Lista de exercícios sobre calorimetria, com resumo de física

Entenda o que é calorimetria e treine para as provas de Física com questões do Enem e de vestibulares! São 10 exercícios com gabarito para você testar seus conhecimentos!

A calorimetria está entre os assuntos que mais caem no Enem e nos vestibulares. Por isso nós preparamos um resumo para você relembrar o que é capacidade térmica, calor sensível e calor latente. Além disso, tem uma lista com 10 exercícios sobre calorimetria para você treinar para as questões de Física!

Resumo sobre calorimetria

A calorimetria estuda os processos que envolvem o calor, ou seja, a energia térmica. Uma caloria (cal) é a quantidade de calor (energia térmica) necessária para aumentar a temperatura de 1 g de água em um 1ºC, sob pressão de um 1 atm.

Para avaliar o calor transferido entre os corpos, a calorimetria utiliza a grandeza denominada quantidade de calor, geralmente representada por Q.

Resumo  sobre calor sensível

A fim de entender melhor o que é calor sensível e capacidade térmica, assista à aula do professor Marcelo, do canal do Curso Enem Gratuito. Ele também explica como realizar os cálculos com a fórmula do calor sensível.

A quantidade de calor, por ser uma forma de energia, é medida no Sistema Internacional de Unidades pelo joule (J). Contudo, as unidades mais utilizadas para se medir a quantidade de calor são a caloria (cal) e a quilocaloria (kcal). Convertendo essas unidades temos:

  • 1 cal ≅ 4,2 J
  • 1 kcal = 4200 J
  • 1 kcal = 1000 cal

Tipos de calor

É importante lembrar que existem dois tipos de calor: o calor sensível e o calor latente. O calor sensível faz o corpo variar sua temperatura sem mudar seu estado físico. Para isso, analisa-se também qual é a capacidade térmica do corpo.

Por exemplo: para fazer um café, a água pode ser aquecida de 25ºC até 70ºC. Portanto, o calor envolvido é sensível, uma vez que há variação de temperatura e o estado físico da água não muda durante o aquecimento.

O calor latente, por sua vez, é aquele que, recebido ou cedido pelo corpo, provoca a mudança de seu estado físico. Ao estudar o calor latente, é importante analisar a curva de aquecimento da substância.

Por exemplo: ao ferver a água para cozinhar um alimento a temperatura pode variar até 100ºC ou mais. Neste caso, até chegar aos 100ºC o calor envolvido é sensível, mas durante a ebulição nos 100ºC é calor latente.Resumo  sobre calor sensível

Veja agora o que é calor latente professor Marcelo, do canal do Curso Enem Gratuito. Ele também explica como realizar os cálculos da curva de aquecimento:

Exercícios sobre calorimetria

Se você não lembra como utilizar as fórmulas de calor sensível e latente, assista às videoaulas que estão antes e depois dos exercícios. Lembre-se que as questões também podem exigir a utilização da fórmula de potência.

Exercícios sobre calorimetria

Resolva os Exercícios:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Física, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel