Questões sobre a primeira fase do Modernismo no Brasil

O Modernismo foi uma escola literária que teve início com a Semana de Arte Moderna em 1922. Teste seus conhecimentos com questões sobre a primeira fase do Modernismo!

A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, tinha como objetivo incentivar uma tomada de consciência da realidade do Brasil e produzir as suas representações na Arte Moderna. Esse momento é marcado como o início do Modernismo no Brasil. Relembre as principais características da escola literária e teste seus conhecimentos com questões sobre a primeira fase do Modernismo!

Resumo sobre a primeira fase do Modernismo

O Modernismo é a escola literária que se inicia em 1922, depois da Semana de Arte Moderna, e se estende até o final dos anos 1970. Didaticamente, é dividido em três fases ou gerações e cada uma desenvolve temas, gêneros e autores diversos:

Os autores modernistas da primeira fase são conhecidos como a geração heroica, o que evidencia a ruptura realizada por eles em relação ao Parnasianismo.

Eles queriam criar uma poesia nova e libertadora. Surge aí o poema-piada, a paródia, o poema-pílula, versos brancos (sem rima) e livres (sem métrica). Vale ressaltar a influência das vanguardas europeias sobre esses artistas.

Autores como Manuel Bandeira, Oswald de Andrade e Mário de Andrade valorizavam a linguagem coloquial, buscando enaltecer o “falar brasileiro”.

Manuel Bandeira foi o autor do poema Os Sapos, declamado por Ronald de Carvalho na Semana de 22. Apesar de seus poemas ainda possuírem características parnasianas o autor é considerado participante da primeira geração modernista.

Mário de Andrade, conhecido como Papa do Modernismo, escreveu o livro de poemas Pauliceia Desvairada. Já Oswald de Andrade é o autor do Manifesto Pau-Brasil e do Manifesto Antropofágico, obras que carregam os ideais dessa fase do Modernismo: valorização da cultura nacional.

Manifesto Pau-Brasil - primeira fase do ModernismoCapa da primeira edição do livro Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, ilustrado por Tarsila do Amaral

Videoaula

Antes de partir para as questões sobre a primeira fase do Modernismo, assista à videoaula do canal do Curso Enem Gratuito:

Questões sobre a primeira fase do Modernismo

Em seguida, responda aos exercícios sobre o início do Modernismo e teste seus conhecimentos sobre o assunto!

.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Literatura, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel