Sistema Internacional de Unidades: você sabe realmente do que se trata?

Você conhece o Sistema Internacional de Unidades? Não? Então estude este conteúdo essencial para as disciplinas exatas do Enem!

Quem aí não encontrou um SI no meio de uma questão de física e ficou se perguntando do que se tratava? O Sistema Internacional de Unidades é o mais utilizado no mundo, tanto na ciência quanto no comércio e para conhecer algumas curiosidades sobre ele, continue a leitura deste post.

Sistema Internacional de Unidades:

Você já se perguntou porque a abreviação é SI já que o nome por extenso é Sistema Internacional de Unidades? A resposta é bem simples: a sigla vem do francês e significa Système international d’unités. Definir um sistema internacional ou padronizar medidas é necessário para facilitar as transações comerciais e o intercâmbio científico entre os países.

Vamos pensar um pouco sobre isso: quanto você mede? Você gostaria de responder a essa pergunta de forma diferente no Brasil, nos Estados Unidos ou na China? Eu, por exemplo, tenho 1,57m.

Nos Estados Unidos ou no Reino Unido, poderia até dizer que a minha altura é 1,42 yd, já que a jarda é um sistema de medidas bastante utilizado por lá. Mas, pequenices à parte, a jarda, cujo símbolo é yd, ainda é utilizado para medir distâncias pequenas, principalmente em partidas de futebol americano ou para quantificar o tamanho das piscinas de natação.

1 jarda = 0,9144 metros

Então, se um jogador de futebol americano percorreu 30 jardas em um lance. Qual a sua distância percorrida em metros?

Podemos resolver esse problema por meio de uma regra de três simples

1 jarda ———- 0,91 metros
30 jardas ——— x metros

x = 0,91 * 30
x = 27,3 metros

Sistema Internacional de Unidades e o corpo do rei


Mas, o que é a jarda afinal? Essa medida foi “inventada” pelo rei Henrique I, da Inglaterra. Esse comprimento foi fixado pelo simples fato de 0,91 metros ser a distância entre o seu nariz e o polegar do seu braço estendido. E as curiosidades que giram em torno dos sistemas de medidas não param por aí: diz a crença popular que 1 pé era o tamanho do pé de um homem.

Essa medida foi utilizada em muitas culturas e costumava ser dividida em 10 ou 12 polegadas. Hoje, a unidade é muito utilizada nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá e amplamente na aviação. Embora a padronização tenha iniciado na Suméria. Na atualidade, um pé equivale a 0,3040 metros.

Já deu para perceber que no mundo antigo as unidades eram expressas por partes e distâncias do corpo e, portanto, era bem variável, afinal nenhum rei tinha a mesma silhueta. Imagine se você tivesse que dizer a sua altura para um rei na Inglaterra, quantas polegadas dele você teria? Conseguiu perceber a importância do Sistema Internacional de Unidades, o SI?

Unidades básicas de Medidas


Derivadas das Unidades do SI

É claro que o Sistema Internacional de Unidades também conta com uma série de derivadas. Essas grandezas podem ser expressas por meio das unidades de medidas do SI. A Energia, por exemplo, tem como unidade no SI o Joule, que nada mais é do que


Para finalizar sua revisão sobre o Sistema Internacional de Unidades, veja esta videoaula do professor Tio Dio:


Agora que você já sabe como funciona o Sistema Internacional de Unidades, confira os exemplos abaixo:

Ex 1: Marque a alternativa em que são citadas apenas grandezas derivadas.

a) Peso, força, aceleração e distância;
b) Força, velocidade, aceleração centrípeta e tempo;
c) Coeficiente de atrito, distância e força;
d) Força, velocidade, aceleração e trabalho;
e) Energia, massa, peso e tempo.

LETRA “D”
A unidade de força é o newton, que depende das unidades fundamentais de massa, comprimento e tempo. A unidade da velocidade é o m/s, que depende das unidades fundamentais de comprimento e tempo. A aceleração, definida em m/s2, depende das unidades de comprimento e tempo. Finalmente, o trabalho é uma quantidade de energia, medida em joules, que depende das unidades fundamentais de comprimento, massa e tempo.

Ex 2: A respeito do Sistema Internacional de Unidades, marque a alternativa correta.

a) As grandezas de base são o comprimento, a massa, a temperatura, o tempo, a corrente elétrica, o campo magnético, a quantidade de substância e a intensidade luminosa.
b) As unidades de medida das grandezas de base não podem ser associadas a prefixos multiplicativos porque seriam descaracterizadas.
c) A unidade de resistência elétrica é o ohm, que possui como símbolo a letra grega Ω e depende das unidades fundamentais de comprimento, massa, tempo e corrente elétrica.
d) A unidade de resistência elétrica é o ohm, que possui como símbolo a letra grega Ω e depende das unidades fundamentais de comprimento, tempo e corrente elétrica.
e) A unidade de comprimento, o metro, é definida com parâmetros relacionados com a velocidade do som no ar.

LETRA “C”
A unidade de corrente elétrica ohm é definida por: Ω = m2. Kg.s – 3 .A – 2

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.

curso enem gratuito blue fino

Rosângela Menezes é formada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas e em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora por 10 anos e, atualmente, escreve textos sobre Ciência e Tecnologia.