As Características do Romantismo: resumo Enem & Encceja

O Romantismo no Brasil: Castro Alves, Gonçalves Dias, José de Alencar, Casimiro de Abreu e outros gigantes daquela época. Veja aula gratuita com resumo e Simulado

A proposta do Romantismo era superar os tempos do Classicismo e do Racionalismo. A busca era de uma aproximação maior com as ruas, ao invés dos palácios.

A liberdade de expressão, a valorização do amor, a idealização do ser amado, o folclore e o nacionalismo entraram em cena. Veja esta revisão do Romantismo, com simulado Enem & Encceja Online e videoaula do Curso Enem Gratuito.

Literatura Enem: O romance Werther, de Goethe, publicado na Alemanha em 1774, lança as definições do sentimentalismo romântico e da fuga pelo suicídio. Na Inglaterra, o Romantismo está presente, inicialmente, no começo do século XIX, destacando a poesia ultrarromântica de Lord Byron.

Porém, se a Alemanha e a Inglaterra foram as pioneiras relacionadas a essa nova tendência, a França teve o papel de divulgar o Romantismo22Veja na imagem o célebre quadro de Eugène Delacroix, intitulado “A liberdade ganhando o povo” (1930).

Os franceses explodiram com o Romantismo logo após a Revolução Francesa, quando os ideais de Igualdade, Liberdade, e Fraternidade que foram a mola propulsora durante a revolução se espalharam pela sociedade. As duas obras mais famosas do Romantismo francês são  O Corcunda de Notre Dame, e Os Miseráveis. Ambas de Victor Hugo (1802-1885).

O Romantismo no Brasil

No nosso país, duas publicações dão início ao Romantismo brasileiro, publicadas em Paris, por Gonçalves de Magalhães, em 1836. São elas a revista Niterói e o livro de poesias Suspiros poéticos e saudades.

A princípio, romântico era tudo o que estava oposto ao clássico. Ou seja, a Idade Média entrou no lugar dos modelos da Antiguidade Clássica, principalmente, de maneira clara, nos seus últimos séculos, coincidindo com o surgimento da burguesia.

O indivíduo passa a ser o foco principal,  em total relevância a imaginação e os sentimentos, resultando em uma interpretação subjetiva da realidade. A natureza e os indígenas ganharam um espaço de relevância. Nessa época, surgiu um público que consumia a literatura, tornando-a mais popular, diferente dos estilos de outras épocas, que possuíam características clássicas. Então, o romance, seria a forma mais acessível da manifestação literária.

O aspecto formal da literatura romântica foge do que é padronizado e estetizado do Classicismo. O verso livre, que não possui métrica e tampouco estrofação, e o verso branco, que não possui rima, fazem a poesia romântica.

O emprego da forma livre combina plenamente com o ideal do romântico, que é o individualismo e do subjetivismo.

Veja os resumos online com o professor Anderson Rolo, do canal Curso Enem Gratuito. Ele dá aulas-show sobre o Romantismo no Brasil. Confira:

Muito bom este resumo do professor Rollo.

Nacionalismo e Natureza no Romantismo Brasileiro

O nacionalismo era um conteúdo cultivado pelos românticos, manifestando exaltação da natureza de seu país, retornando às histórias do passado e criando um herói nacional, como belos e valentes cavalheiros medievais, no caso da literatura europeia.

A natureza tem o seu papel, dando vários significados, como, por exemplo, em alguns momentos, ela será exaltada e funcionará como uma extensão do país, e em outros momentos será uma espécie de refúgio da vida agitada dos grandes centros urbanos do século XIX.

Entre os principais poetas da literatura romântica brasileira, estão Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre. Castro Alves, José de Alencar, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Manuel Antônio também estão nesta galeria.O Romantismo - Veja Simulado GratuitoGonçalves Dias ajudou a consolidar a escola literária no nosso país, trabalhando de maneira brilhante temas do Romantismo, em sua fase inicial, como o indianismo, a natureza, a religiosidade, o medievalismo e o sentimentalismo.

Suas produções se encaixam em uma visão de amor do homem romântico, contendo características do subjetivismo, com notável influência de seus casos amorosos.

O trecho mais famoso da obra “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias é este:

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

O baiano Castro Alves (1847 – 1871) foi outro ícone do Romantismo Brasileiro. Ele introduziu o poema-manifesto, e foi um dos arautos contra a escravidão e pela proclamação da república. Criou o clássico Navio Negreiro, em que retratava a miséria do tráfico humano. E, na vertente mais romântica, escreveu o também consagrado Espumas Flutuantes.

Veja que beleza este trecho de Castro Alves:

Oh! Bendito o que semeia
Livros à mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar!

Gostou deste resumo? Então, aproveite o embalo e veja também a segunda fase do Romantismo antes de fazer o Simulado.

.

Agora sim! Responda as 10 questões do simulado Enem de Literatura e garanta o sucesso na hora da prova!

Simulado Romantismo

.

.
====

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000.

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel