Exercícios sobre transmissão de calor

Confira 10 vezes em que a prova de Ciências da Natureza do Enem cobrou questões de transmissão de calor! Revise o conteúdo com nosso resumo e teste seus conhecimentos!

O Enem adora cobrar o conteúdo de transmissão de calor nas questões de Física. Por isso, esse é um tema que não pode ficar de fora dos seus estudos. Confira nosso resumo e exercícios sobre transmissão de calor e prepare-se para as provas!

Resumo sobre transmissão de calor

A transmissão de calor ocorre quando existe diferença de temperatura entre dois corpos. A transferência de calor sempre se dá do mais quente para o menos quente. Desse modo, no momento em que a temperatura desses corpos forem a mesma, não haverá mais troca de calor entre eles.

Existem 3 formas de transmissão de calor: condução, convecção e irradiação. Em seguida, vamos relembrar de cada uma delas.

Condução

A condução é a transferência de calor que ocorre preferencialmente nos matérias sólidos. Nesse processo, a energia (calor) é transferida através de choques moleculares que ocorrem no interior das substâncias. Portanto não há transporte de matéria neste processo.

Os melhores condutores de calor são os metais e dentre os péssimos condutores (isolantes térmicos) podemos destacar materiais como vidro comum, gelo, ar, madeira, isopor e couro. Lembre-se que a condução ocorre também nos líquidos e gases, mas a condutibilidade nestes meios é extremamente baixa.

Convecção

A convecção é o processo de transferência de calor que ocorre nos fluidos (líquidos e gases). Nesse caso, o calor é transferido através do transporte de matéria que se efetua em virtude da diferença de densidade proporcionada no interior de um fluido. Um fluido quente menos denso tende a subir e um fluido frio, por ser mais denso, tende a descer.

Irradiação

Por fim, a irradiação ou radiação é o processo de transferência de calor que ocorre através de ondas eletromagnéticas. Em virtude disso, este é o único processo que, além de ocorrer nos meios sólido, líquido e gasoso, pode ocorrer no vácuo.

Todo corpo quente emite radiação na faixa do infravermelho, também denominada de ondas de calor. É a retenção
deste infravermelho que ocasiona o efeito estufa.

Transmissão de calor

Videoaula

Para aprofundar seus conhecimentos, assista à aula do professor Seco no canal do Curso Enem Gratuito:

Exercícios sobre transmissão de calor

Em seguida, resolva os exercícios sobre transmissão de calor. São 10 questões sobre o tema que já caíram no Enem:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Física, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel