Resumo de História e Filosofia Enem com Simulado de Iluminismo

Os ideais do Iluminismo levaram à Revolução Francesa e à Independência Americana. Entenda a origem de "Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Veja aula gratuita e depois resolva 10 questões sobre o Iluminismo. É História para o Enem.

O movimento de ideias revolucionárias ocorrido no século XVIII, na Europa Ocidental, ficou conhecido como Iluminismo, Século das Luzes, ou ainda Ilustração. A origem do nome vem do latim “lumini” que quer dizer luz. Confira um resumo com as dimensões da história e dos ideiais do movimento antes de responder ao simulado de Iluminismo.

Ligado às características do Renascimento Cultural, o Iluminismo está vinculado diretamente ao desenvolvimento científico enquanto método, com observações, métricas, e comprovações. Estas mudanças no campo da ciência ocorreram  durante o século XVII, com Galileu Galilei, René Descartes, Isaac Newton, entre  outros nomes.

O Século das Luzes

Naquele tempo, o fato de se ter uma ideia era considerado uma luz por se encontrar na busca de soluções ou saídas de qualquer problema. E, fato mais fato durante o dia, quando se tem claridade.

A essência do Iluminismo era de um movimento filosófico aplicado ao cotidiano. A burguesia emergente estava desejosa de mudanças, principalmente nos campos da política e economia; no primeiro plano criticavam as monarquias absolutistas.

O Iluminismo e a Revolução Francesa

E, no campo da economia, criticavam o mercantilismo. A influência do pensamento iluminista incentivou a Revolução Francesa, a Independência dos EUA e uma série de outros movimentos de modernização das formas de governo e de organização do Estado.

Os ideais iluministas abriram a cabeça da Europa e dos europeus que haviam migrado para o ‘Novo Mundo’ da America do Norte. As origens tanto da Revolução Francesa, contra a monarquia absolutista do Antigo Regime, quanto da Independência dos Estados Unidos para deixarem de ser colônia em relação à Inglaterra, ambos têm claras origens iluministas. A Constituição Norte-americana, por exemplo, é claramente iluminista.

Igualdade, Fraternidade, e Liberdade

O bordão ‘Igualdade, Fraternidade, e Liberdade’ nasce a partir do Iluminismo. Os valores ocidentais contemporâneos expressos na Declaração dos Direitos do Homem, no voto secreto, nas eleições diretas, no direito das mulheres, e na Democracia Ocidental são legados do Iluminismo e de pensadores da mesma época na Inglaterra.

Resumo sobre o Iluminismo

Antes de testar os seus conhecimentos no Simulado de Iluminismo, veja a aula com o professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, e veja o contexto histórico do movimento iluminista.

O processo de iluminação se daria pelo desenvolvimento da capacidade intelectual, libertando-se dos medos irracionais, superstições e crendices, levando o ser humano a questionar as tradições vulgares e a construir uma nova ordem racional para a sociedade.  Esta era a premissa. Então, você acha que isto se realizou?

Os pensadores do Iluminismo

A história deu lugar de honra a grandes pensadores do movimento iluminista. Filósofos, Cientistas, Enciclopedistas e Matemáticos se destacaram em relevantes contribuições para o novo jeito de ver o mundo. Eles foram tratados como celebridades na época. Veja na imagem uma comemoração de iluministas na França:Simulado de Iluminismo

Montesquieu –  Charles-Louis de Secondat era o nome de batismo de Montesquieu. Ele fez parte da primeira geração de iluministas. Sua obra principal foi “O espírito das leis”, com a proposição  histórica da Divisão do governo em três poderes: Executivo; Legislativo; e Judiciário.

Voltaire –  François-Marie Arouet, ele foi um forte critico da religião e da Monarquia, Voltaire é o homem símbolo do movimento iluminista. Foi um grande agitador, polêmico e propagandista das ideias iluministas em favor de uma representatividade legítima no exercício do poder.

Diderot – Denis Didetot dedicou grande parte de sua vida à organização da primeira Enciclopédia, sendo essa a sua principal contribuição na perspectiva da documentação do pensamento e das ciências. No âmbito do Iluminismo ele era também um mobilizador libertário.

D’Alembert – Jean le Rond d’Alembert  tinha conhecientos em física, Matemática e Filosofia, e trabalhou intensamente na elaboração da Enciclopédia junto com Diderot.

Rousseau – Jean-Jacques Rousseau entrou para a história com a sua obra “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens”. O livro tornou-se um clássico, obrigatório até hoje nos estudos de filosofia e de sociologia. Ele também redigiu alguns verbetes para a Enciclopédia, e ficou com uma fama de realizar muitas discussões entre os iluministas.

O pensamento de Rousseau

Veja com o professor Alan Ghedini, do Curso Enem Gratuito, uma síntese genial sobre o pensamento de Rousseau, e a importância dele para o Iluminismo e a humanidade. Confira antes de responder ao Simulado de Iluminismo:

As dicas sobre Rousseau:

  1. Para Rousseau, existe o Estado de Natureza, que se contrapõe ao Estado Civil.
  2. Ele diz que o ser humano no Estado de Natureza é solitário, tranquilo, que não conhece bondade nem maldade. Já no Estado Civil, o ser humano passa a fazer parte de uma sociedade, conhece a propriedade privada, e etc.
  3. A partir desse momento corrompe-se a natureza do homem, seja pela cobiça, pela disputa, pela gama de poder e outros fatores.
  4.  Rousseau aponta duas desigualdades: a desigualdade física ou natural (exemplo: se eu sou mais alto que você, trata-se de uma desigualdade física, a qual não escolhemos ter e que por si só não nos causa infelicidade) e a desigualdade social e política (criticada por Rousseau, tem como exemplos: quem manda e quem obedece, quem possui e quem não possui…).
  5.  No Estado Selvagem, o ser humano, assim como no Estado de Natureza, é piedoso. Rousseau tem uma visão bastante positiva a respeito da natureza humana.
  6.  Ele aponta também questões como perfectibilidade (o ser humano busca sempre ser uma melhor versão de si mesmo);
  7. Na política Rousseau aponta duas vontades: a vontade de maioria e a vontade geral. A primeira reúne as expectativas individuais em um conjunto majoritário, enquanto  a segunda é muito maior, que emerge da sociedade e fundamente o corpo cívico.
  8. Confira no vídeo o resumo completo do professor Alan antes de responder ao Simulado de Iluminismo.

 

 

Síntese

O Iluminismo foi um movimento intelectual e cultural que enfatizou a capacidade humana de sair da menoridade, ou seja, da ignorância. O uso da razão, portanto, seria o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação.

Agora que você já revisou o tema, responda 10 questões do Simulado de Iluminismo:

Simulado de Iluminismo

.

.

========

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Parabéns, você chegou ao final do Simulado de Iluminismo

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel