

Nos centros urbanos, havia também uma parte da população pressionada pelos “barões do café” e a alta burguesia e pelo operariado (pequena burguesia, de caráter reivindicatório, formada, também, por funcionários públicos, comerciantes, militares e profissionais liberais). Esse clima de mudanças profundas era o ambiente para emergir a Primeira Fase do Modernismo.

Daí então, a declaração de Mário de Andrade, que afirma que “só mesmo uma cidade grande, mas provinciana, como São Paulo, poderia fazer o movimento modernista e objetivá-lo na Semana (de Arte Moderna)”.

A Semana de Arte Moderna

semana de arte moderna

Os artistas da Primeira Geração Modernista

Confira agora o time de feras que fez Semana de Arte Moderna de 1922. Na liderança do grupo estavam quatro incorformados: a artista plástica Anita Malfatti; os poetas  poeta Manuel Bandeira; e o escritor Oswald de Andrade

:e Mário de Andrade. Confira as principais obras que marcaram a Primera Fase do Modernismo:

As dicas do Rollo:

A primeira geração do Modernismo teve início com a Semana de Arte Moderna, em 1922, e foi até a década de 1930. Os autores modernistas dessa fase são conhecidos como a geração heroica, o que evidencia a ruptura realizada por eles em relação ao Parnasianismo.

Eles queriam criar uma poesia libertadora, nova. Surge aí o poema-piada, a paródia, o poema-pílula, versos brancos (sem rima) e livres (sem métrica). Vale ressaltar a influência das vanguardas europeias sobre esses artistas.

Esses autores valorizavam a linguagem coloquial, buscando enaltecer o “falar brasileiro”. Três autores dessa fase foram Manuel Bandeira, Oswald de Andrade e Mário de Andrade.

Manuel Bandeira foi o autor do poema Os Sapos, declamado por Ronald de Carvalho na Semana de 22. Seus poemas possuem características parnasianas, porém o autor é considerado participante da primeira geração modernista.

Mário de Andrade, conhecido como Papa do Modernismo, escreveu o livro de poemas Pauliceia Desvairada.

Oswald de Andrade é o autor de Pau Brasil e do Manifesto Antropofágico, duas obras que carregam em si os ideais dessa fase do Modernismo: valorização da cultura nacional.

Escultura Modernista

O escultor Vitor Brecheret foi descoberto por um grupo de jovens modernistas em 1920. De acordo com Mário de Andrade, Brecheret foi o “criador do estado de espírito” dos modernistas

O Manifesto Pau-Brasil foi um escrito por Oswald de Andrade e publicado no jornal Correio da Manhã, em março de 1924. Nele e no livro de poesias Oswald propõe uma literatura extremamente vinculada à realidade brasileira, a partir de uma redescoberta do Brasil.  simulado de modernismo

 
Agora responda as 10 questões do simulado sobre a primeira fase do Modernismo no Brasil:

Simulado – Primeira fase do Modernismo

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

O texto sobre a primeira fase do Modernismo no Brasil foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular de ensino de Florianópolis e colaboradora do Blog do Enem. Facebook: http://www.facebook.com/analice.andrade

Parabéns. Vc chegou ao final do resumo sobre a Primeira Fase do Modernismo.