Resumo com simulado de Figuras de Linguagem: português Enem

Aprenda a diferença de sentido Denotativo x sentido Conotativo no resumo com simulado, e domine as principais Figuras de Linguagem: 1 - comparação, 2 - metáfora, 3 - antítese, 5 - hipérbole, e 5 - prosopopeia. Todo ano cai nas provas do Enem e do Encceja. Confira agora.

Têm coisas que  caem direto no Enem. Veja no resumo com simulado de Figuras de Linguagem conteúdos básicos para você conseguir mandar bem nas questões de Interpretação de Texto.

Vale para conseguir entender o enunciado das questões objetivas e também para os textos motivadores da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio, do Encceja e dos Vestibulares.

Veja o resumo com simulado sobre as principais Figuras de Linguagem. O básico do básico que você precisa dominar começa com a diferenciação do que é Sentido Denotativo de Sentido Conotativo.

As Figuras de Linguagem

Figura de linguagem é…

Uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em um sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregadas. Você já aprendeu que diferenciar Linguagem Denotativa do que é a Linguagem Conotativa é básico para você mandar bem. Mas, tem mais coisa ainda:

Isto é muito importante para você mandar bem nas questões de interpretação de texto. Comece agora pelo resumo especial de Figuras de Linguagem, com a professora Mercedes Bonorino.

 As dicas sobre as figuras de linguagem:

  1. Quando usamos palavras ou expressões fora do seu significado literal, estamos usando a linguagem figurada. Na língua portuguesa, existem vários tipos de figura de linguagem.
  2. As principais figuras de linguagem são: comparação, metáfora, antítese, hipérbole e prosopopeia.
  3. Na comparação, temos uma analogia entre duas realidades, com o uso de expressões como “tal qual”, “como se fosse”, “que nem” etc.
  4. A figura de linguagem da metáfora é um tipo de comparação. Na metáfora, temos uma comparação implícita, subentendida, sutil.
  5. Já a antítese é usada para expressar situações, sentidos ou ideias opostas, muitas vezes com o uso de antônimos.
  6. A hipérbole é uma figura de linguagem usada para expressar exagero e dar ênfase a uma situação.
  7. Enfim, a prosopopeia, que também é conhecida como personificação, acontece quando damos qualidade humana a algo não humano, como um objeto, um animal etc.
  8. Essas cinco são as principais figuras de linguagem usadas na língua portuguesa. No vídeo, a professora Mercedes dá exemplos de cada uma e ainda traz questões de como as figuras de linguagem caem no Enem, e no Encceja. Veja agora!

 

Conotação x Denotação

Confira com a professora Camila Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito, esta diferenciação clássica para você mandar bem nas provas:

Também chamada de linguagem denotativa ou literal, a denotação significa o emprego da palavra em seu sentido original, próprio ou preciso, ou seja, livre seu sentido metafórico. Já a linguagem conotativa busca produzir no leitor algum tipo de emoção: riso, paixão, surpresa etc.

Na conotação, as palavras vêm investidas de seu sentido metafórico. Enquanto a denotação é meramente informativa e, sendo assim, não explora os sentidos colaterais das palavras, a conotação explora os diversos sentidos possíveis das palavras, geralmente por meio de figuras de linguagem.

Confira no vídeo agora, que é super divertido:

Veja agora uma outra explicação, para você aprender de vez?

Sentido Conotativo x Sentido Denotativo

denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra; uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real. Ex.: Gosto de estudar à noite (noite sentido de período noturno).

conotação é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. O uso que se faz das palavras trazendo novos sentidos, encontramos esses exemplos no texto literário, mas na redação do Enem não se deve escrever texto poético, e sim, dissertativo-argumentativo. Fique ligado! Exemplo de conotação: Há dias que amanhecem noite (noite no sentido de tristeza, sombrio).

As Figuras de Linguagen no dia a dia

As figuras de linguagem estão em nosso cotidiano. Você utiliza diversas vezes ao dia quando está em comunicação com outras pessoas. Ao falar ‘Quebra um galho pra mim’, por exemplo, já está ali uma figura de linguagem.

As figuras de linguagem são geralmente empregadas para dar mais expressão ao que queremos; ampliando o significado de uma palavra, suprindo a falta de um termo adequado ou criar significados diferentes.

Veja o exemplo: “Amar é um deserto e seus temores…” (Djavan) – →Ao ouvir esse trecho da canção “Oceano”, você precisa fazer uma relação com a imagem que um deserto representa: sofrimento, solidão, sacrifício; para assim poder compreender o que o amor significa para o autor.

Resumo de Figuras de Linguagem

Veja agora com a professora Camila um super resumo de Figuras de Linguagem. É bem divertida a forma como ela apresenta este conteúdo e os exemplos. Você nunca mais esquece:

Mandou bem a professora Camila. E têm mais aulas dela no canal do Curso Enem Gratuito. Veja agora como utilizamos em nosso dia a dia muitos recursos apresentados pela Camila. E, no final do post tem o Simulado de Figuras de Linguagem. Bora seguir!

Aula Gratuita sobre Linguagem

Veja com a professora Kel, do Curso Enem Gratuito, uma aula especial sobre a Linguagem Formal x a Linguagem Informal. Vai ajudar você a entender as figuras de Linguagem.

Gostou do resumo com a professora Kel? Excelente. Agora você já sabe o que vale ponto e o que perde ponto na Redação do Enem.

Tabela com as Figuras de Linguagem

No quadro abaixo, você vai conhecer as figuras de pensamento, que são a primeira divisão das figuras de linguagem, juntamente com um exemplo de utilização de cada uma delas:

Figuras de Linguagem

Exemplos de utilização

Comparação e Metáfora: é a comparação entre dois termos, de modo que as características de um sejam atribuídas a outro. Quando ocorre comparação, aparece um termo específico: como, tal qual, etc. Quando esse termo é suprimido, ocorre a metáfora. Metáfora: Um beijo seria uma borboleta afogada em mármore. (Cecília Meireles)

 

Comparação

Ela vive como os pássaros.

Metonímia: consiste na substituição de uma palavra por outra, havendo entre elas uma relação de interdependência, inclusão, implicação. Você nunca leu Machado de Assis (o autor pela obra).Vamos tomar uma Coca-Cola (a marca pelo produto).

Não havia uma alma na casa (a parte pelo todo).

Antítese: é o emprego de palavras que possuem sentidos opostos. De repente do riso fez-se o pranto (Vinícius de Morais)
Paradoxo: é a fusão, no mesmo enunciado, de elementos que se excluem mutuamente, quebrando a lógica. Fui-o outrora agora. (Fernando Pessoa)
Prosopopeia: também chamada de personificação, consiste em atribuir características de seres humanos a seres irracionais. O vento bateu na minha porta.
Hipérbole: consiste em expressar uma ideia com exagero, para enfatizá-la. Você vai chorar rios de lágrimas.
Eufemismo: consiste em empregar uma palavra ou expressão para amenizar o sentido desagradável de outra. Seu filho partiu dessa para a melhor (morreu).
Ironia: consiste em empregar uma palavra ou expressão querendo dizer exatamente o contrário. Você é um dançarino incrível, conseguiu pisar no meu pé várias vezes.

Exercício: Agora chegou a sua vez! Responda as questões abaixo que o Blog do ENEM preparou para você.

 

Simulado de Figuras de Linguagem

.

.
.
E aí, mandou bem no simulado de Figuras de Linguagem?  Se você não acertou pelo menos sete questões “de primeira” é preciso mergulhar mais fundo.

Confira esta aula especial para o Enem e os Vestibulares com uma explicação completa sobre as Figuras de Linguagem. Veja os exemplos e como evitar erros na utilização das figuras de Linguagem na Redação e tambem para compreender e acertar as questões objetivas. Acesse aqui a aula de Figuras de Linguagem:  Figuras de Linguagem

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel