Sistema Internacional de Unidades: medidas no padrão global

O sistema internacional de unidades serve para estabelecer um consenso ao medir as coisas. Utilizar "pé" como referência, tal como era feito antigamente, é passível de falhas tendo em vista que cada pé tem um tamanho. Por isso, surgiram algumas unidades para medir diferentes grandezas.

Quem aí não encontrou um SI no meio de uma questão de física e ficou se perguntando do que se tratava? O Sistema Internacional de Unidades é o mais utilizado no mundo, tanto na ciência quanto no comércio e para conhecer algumas curiosidades sobre ele, continue a leitura deste post.

Você já se perguntou porque a abreviação é SI já que o nome por extenso é Sistema Internacional de Unidades? A resposta é bem simples: a sigla vem do francês e significa Système international d’unités.

Sistema Internacional de Unidades

Definir um sistema internacional ou padronizar medidas é necessário para facilitar as transações comerciais e o intercâmbio científico entre os países.Sistema Internacional de Unidades:

Veja um exemplo bem simples:

Vamos pensar um pouco sobre isso: quanto você mede? Você gostaria de responder a essa pergunta de forma diferente no Brasil, nos Estados Unidos ou na China? Eu, por exemplo, tenho 1,57m.

Nos Estados Unidos ou no Reino Unido, poderia até dizer que a minha altura é 1,42 yd, já que a jarda é um sistema de medidas bastante utilizado por lá. Mas, pequenices à parte, a jarda, cujo símbolo é yd, ainda é utilizado para medir distâncias pequenas, principalmente em partidas de futebol americano ou para quantificar o tamanho das piscinas de natação.

1 jarda = 0,9144 metros

Então, se um jogador de futebol americano percorreu 30 jardas em um lance. Qual a sua distância percorrida em metros?

Podemos resolver esse problema por meio de uma regra de três simples

1 jarda ———- 0,91 metros
30 jardas ——— x metros

x = 0,91 * 30
x = 27,3 metros

Introdução ao Sistema Internacional de Unidades

Veja agora com o professor Márcio Rossetto,do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese sobre as principais medidas dentro do SIU.

As dicas do professor Rossetto:

  1. O sistema internacional de unidades serve para estabelecer um consenso ao medir as coisas.
  2. Utilizar “pé” como referência, tal como era feito antigamente, é passível de falhas tendo em vista que cada pé tem um tamanho. Por isso, surgiram algumas unidades para medir diferentes grandezas.
  3.  O SIU foi criado a partir de 7 unidades de base, fundamentais, que você pode conferir na lousa. A partir destas, é possível construir outras unidades.
  4. A velocidade, por exemplo, por ser calculada pela razão entre distância e tempo, tem como unidade m/s. C
  5. onfira outros exemplos na lousa.
  6.  Além de conhecer as unidades de base, é importante saber as conversões.

 

Sistema Internacional de Unidades e o corpo do rei

Mas, o que é a jarda afinal? Essa medida foi “inventada” pelo rei Henrique I, da Inglaterra. Esse comprimento foi fixado pelo simples fato de 0,91 metros ser a distância entre o seu nariz e o polegar do seu braço estendido.E as curiosidades que giram em torno dos sistemas de medidas não param por aí: diz a crença popular que 1 pé era o tamanho do pé de um homem.

Essa medida foi utilizada em muitas culturas e costumava ser dividida em 10 ou 12 polegadas. Hoje, a unidade é muito utilizada nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá e amplamente na aviação. Embora a padronização tenha iniciado na Suméria. Na atualidade, um pé equivale a 0,3040 metros.

Já deu para perceber que no mundo antigo as unidades eram expressas por partes e distâncias do corpo e, portanto, era bem variável, afinal nenhum rei tinha a mesma silhueta. Imagine se você tivesse que dizer a sua altura para um rei na Inglaterra, quantas polegadas dele você teria? Conseguiu perceber a importância do Sistema Internacional de Unidades, o SI?

Unidades básicas de Medidas


Derivadas das Unidades do SI

É claro que o Sistema Internacional de Unidades também conta com uma série de derivadas. Essas grandezas podem ser expressas por meio das unidades de medidas do SI. A Energia, por exemplo, tem como unidade no SI o Joule, que nada mais é do que

Macetes sobre Conversão de Unidades

Veja agora com o professor Luizildo Pittol, de Santa Catarina, um resumo com as melhores dicas e macetes para você ganhar tempo na hora de fazer a Conversão de Unidades ou de Grandezes dentro do SIU.

Para finalizar sua revisão sobre o Sistema Internacional de Unidades, veja as questões do simulado gratuito.

Agora que você já sabe como funciona o Sistema Internacional de Unidades, confira os exemplos abaixo:

Ex 1: Marque a alternativa em que são citadas apenas grandezas derivadas.

a) Peso, força, aceleração e distância;
b) Força, velocidade, aceleração centrípeta e tempo;
c) Coeficiente de atrito, distância e força;
d) Força, velocidade, aceleração e trabalho;
e) Energia, massa, peso e tempo.

LETRA “D”
A unidade de força é o newton, que depende das unidades fundamentais de massa, comprimento e tempo. A unidade da velocidade é o m/s, que depende das unidades fundamentais de comprimento e tempo. A aceleração, definida em m/s2, depende das unidades de comprimento e tempo. Finalmente, o trabalho é uma quantidade de energia, medida em joules, que depende das unidades fundamentais de comprimento, massa e tempo.

Ex 2: A respeito do Sistema Internacional de Unidades, marque a alternativa correta.

a) As grandezas de base são o comprimento, a massa, a temperatura, o tempo, a corrente elétrica, o campo magnético, a quantidade de substância e a intensidade luminosa.
b) As unidades de medida das grandezas de base não podem ser associadas a prefixos multiplicativos porque seriam descaracterizadas.
c) A unidade de resistência elétrica é o ohm, que possui como símbolo a letra grega Ω e depende das unidades fundamentais de comprimento, massa, tempo e corrente elétrica.
d) A unidade de resistência elétrica é o ohm, que possui como símbolo a letra grega Ω e depende das unidades fundamentais de comprimento, tempo e corrente elétrica.
e) A unidade de comprimento, o metro, é definida com parâmetros relacionados com a velocidade do som no ar.

LETRA “C”
A unidade de corrente elétrica ohm é definida por: Ω = m2. Kg.s – 3 .A – 2

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.

curso enem gratuito blue fino

Rosângela Menezes é formada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas e em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora por 10 anos e, atualmente, escreve textos sobre Ciência e Tecnologia.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel