Linguagem Denotativa x Conotativa: resumo com simulado Enem

Veja as diferenças entre Linguagem Denotativa x Linguagem Conotativa, e um resumo completo das Figuras de Linguagem para mandar muito bem em Literatura e na Redação do Enem e do Encceja. Confira o resumo e responda ao Simulado online.

Veja como resolver questões de interpretação de texto em que se o uso do sentido figurado (Conotação), e  também questões com os aspectos da Denotação (sentido real da palavra ou frase).  as diferenças de Linguagem Denotativa x Conotativa caem direto nas provas. E, este conteúdo ajuda você a fazer uma redação com mais qualidade. Vem!

Antes de exemplificar conotação e denotação, é importante lembrar que nenhum falante é unilíngue, ou seja, não possui uma única forma de expressar a língua portuguesa, no sentido de dominar apenas uma variedade da língua.

Em sua vida social e cultural, cada indivíduo participa de várias comunidades, delas constrói um conjunto de regras e discursos,  tanto na fala (gírias, variantes linguísticas regionais, etc) quanto na escrita (produção de textos acadêmicos, cartas convencionais, mensagens em redes sociais, uso textual na publicidade, redações oficiais, etc).

Linguagem Conotativa x Denotativa

O que é conotação: A conotação é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. O uso que se faz das palavras trazendo novos sentidos, encontramos esses exemplos no texto literário, mas na redação do Enem não se deve escrever texto poético, e sim, dissertativo-argumentativo. Fique ligado! Exemplo de conotação: Há dias que amanhecem noite (noite no sentido de tristeza, sombrio).

A denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra; uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real. Ex.: Gosto de estudar à noite (noite sentido de período noturno).

A essa altura você deve estar pensando: como vou usar uma linguagem figurada em uma produção de seleção de vestibular? E se eu for penalizado? E seu eu errar na Linguagem Denotativa x Conotativa?

O que mais pesa na redação do Enem na competência I são as questões gramaticais, de convenções da escrita e de escolha de registro, nas outras competências o que vai pesar são as questões de coesão textual, a escolha do tipo textual que deve ser dissertativo-argumentativo (não em forma de poemas, narrações).

Vale também a esquematização de estratégias de argumentação, como fazer uso delas e solucionar problemas. O uso da conotação no texto redacional vai surgir nessa última parte exigida nas competências: como  estratégia argumentativa.

 Linguagem Conotativa x Linguagem Denotativa

Veja com a professora Camila Zuchetto, do Curso Enem Gratuito, um resumo bem rápido sobre Conotação x Denotação.

Muito boa a professora Camila. Você entende, mesmo!

Na produção textual como usar esses mecanismos?

O candidato pode fazer uso da conotatividade para explicitar sua opinião e levantar uma crítica mais direta ao seu ponto de vista.

Confira com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas para você não se peder na hora de fazer uso de recursos da linguagem denotativa x conotativa:

Usar palavras com sentidos variados como sinônimas; também produzir o texto com figuras de linguagem como metáfora, comparação, metonímia, hipérbole, antítese, paradoxo, ironia, personificação e perífrase, que podem proporcionar a uma mesma palavra diferentes sentidos, dependendo do lugar de fala.

Por exemplo: Quando a redação do Enem tratou sobre o tema publicidade infantil ou sobre a persistência da violência contra as mulheres, o candidato poderia usar a metáfora com o propósito de reforçar o tamanho e/ou quantidade do tema ser prejudicial para o público em questão.

Fazer comparações; usar-se da antítese para elencar dois pontos de vistas divergentes. São variadas formas de usar a linguagem figurada, conotativa, como artifício de persuasão textual.

Isso quer dizer que o falante, ao produzir seu escrito, vai considerar o seu interlocutor, o ambiente em que se encontra, o assunto de que trata e a intenção do ato de linguagem (persuadir, pedir, ordenar, informar etc.), e escolher palavras adequadas para aquele contexto e explicitá-las.

Figuras de linguagem para você usar na Redação Enem

Obs: Vale lembrar que a linguagem conotativa pode ser um bom mecanismo persuasivo na redação, mas é primordial que o candidato preze pelo uso correto da ortografia, do tipo textual e que o texto respeite os direitos humanos.

Antítese – consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. Ex.: Os jardins têm vida e morte;

Ironia – é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. Ex.: “Confesso que Marianinha foi para mim um daqueles amores únicos, dos quais não temos mais que cinco ou seis em toda a vida…” (José Roberto Torero).

Eufemismo – consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. Ex.: Vossa Excelência está faltando com a verdade, uma vez que ficou comprovado que na sua gestão houve desvio de dinheiro público. (Verdade em vez de mentira, desvio de dinheiro em vez de roubo/furto).

Metáfora – consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o figurado. Ex.: É preciso neutralizar essas mazelas que o sistema capitalista impõe a sociedade. (Conota uma lesão no sentido figurado sobre a situação capitalista).

Nas questões do Enem se discute como são trabalhadas a conotação e a denotação?

Nas questões de múltipla escolha, a denotação e a conotação são questionadas para fazer com que o candidato compreenda a intertextualidade e usos da linguagem.

Saiba perceber as formações e usos das palavras em diferentes contextos comunicacionais, para perceber e avaliar a  harmonia de sentido na escolha de uma palavra para contextualizar uma atividade de fala.

E,  como havia falado anteriormente, fazer com que o candidato leve em consideração a pessoa com quem fala (considerando a profissão, idade, sexo, posição social, origem geográfica, etc) e o ambiente onde se encontra (um concerto de música clássica, estádio de futebol, cada de amigos ou de desconhecidos, etc).

É uma estratégia do exame para fazer com que o estudante/candidato compreenda as vivências da fala e da escrita na sociedade brasileira.

Simulado Enem: Conotação x Denotação

Responda agora as 10 questões do Simulado Enem sobre Linguagem Denotativa e Linguagem Conotativa:

.

Linguagem Denotativa x Conotativa

.

.
=

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia.

Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel