Lista de exercícios sobre calorimetria

Entenda o que é calorimetria e treine para as provas de Física com questões do Enem e de vestibulares! São 10 exercícios com gabarito para você testar seus conhecimentos!

A calorimetria está entre os assuntos que mais caem no Enem e nos vestibulares. Por isso nós preparamos um resumo para você relembrar o que é capacidade térmica, calor sensível e calor latente. Além disso, tem uma lista com 10 exercícios sobre calorimetria para você treinar para as questões de Física!

Resumo sobre calorimetria

A calorimetria estuda os processos que envolvem o calor, ou seja, a energia térmica. Uma caloria (cal) é a quantidade de calor (energia térmica) necessária para aumentar a temperatura de 1 g de água em um 1ºC, sob pressão de um 1 atm.

Para avaliar o calor transferido entre os corpos, a calorimetria utiliza a grandeza denominada quantidade de calor, geralmente representada por Q.

A quantidade de calor, por ser uma forma de energia, é medida no Sistema Internacional de Unidades pelo joule (J). Contudo, as unidades mais utilizadas para se medir a quantidade de calor são a caloria (cal) e a quilocaloria (kcal). Convertendo essas unidades temos:

  • 1 cal ≅ 4,2 J
  • 1 kcal = 4200 J
  • 1 kcal = 1000 cal

Tipos de calor

É importante lembrar que existem dois tipos de calor: o calor sensível e o calor latente. O calor sensível faz o corpo variar sua temperatura sem mudar seu estado físico. Para isso, analisa-se também qual é a capacidade térmica do corpo.

Por exemplo: para fazer um café, a água pode ser aquecida de 25ºC até 70ºC. Portanto, o calor envolvido é sensível, uma vez que há variação de temperatura e o estado físico da água não muda durante o aquecimento.

O calor latente, por sua vez, é aquele que, recebido ou cedido pelo corpo, provoca a mudança de seu estado físico. Ao estudar o calor latente, é importante analisar a curva de aquecimento da substância.

Por exemplo: ao ferver a água para cozinhar um alimento a temperatura pode variar até 100ºC ou mais. Neste caso, até chegar aos 100ºC o calor envolvido é sensível, mas durante a ebulição nos 100ºC é calor latente.

Videoaula sobre calor sensível

A fim de entender melhor o que é calor sensível e capacidade térmica, assista à aula do professor Marcelo. Ele também explica como realizar os cálculos com a fórmula do calor sensível.

No canal do Curso Enem Gratuito também tem videoaula sobre calor latente! Você pode conferir logo depois da lista de exercícios sobre calorimetria.

Exercícios sobre calorimetria

Se você não lembra como utilizar as fórmulas de calor sensível e latente, assista às videoaulas que estão antes e depois dos exercícios. Lembre-se que as questões também podem exigir a utilização da fórmula de potência.

.

Videoaula sobre calor latente e curvas de aquecimento

Por fim, para terminar sua revisão sobre calorimetria, confira a videoaula do professor Marcelo. No canal do Curso Enem Gratuito você também encontra vídeos de exercícios resolvidos sobre calorimetria.

Exercícios sobre calorimetria

 

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Física, Simulados Enem